NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisClebermarques : Scom_006
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Instalando o SQL Server 2005 para o SCOM 2007

 

Objetivo

 

Para que o SCOM possa ser instalado devemos ter o SQL 2005 implementado no ambiente. Neste tutorial veremos como instalar o SQL Server para o SCOM 2007.

 

Introdução

 

Desde o MOM 2005 vínhamos utilizando o SQL Server 2000 para hospedar nossas bases de dados e o Reporting Services. Agora com o SQL 2005 é possível ter um ambiente bem mais seguro e rápido. Veremos abaixo como instalar o SQL Server 2005 e atualizá-lo com o Service Pack 2, incluindo também o Reporting Services, para suportar a solução System Center Operations Manager 2007.

 

Passo a passo de Instalação

 

Serão 24 etapas simples com os passos necessários para que o SQL Server 2005 seja plenamente configurado para trabalhar com o SCOM 2007. Acompanhem.

 


Passo 01 – Termo de Licença do SQL 2005.
01. Ao começar a instalação do SQL Server 2005 você estará na tela do Termo de Licença, marque a opção I accept the licensing terms and conditions e na seqüência clique no botão Next.

Passo 02 – Instalando Pré-requisitos.
02. Os componentes necessários para a implementação do SQL Server 2005 serão instalados, clique no botão Next.

Passo 03 – Pré-requisitos Instalados.
03. Componentes instalados com sucesso, clique no botão Next para continuar com o processo.

Passo 04 – Tela de Boas Vindas.
04. A tela de boas vindas formaliza o início da instalação, clique no botão Next para continuar.

Passo 05 – Verificação de Requisitos.
05. O setup vai fazer uma verificação para saber se o sistema esta de acordo com os requisitos de instalação do SQL Server 2005. Caso algo esteja faltando clique na opção Message para saber o que você deve fazer. Em caso de passar em todos os itens da verificação o SQL poderá ser instalado, clique no botão Next para começar.

Passo 06 – Dados da Organização.
06. Preencha os campos com os dados da organização e a chave do produto, em seguida clique no botão Next.

Passo 07 – Escolhendo os Componentes.
07. Hora de escolher o que será instalado. Para o nosso exemplo eu selecionei o SQL Server Database Services e o Reporting Services. Clique no botão Next para continuar.

As opções de instalação do SQL são muitas, eu sugiro que você estude bem quais opções instalar, isso se já não for utilizar alguma instância em um servidor com o SQL Server já implementado. Vale lembrar também que é importante instalar o SQL Server Management Studio.


Passo 08 – Instância no SQL Server.
08. Você pode escolher um nome para a instância do SQL, neste caso eu deixei marcada a opção Default Instance. Clique no botão Next.

Passo 09 – Conta de Serviço.
09. Escolhendo a conta de serviço. Marque a opção Use the built-in System Account com o valor Local System. Marque também as opções SQL Server Agent e SQL Browser para que estes serviços sejam iniciados ao terminar a instalação do SQL. Clique no botão Next.

Passo 10 – Modo de Autenticação.
10. No modo de autenticação deixe marcada a opção padrão Windows Authentication Mode. Clique no botão Next para continuar.

Passo 11 – Collation Settings.
11. Na tela Collation Settings aceite as configurações padrão e clique no botão Next.

Passo 12 – Opções do Report Server.
12. Para as configurações do Report Server deixe marcada a opção Install the default configuration e clique no botão Next.

Passo 13 – Enviando Erros e Relatórios.
13. Você pode escolher enviar os erros e os relatórios de utilização do SQL 2005 para a Microsoft, porém eu deixo sempre desmarcadas as duas opções. Clique no botão Next.

Passo 14 – Pronto para Instalar o SQL 2005.
14. Se tiver certeza de que preencheu de forma correta todas as opções até aqui clique no botão Install para continuar e aguarde alguns instantes durante os passos de instalação, mas se quiser revisar alguma configuração utilize o botão Back.

Passo 15 – Instalação feita com Sucesso.
15. Após a instalação do SQL clique no botão Finish para concluir o assistente.

Passo 16 – Tela de Boas Vindas do SP2.
16. Agora clique no arquivo SQLServer2005SP2-KB921896-x86-ENU.exe para começar a instalação do SP2 do SQL Server 2005. A primeira tela é a de bem vindo, apenas clique no botão Next para continuar.

Passo 17 – Termo de Licença do SP2.
17. Na tela com os termos de licença selecione a opção I accept the agreement e clique no botão Next para continuar.

Passo 18 – Componentes que serão atualizados.
18. Os componentes instalados no SQL Server já serão reconhecidos, clique no botão Next.

Passo 19 – Autenticação.
19. Selecione as opções Database Service e Reporting Service. Clique no botão Next.

Passo 20 – Envio de Relatórios e Erros.
20. Você pode escolher por enviar os erros e os relatórios de utilização do SQL Server 2005 para a Microsoft, eu mesmo deixo sempre desmarcadas as duas opções. Apenas clique no botão Next.

Passo 21 – Processos em Utilização.
21. Se algum arquivo estiver em uso nesta tela você terá um aviso dizendo que eles só serão completamente atualizados se o computador for reiniciado depois da instalação. Clique no botão Next para continuar.

Existe a possibilidade de parar os serviços do SQL antes de fazer a atualização com o Service Pack, mas isso acaba resultando apenas em uma atualização sem necessidade de reinício.


Passo 22 – Pronto para Atualizar.
22. Se tiver certeza de que preencheu de forma correta todas as opções até aqui clique no botão Install para continuar e aguarde alguns instantes durante os passos de atualização, mas se quiser revisar alguma configuração utilize o botão Back.

Passo 23 – Instalação Completa.
23. Sucesso, a atualização foi feita e agora é só clicar no botão Next para continuar.

Passo 24 – Informação Adicional.
24. Caso você não tenha Windows Vista em seu ambiente desmarque a opção Launch the User Provisioning Tool for Windows Vista after SP2 installation completes. Para concluir o assistente clique no botão Finish.

 

Conclusão

 

E por fim instalamos mais um componente importantíssimo para o nosso Management Group. Com a implementação do SQL Server 2005 temos agora um ambiente rápido e seguro que suporta as funcionalidades do SCOM 2007. Fiquem atentos para os próximos artigos.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI