NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisClebermarques : Scom_008
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Instalando o Operations Manager 2007 Reporting

 

Objetivo

 

Os relatórios no SCOM 2007 são uma característica essencial para tirarmos o máximo de proveito desta ferramenta. Neste tutorial iremos aprender como instalar esta função.

 

Introdução

 

O SCOM 2007 sem a funcionalidade de Reporting estaria bem limitado, logo eu dediquei esse novo artigo inteiramente à instalação do Reporting Server. Esta funcionalidade do SCOM se utiliza do serviço do SQL Server 2005 para gerar relatórios com base nos dados coletados através dos Management Packs instalados e suas regras.

 

Passo a passo de Instalação

 

Veremos a seguir um conjunto de 16 passos para que o Reporting Server seja instalado e a Data Warehouse Database seja criada, vejam.

 


Passo 01 – Tela de Start do SCOM 2007.
01. Acesse a mídia de instalação do SCOM e na tela Start clique na opção Install Operations Manager 2007 Reporting.

Passo 02 – Tela de Boas Vindas.
02. Na tela de boas vindas apenas clique no botão Next para continuar.

Passo 03 – Licença do Produto.
03. Leia o contrato de licença e marque a opção I Accept The Terms in The License Agreement. Em seguida clique no botão Next para continuar.

Passo 04 – Preencha com os dados da empresa.
04. Na janela de registro do produto preencha os campos com os dados da organização. Em seguida clique no botão Next.

Passo 05 – Deixe as duas opções marcadas.
05. Hora de escolher o que será instalado, por padrão as duas opções Data Warehouse e Reporting Server já estão marcadas, apenas clique no botão Next e siga para a próxima etapa.

Passo 06 – Verifique os pré-requisitos.
06. O ideal é que durante a verificação dos pré-requisitos todos sejam alcançados, caso alguma mensagem de Warning aparecer clique no botão View Log e verifique o que houve. Para continuar clique no botão Next.

Passo 07 – Informe o RMS do grupo.
07. Forneça agora o nome do computador que é o RMS do grupo. Para se conectar com o Root Management Server (RMS) será necessário você escrever o nome do computador ou seu IP. Em seguida clique n botão Next.

Passo 08 – Selecione a instância no SQL Server.
08. Com muita atenção escolha a instância do SQL Server em que a base de dados será criada. Em seguida clique na opção Next.

Passo 09 – Defina o tamanho da base de dados.
09. Defina o tamanho da base de dados de acordo com sua necessidade. Seguindo as recomendações e melhores práticas vamos criar uma base com 100GB. Clique no botão Next em seguida.

Aqui você pode também alterar a localização da base e do arquivo de log, bem como o nome da base, porém eu sempre utilizado as opções padrão da ferramenta.


Passo 10 – Escolha a instância para o Reporting.
10. Escolha a instância do Reporting Services que irá receber as configurações do SCOM Reporting Server. Para continuar clique no botão Next.

Passo 11 – Conta Data Warehouse Write.
11. Forneça a conta de usuário que fará o papel de Data Warehouse Write Account. No caso desta instalação a conta fornecida é a SCOMReporting, mas isso vai depender de como você definiu os usuários para o seu SCOM. Clique no botão Next para continuar.

Passo 12 – Conta Data Reader.
12. Mais uma vez devemos adicionar uma conta de usuário, agora para trabalhar como Data Reader Account. Neste exemplo de instalação eu uso novamente a conta SCOMReponrting. Clique no botão Next para continuar.

Procure ler o artigo Definindo as Contas Administrativas no SCOM 2007 para ver em detalhes quais contas devem ser criadas para trabalhar em um grupo do SCOM.


Passo 13 – Envio de Relatórios Operacionais.
13. Você pode optar por enviar para a Microsoft um resumo dos dados de relatórios coletados pelos Management Packs. Isso vai ajudar a Microsoft aprimorar o funcionamento de cada Management Pack, porém seguindo uma política de segurança eu decidi não utilizar esta opção, selecione No, don't send operational data reports to Microsoft e clique no botão Next para ir ao próximo passo.

Passo 14 – Utilize o Microsoft Update.
14. Deixe marcada a opção Use Microsoft when I check for updates para que ao fazer suas atualizações o SCOM seja atualizado também. Clique no botão Next para continuar.

Passo 15 – Pronto para instalar.
15. Se tiver certeza de que preencheu de forma correta todas as opções até aqui clique no botão Install para continuar e aguarde alguns instantes durante os passos de instalação, mas se quiser revisar alguma configuração utilize o botão Back.

Passo 16 – Instalação concluída com sucesso.
16. Depois que a instalação for concluída a tela de Instalação com Sucesso vai aparecer, clique no botão Finish para fechar o assistente.

 

Conclusão

 

E é isso ai amigos, chegamos ao fim de mais um artigo da série SCOM 2007, desta vez aprendemos como instalar o Reporting Server e provar que o SCOM 2007 é uma ferramenta muito extensiva. Para os próximos artigos veremos a instalação de alguns componentes básicos, até lá aguardo críticas e sugestões, muito obrigado.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI