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Criando Aplicativo Para Biblioteca Escolar. Parte 4

 

Objetivo:

 

Neste tutorial vamos continuar o desenvolvimento da interface gráfica. Vamos aprender a criar a interface de cadastramento de livros , sempre utilizando telas para que haver um melhor entendimento da informações repassadas.

 

Pré-requisito:

 

Para você poder acompanhar o desenvolvimento deste tutorial, será necessário ter conhecimento no mínimo do “ Curso Básico de Excel e os Tutoriais Utilizando Editor do Visual Basic do Excel Parte 1 e Parte2 e Parte3”.

 

Nota:

 

Vou apenas mostrar quais objetos devem ser inseridos e como devem ficar suas propriedades, sendo assim, para saber como inserir e modificar as propriedades destes objetos consulte os Tutoriais Utilizando Editor do Visual Basic do Excel Parte 1 e Parte 2.Vamos continuar fazendo a análise juntamente com o desenvolvimento do aplicativo.

 

Vamos começar a desenvolver o cadastro de livros, vamos seguir os mesmos procedimentos que fizemos para definir a interface de cadastramento dos alunos iremos definir primeiro os nomes e a quantidade de objetos, e depois definiremos suas propriedades após estas etapas irei mostrar como devem ficar as tela de cadastramento de alunos,bem como ensinar por quais objetos você deve inserir primeiro.

 

Vamos Utilizar os seguintes objetos:

  • 01 Formulário
  • 08 Label
  • 01 Imagem
  • 05 Textbox
  • 03 Frame (Moldura)
  • 01 Msflexgrid(Grade)
  • 05 CommandButton

Estes são os todos os objetos que vamos utilizar para a criação do cadastro de livros,agora vamos definir suas propriedades:

 

FORMULÄRIO: Você deve modificar as propriedades da seguinte forma:

  • Name para Cadastro_Livros
  • Caption para Cadastro Livros
  • Height para 356,25
  • Widht para 408

LABEL: As 08 label você deve modificar propriedades da seguinte forma:

  • Label 01 Caption para Cadastro de Livros
  • Font Verdana,Negrito Itálico,Tamanho 16
  • Forecolor para Azul
  • Height para 24
  • Widht para 215
  • Label 02 Caption para Cod
  • Forecolor para Azul
  • Height para 12
  • Widht para 30
  • Label 03 Caption para Autor
  • Forecolor para Azul
  • Height para 12
  • Widht para 48
  • Label 04 Caption para Assunto
  • Forecolor para Azul
  • Height para 12
  • Widht para 48
  • Label 05 Caption para Titulo
  • Forecolor para Azul
  • Height para 12
  • Widht para 66
  • Label 06 Caption para Editora
  • Height para 12
  • Widht para 36
  • Label 07 Caption para Registro
  • Forecolor para Azul
  • Height para 12
  • Widht para 24
  • Label 08 Caption para Label08
  • Forecolor para Azul
  • Height para 12
  • Widht para 24

IMAGEM: Vamos modificar suas propriedades.

  • Height para 48
  • Widht para 72

TEXTBOX: Vamos mudar as propriedades dos 12 Textbox:

  • TextBox 01 name para Text_Cod
  • Height para 15,75
  • Widht para 114
  • Textbox 02 name para Text_Autor
  • Height para 15,75
  • Widht para 102
  • TextBox 03 name para Text_Assunto
  • Height para 15,75
  • Widht para 102
  • TextBox 04 name para Text_Titulo
  • Height para 15,75
  • Widht para 84
  • TextBox 05 name para Text_Editora
  • Height para 15,75
  • Widht para 24

FRAME(Moldura): Vamos modificar as propriedades da seguinte maneira:

  • Frame 01 Caption para Livros.
  • Forecolor para Azul
  • Height para 120
  • Widht para 204
  • Frame 02 Caption para Comandos
  • Forecolor para Azul
  • Height para 114
  • Widht para 71
  • Frame 03 Caption para Resultado da Pesquisa
  • Forecolor para Azul
  • Height para 108
  • Widht para 197

MSFLEXGRID: Iremos modificar sua propriedade.

  • Fixedcols de 1 para 0
  • Cols para 5
  • Height para 72
  • Widht para 300

COMMANDBUTTON: Vamos modificar as propriedades:

  • CommandButton 01 Name para Command_Cadastrar
  • Caption para Cadastrar
  • Height para 18
  • Widht para 66
  • Forecolor para Azul
  • CommandButton 02 Name para Command_Pesquisar
  • Caption para Pesquisar
  • Height para 18
  • Widht para 66
  • Forecolor para Azul
  • CommandButton 03 Name para Editar
  • Caption para Editar
  • Height para 18
  • Widht para 66
  • Forecolor para Azul
  • CommandButton 04 Name para Command_Apagar
  • Caption para Apagar
  • Height para 18
  • Widht para 66
  • Forecolor para Azul
  • CommandButton 05 Name para Command_Voltar
  • Caption para Voltar
  • Height para 18
  • Widht para 66
  • Forecolor para Azul

Definimos os nome e as propriedades dos objetos agora iremos começar a criar a interface gráfica do cadastro dos livros,você deve criar este formulário dentro do projeto existente.Vou apenas mostrar as telas com os objetos antes e depois de serem modificadas suas propriedades.

 

Tela 001 (Formulário sem modificação de suas propriedades,o mesmo deve estar dentro do projeto existente)

 

Tela 002 (Formulário após ter feito as modificações em suas propriedades)

 

Vamos inserir os Frame(Moldura).

 

Tela 003 (Frame inserido )

 

Tela 004 (Frames após ter feito as alterações em suas propriedades)

 

Vamos inserir as 08 label:

 

Tela 005 (Label inseridas)

 

Tela 006 (Label devem ficar assim como é mostrado na tela acima após modificar suas propriedades)

 

Vamos inserir os 05 TextBox no formulário.

 

Tela 007 (TextBox Inseridos sem ter alterados suas propriedades)

 

Tela 008 (TextBox após ter modificado suas propriedades)

 

Vamos inserir o objeto Imagem.

 

Tela 009 (Objeto imagem inserido)

 

Tela 010 ( Imagem após ter modificado sua propriedade)

 

Vamos inserir agora a Msflegrid.

 

Tela 011 (Msflexgrid inserida dentro do frame)

 

Tela 012 (Msflexgrid depois de modificar suas propriedades)

 

Agora por último vamos inserir os CommandButton no formulário.

 

Tela 013 (CommandButton inseridos)

 

Tela 014 (CommandButton após ter feito as alterações em suas propriedades)

 

Terminamos de criar a interface gráfica de cadastramento de livros, lembrando sempre que você deve ajustar os objetos para que os mesmos fiquem igual a esta última tela(014).

 

Conclusão

 

Definimos nesta parte 4 quais os objetos que iríamos utilizar na criação da interface gráfica de cadastramento de livros, bem como definir e modificar as propriedades de cada objeto,ensinei quais os objetos você deveria inserir primeiro, sempre mostrando as telas para uma melhor compreensão, na próxima parte do aplicativo irei ensinar a criar a interface de cadastramento de Empréstimos de Livros. Bons estudos e até a próxima parte.


Confira todas as partes deste tutorial:

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