NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisClebermarques : Scom_003
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


SCOM003 - Conhecendo as Novidades do SCOM 2007

 

Objetivo

 

Terceiro artigo de nossa série. Este é um ponto crucial para nosso desenvolvimento em SCOM 2007, aqui nós terminamos de certo modo a introdução teórica e com os tópicos abordados estaremos prontos para praticar a ferramenta nos próximos artigos, desejo uma boa leitura para todos.

 

Introdução

 

Como pudemos ver no artigo anterior, o SCOM 2007 passou por uma grande atualização desde o MOM 2005, tanto que pode ser considerado outro produto, e acreditem o MOM e o SCOM funcionam perfeitamente instalados no mesmo servidor e sem conflitos. É realmente são produtos distintos. Mas o melhor de tudo é que com o lançamento do SCOM muito do que tínhamos no MOM foi melhorado e algumas novidades surgiram para nos facilitar a vida. No tópico abaixo veremos cada uma destas novidades.

 

Entendendo as novidades

 

Para ficar mais fácil entendermos as novidades do SCOM eu separei cada um dos principais itens em duas categorias e com uma breve explicação também.

 

Melhorias

 

Características que foram herdadas do MOM 2005, mas que sofreram mudanças significativas.

 

Management Pack: Uma das maiores novidades com relação aos MPs é que agora eles são mais bem controlados, através de versões. Quando você altera um MP uma nova versão do mesmo é criada e assim se algum dia precisar fazer o upgrade deste MP suas alterações não serão subscritas, entre outras novidades, mas esta merece destaque.

 

Reporting: Os dados agora não precisam passar primeiro pela base do Operations Manager, eles são enviados simultaneamente para o Operations Manager Database e a Reporting Database, com isso os relatórios estarão com os dados sempre atualizados e podem ser visualizados através da própria console.

 

Operation Console: As melhorias aqui foram muitas, desde o layout totalmente reformulado, agora está mais intuitivo, até a possibilidade de se trabalhar com perfis diferentes. Estes tipos diferentes de perfis trazem a possibilidade de setar permissões diferentes, deixando a administração granular. Algo bem interessante também é a possibilidade de personalizar sua console com o My Workspace.

 

Adições

 

Novas funcionalidades presentes apenas no SCOM 2007.

 

Client Monitoring: Escolhi esta como a primeira das novidades a ser comentada porque aqui está algo que sempre buscávamos, com o SCOM 2007 temos o suporte oficial de monitoramento para clientes. Agora é possível gerenciar todas as máquinas da organização, uma ajuda e tanto. Mais pra frente iremos aprender sobre os dois principais componentes desta função, Agentless Exception Monitoring (AEM) e Customer Experience Improvement Program (CEIP), aguardem.

 

Audit Collection: Esta é uma das mais interessantes novidades no SCOM, com ela você pode gerenciar os logs de segurança dos computadores que são críticos para o seu negócio. Este tipo de atividade não só é imposta por clientes internos como também por normas de regulamentação. Funcionalidade destinada à conformidade com a SOX.

 

ADDS Integration: Existe agora uma integração maior com o AD, o Active Directory Domain Services auxilia o SCOM 2007 na tarefa de distribuir configurações para os agentes instalados nos computadores, na delegação de perfis com permissões diferentes no SCOM através de grupos de segurança, autenticação e autorização, reduzindo e muita as tarefas administrativas relacionadas. Vale lembrar que se um computador gerenciado pelo SCOM não estiver no domínio do Management Group ele não poderá ser administrado pelo AD e sim pela console do SCOM apenas.

 

Manage SNMP-Enabled Devices and Computers Not Running Windows: Uma função muito bacana é esta que permite gerenciar dispositivos através do protocolo SNMP. Isso se aplica á computadores sem o Windows e também a hardware como roteadores e servidores de impressão, por exemplo, os dados são coletados a partir de eventos SNMP.

 

Self-Tuning Threshold (STT): Agora é possível monitorar atividades de computadores como a utilização de processador, por exemplo, de forma mais intuitiva e dinâmica, não havendo mais a necessidade de configurações totalmente manuais.

 

Health Explorer: Com esta funcionalidade é possível explorar os dados monitorados e realizar tarefas em cima de alertas gerados, saber quais os serviços estão ligados com determinada falha e também poder ver um histórico de diagnósticos. O mais legal de tudo é que existem artigos como uma base de conhecimento que você poderá se basear para resolver alguns problemas.

 

Command Shell: É uma console que permite executar scripts baseados no Windows PowerShell, esta funcionalidade ajuda e muito quando precisamos automatizar tarefas do dia-a-dia.

 

Conclusão

 

Bom eu espero que até aqui você não tenha ficado entediado, foram três artigos seguidos de pura teoria, mas pode ter certeza de que todo este conteúdo foi necessário para no próximo artigo iniciarmos uma série de matérias práticas, começando pela instalação do SCOM 2007, não percam e até lá aguardo comentários, muito obrigado.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI