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FILTRO DE TUTORIAIS:


Criando Aplicativo Para Biblioteca Escolar. Parte 5

 

Objetivo:

 

Vamos continuar o desenvolvimento da interface gráfica iremos aprender a criar as interface de empréstimos livros , sempre utilizando telas para facilitar o entendimento da informações repassadas.

 

Pré-requisito:

 

Para você poder acompanhar o desenvolvimento deste tutorial, será necessário ter conhecimento no mínimo do “ Curso Básico de Excel e os Tutoriais Utilizando Editor do Visual Basic do Excel Parte 1 e Parte2,juntamente com as partes1,2,3,4 anteriores da criação da biblioteca escolar.”

 

Nota:

 

Irei mostrar quais objetos iremos inserir e como devem ficar suas propriedades, sendo assim, para saber como inserir e modificar as propriedades destes objetos consulte os Tutoriais Utilizando Editor do Visual Basic do Excel Parte 1 e Parte 2.Continuaremos a fazer a análise juntamente com o desenvolvimento do aplicativo.

 

Vamos começar a desenvolver o cadastro de livros, vamos seguir os mesmos procedimentos que fizemos para definir a interface de cadastramento dos alunos iremos definir primeiro os nomes e a quantidade de objetos, e depois definiremos suas propriedades após estas etapas irei mostrar como devem ficar as tela de cadastramento de alunos,bem como ensinar por quais objetos você deve inserir primeiro.

 

Vamos Utilizar os seguintes objetos:

  • 01 Formulário
  • 09 Label
  • 01 Imagem
  • 06 Textbox
  • 05 Frame (Moldura)
  • 02 Msflexgrid(Grade)
  • 03 CommandButton

Estes serão os objetos que vamos utilizar para a criação do cadastro de empréstimos de livros,vamos definir suas propriedades:

 

FORMULÄRIO: Você deve modificar as propriedades da seguinte forma:

  • Name para Cadastro_emprestimoslivros
  • Caption para Cadastro Empréstimos de Livros
  • Height para 356,25
  • Widht para 408  

LABEL: As 09 label você deve modificar propriedades da seguinte forma:

  • Label 01 Caption para Empréstimos
  • Font Verdana,Negrito Itálico,Tamanho 16
  • Forecolor para Azul
  • Height para 24
  • Widht para 138
  • Label 02 Caption para Cod
  • Forecolor para Azul
  • Height para 12
  • Widht para 30
  • Label 03 Caption para Nome
  • Forecolor para Azul
  • Height para 12
  • Widht para 48
  • Label 04 Caption para Cód: Livro
  • Forecolor para Azul
  • Height para 12
  • Widht para 48
  • Label 05 Caption para Assunto
  • Forecolor para Azul
  • Height para 12
  • Widht para 42
  • Label 06 Caption para Titulo do Livro
  • Height para 12
  • Widht para 72
  • Label 07 Caption para Data do Empréstimo
  • Forecolor para Azul
  • Height para 12
  • Widht para 102
  • Label 08 Caption para Total de Livros Emprestados
  • Forecolor para Azul
  • Height para 12
  • Widht para 114
  • Label 09 Caption para Label09
  • Forecolor para Azul
  • Height para 13
  • Widht para 24

IMAGEM: Vamos modificar suas propriedades.

  • Height para 42
  • Widht para 66

TEXTBOX: Vamos mudar as propriedades dos 12 Textbox:

  • TextBox 01 name para Text_Cod
  • Height para 15,75
  • Widht para 24
  • Textbox 02 name para Text_Nome3
  • Height para 15,75
  • Widht para 102
  • TextBox 03 name para Text_Codlivro
  • Height para 15,75
  • Widht para 75
  • TextBox 04 name para Text_Assunto
  • Height para 15,75
  • Widht para 72
  • TextBox 05 name para Text_Titulodolivro
  • Height para 15,75
  • Widht para 114
  • TextBox 06 name para Text_Dataemprestimo
  • Height para 15,75
  • Widht para 60

FRAME(Moldura): Vamos modificar as propriedades da seguinte maneira:

  • Frame 01 Caption para Nome.
  • Forecolor para Azul
  • Height para 36
  • Widht para 384
  • Frame 02 Caption para Livro
  • Forecolor para Azul
  • Height para 90
  • Widht para 384
  • Frame 03 Caption para Filtro de Nomes
  • Forecolor para Azul
  • Height para 72
  • Widht para 210
  • Frame 04 Caption para Filtro de Livros
  • Forecolor para Azul
  • Height para 66
  • Widht para 264
  • Frame 05 Caption para Comandos
  • Forecolor para Azul
  • Height para 78
  • Widht para 114

MSFLEXGRID: Iremos modificar sua propriedade.

  • Fixedcols de 1 para 0
  • Cols para 2
  • Height para 48
  • Widht para 156
  • Fixedcols de 1 para 0
  • Cols para 3
  • Height para 48
  • Widht para 156

COMMANDBUTTON: Vamos modificar as propriedades:

  • CommandButton 01 Name para Command_Volt
  • Caption para Voltar
  • Height para 18
  • Widht para 60
  • Forecolor para Azul
  • CommandButton 02 Name para Command_veremprestimos
  • Caption para Ver Emprestimos
  • Height para 18
  • Widht para 84
  • Forecolor para Azul
  • CommandButton 03 Name para Emprestar
  • Caption para Emprestar
  • Height para 18
  • Widht para 66
  • Forecolor para Azul

Vamos começar a criar a interface gráfica do cadastro empréstimos de livros,você deve criar este formulário dentro do projeto existente. Apenas irei mostrar as telas com os objetos antes e depois de serem modificadas suas propriedades.

 

Tela 001 (Formulário sem modificação de suas propriedades,o mesmo deve estar dentro do projeto existente)

 

Tela 002 (Formulário após ter feito as modificações em suas propriedades)

 

Vamos inserir os Frame(Moldura).

 

Tela 003 (Frame inserido )

 

Tela 004 (Frames após ter feito as alterações em suas propriedades)

 

Vamos inserir as 08 label:

 

Tela 005 (Label inseridas)

 

Tela 006 (Label devem ficar assim como é mostrado na tela acima após modificar suas propriedades)

 

Vamos inserir os 05 TextBox no formulário.

 

Tela 007 (TextBox Inseridos sem ter alterados suas propriedades)

 

Tela 008 (TextBox após ter modificado suas propriedades)

 

Vamos inserir o objeto Imagem.

 

Tela 009 (Objeto imagem inserido)

 

Tela 010 ( Imagem após ter modificado sua propriedade)

 

Vamos inserir agora a Msflegrid.

 

Tela 011 (Msflexgrid inserida dentro do frame)

 

Tela 012 (Msflexgrid depois de modificar suas propriedades)

 

Agora por último vamos inserir os CommandButton no formulário.

 

Tela 013 (CommandButton inseridos)

 

Tela 014 (CommandButton após ter feito as alterações em suas propriedades)

 

Terminamos a interface gráfica de cadastramento de Empréstimos, você deve ajustar os objetos para que os mesmos fiquem igual a esta última tela(014).

 

Conclusão

 

Concluímos a parte5, nesta parte definimos e modificamos as propriedades de cada objeto, quais os objetos deveria inserido primeiro, com acompanhamento de telas para uma melhor compreensão, na próxima parte do aplicativo irei ensinar a criar a interface de cadastramento de Reserva de Livros.Bom estudo e até a próxima parte.


Confira todas as partes deste tutorial:

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