[LIVRO]: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 - 654 páginas + 40 Brindes - CLIQUE AQUI

Páginas: 654 | Autores: Júlio Battisti e Diego Lima | 50% de Desconto e 40 Excelentes Bônus!

Você está em: PrincipalTutoriaisInformatizando sua Empresa com Excel : Bibliotecaescolar001
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

FILTRO DE TUTORIAIS:




Criando Aplicativo Para Biblioteca Escolar. Parte 1

 

Objetivo:

 

O objetivo deste tutorial é desenvolver um aplicativo para informatizar uma biblioteca escolar, este aplicativo vai ser divididos em partes para uma melhor aprendizado, nesta parte vou explicar você a entender parte do funcionamento deste aplicativo e a criar a primeira interface gráfica.

 

Pré-requisito:

 

Para você poder acompanhar o desenvolvimento deste tutorial, será necessário ter conhecimento no mínimo do “ Curso Básico de Excel e os Tutoriais Utilizando Editor do Visual Basic do Excel Parte 1 e Parte2”.

 

Nota:

 

Vou ensinar a cria esta biblioteca de uma forma diferente de como ensinei a criar Agenda Telefônica, neste aplicativo vamos ir fazendo a análise e executando os procedimentos ao mesmo tempo e também na maioria das vezes vou apenas mostrar quais objetos devem ser inseridos e como devem ficar suas propriedades, sendo assim, para saber como inserir e modificar as propriedades destes objetos consulte os Tutoriais Utilizando Editor do Visual Basic do Excel Parte 1 e Parte 2.

 

Para começar a desenvolver um aplicativo para uma biblioteca escolar temos começar fazendo a análise, e qual a melhor forma de fazer esta análise? podemos fazer perguntas como,Quais campos a biblioteca vai ter?,Quais recursos vai ser disponibilizados? Quantos Formulários vai possuir? Por onde vamos começar a desenvolver? ,ou seja,uma serie de perguntas que nos leva a definir de que maneira será criado o aplicativo, foi assim que desenvolvi o aplicativo para a biblioteca, a qual vou ensinar você a criar. Pensei em desenvolver um aplicativo versátil, ou seja, que não disponibiliza-se apenas o cadastramento de livros mas também o cadastramento de alunos, professores,sendo assim, o aplicativo para biblioteca escolar vai disponibilizar os seguintes recursos:

  • Cadastramento dos livros
  • Cadastramento de Professores .
  • Cadastramento de Alunos.
  • Cadastramento de Empréstimos de Livros.
  • Cadastramento de Reservas de Livros.
  • Exclusão de Reservas e Empréstimos.
  • Sistema de ajuda completo de todas estas as funções.

Vamos aprender tudo passo a passo e ilustrado através de telas para que você possa compreender de uma forma bem fácil, este aplicativo também vai proporcionar que você desenvolva seu raciocínio lógico.

 

Antes de começar a criar a primeira interface gráfica temos que entende-la, ou seja, coma vai ser o seu funcionamento.O seu funcionamento vai ser bem simples a partir desta interface iremos acessar as demais, uma observação , toda a vez que eu estiver referindo-me a interface gráfica é a mesma coisa que eu estivesse referindo-me a formulários, então vamos definir quais objetos serão colocados e que nome vai receber cada objeto.

 

Objetos:

  • 02 Label
  • 05 Commandbutton
  • 01 Frame (Moldura)
  • 01 Imagem

Com estes objetos definidos para a interface vamos ao seu desenvolvimento, mas antes você deve criar uma pasta dentro da pasta Meus Documentos com o nome de Biblioteca, dentro desta pasta vai ser onde vai criar o aplicativo, então vamos seguir da seguinte forma:

 

Vou mostrar quais objetos deve ser colocado primeiramente e quais as propriedades devem ser alteradas.

 

Insira um formulário e modifique as propriedades caption para Biblioteca Escolar,name para Principal,heigth para 337 e width para 409.

 

Insira as 02(Duas) label a primeira label você deve modificar a sua propriedade caption para BILIOTECA ESCOLAR , Font para verdana, Tamanho 20 Estilo negrito e itálico e Forecolor para azul.

 

A segunda para Escola Universitária,Font para verdana, Tamanho para 36 e Forecolor para azul o porque deste nome, digamos que este aplicativo que estamos criando é para uma universidade que possui este nome, ou seja, você pode ter este espaço para colocar o nome da escola que esta criando o aplicativo.Também modifique a propriedade ForeColor das duas label para Azul.

 

Insira o Moldura e modifique sua propriedade caption para Comandos.

 

Insira os 05 (cinco) commandbutton e modifique as propriedades name , caption e forecolor na seguinte ordem relacionada abaixo sendo que estes botões devem ser inseridos dentro da Moldura.

 

Primeiro commandbutton name para command_cadastrar, caption para Cadastrar e forecolor para azul.

 

Segundo commandbutton name para command_reservas, caption para Reservas e forecolor para azul.

 

Terceiro commandbutton name para Command_empréstimos , caption para Empréstimos e forecolor para azul.

 

Quarto commandbutton name para commandbutton_Devolucoes,caption para Devoluções e forecolor para azul.

 

Quinto commandbutton name para commandbutton_Ajuda, caption para Ajuda e forecolor para azul.

 

Sexto commandbutton name para commandbutton_fechar, caption para Fechar e forecolor para azul.

 

- Insira a objeto Imagem.

 

Acompanhe todos estes procedimentos passo a passo através das telas abaixo:

 

Tela 001 (Insira o formulário e modifique suas propriedades)

 

Tela 002( Formulário deve ficar desta maneira após você ter feito as alterações)

 

 

Tela 003 ( Insira as label e modifique suas propriedades e fazendo os ajustes de tamanho)

 

Tela 004( As duas label após alteração devem ficar como mostra a tela acima)

 

Tela 005 (Insira o frame(Moldura) e ajuste seu tamanho e modifique sua propriedade)

 

Tela 006 (Moldura com sua propriedades modificadas)

 

Tela 007 (Insira os botões de comando e modifique sua propriedades)

 

Tela 008 (Botões com suas propriedades modificadas)

 

Tela 009 (Insira o objeto imagem)

 

Por último você deve ajustar todos os objetos para que fiquem exatamente conforme a tela abaixo.

 

Tela 010 ( Interface gráfica inicial concluída)

 

Concluída a criação da nossa primeira interface gráfica, sendo que é uma interface amigável de fácil utilização, sempre temos que criar aplicativos que possibilite ao usuário final um fácil entendimento das funções que aplicativo deve fazer.

 

Conclusão:

 

Nesta primeira parte do tutorial, mostrei a você a criação da interface gráfica amigável, a explicação de uma parte do funcionamento do aplicativo e análise mostrado através telas para facilitar sua compreensão, na próxima parte do aplicativo irei ensinar a criar a interface de cadastramento de professores, alunos e dos livros.Bons estudos e até a próxima parte.


Confira todas as partes deste tutorial:

Quer Aprender VBA no Excel, Sem Dificuldades, com Exemplos
Práticos Passo a Passo e com Explicações Detalhadas?

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passos

Junto com o livro você Recebe 11 Bônus Incluindo 50 horas de Vídeo Aulas.

Mesmo que Você não Saiba Nada de Programação VBA ou já Tenha Tentado
Aprender VBA e Desistiu ou Achou Difícil, com Este Livro EU GARANTO que Você Aprenderá, SEM DIFICULDADES. APRENDIZADO GARANTIDO.

Clique Aqui Para Todos os Detalhes sobre Esta Oferta

- É com alegria que Comunico o lançamento do meu 42º Livro.

 

- Perfeito para Iniciantes em Programação VBA.

 

- Abordo desde o Básico até Comandos Avançados.

 

- Códigos detalhadamente explicados, linha por linha.

 

- Criação de Funções e Procedimentos com VBA.

 

- O Modelo de Objetos do Excel - Exemplos Práticos.

 

- Criação de Formulários - UseForms.

 

- Criação de um Sistema de Cadastro Completo, com Foto.

 

- Como trabalhar com Tabelas Dinâmicas na Programação VBA.

 

- Como trabalhar com Gráficos na Programação VBA.

 

- Rotina que Escreve um número por Extenso usando VBA.

 

- E muito, muito mais mesmo...

 

- Junto com o livro você recebe 50 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas, Dashboards e Muito mais.

 

[Bônus]: 60 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas no Excel, Recursos Avançados, Dashboards e Muito mais.

 

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

A BÍBLIA DA
PROGRAMAÇÃO
VBA NO EXCEL

 

Best Sellers do Júlio Battisti

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite! São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI