NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisClebermarques : Sccm_002
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


SCCM002 - Componentes do SCCM 2007

 

Objetivo

 

Dando continuidade aos nossos estudos sobre SCCM 2007 eu apresento neste segundo artigo uma relação dos componentes que fazem parte do site gerenciado pela solução. O ideal é que aos poucos vamos se familiarizando com todas estas definições, simplificando nosso entendimento. Boa leitura para vocês.

 

Introdução

 

O SCCM 2007 também conhecido como ConfigMgr 2007 possui alguns componentes que formam seu conjunto de gerenciamento. Durante este artigo veremos uma breve explicação sobre eles, para que mais adiante nós possamos entender melhor também como funcionam os modos de site disponíveis e outros detalhes muito importantes.

 

Quando implementamos o SCCM 2007 em um ambiente uma hierarquia é formada, este não é o assunto abordado aqui, mas precisamos ter uma noção de hierarquia para saber que todos os componentes relacionados com o SCCM formam um grupo, conhecido como site, e que este grupo é organizado hierarquicamente. Vamos conhecer abaixo um pouco mais sobre cada um.

 

Os Componentes do SCCM 2007

 

Client: Um cliente na hierarquia do SCCM é qualquer computador que esteja sendo gerenciado e contem o Client Agent instalado para tal. Não importa se este cliente seja um desktop, um servidor, um notebook ou até mesmo um dispositivo móvel, mas que tenha ao menos o Windows 2000 SP4 como sistema operacional. Um cliente recebe do Management Point as políticas criadas pelo administrador do site.

 

Obs.: Ao contrário do SMS 2003 aqui no SCCM 2007 nós temos apenas a opção de instalar um tipo de cliente, anteriormente tínhamos o Advanced Client destinado aos computadores com no mínimo Windows 2000 SP4 (e superiores) e para os sistemas mais antigos como Windows 98 e Windows NT 4.0 tínhamos o Legacy Client. Portanto clientes antigos não são suportados pelo SCCM 2007.

 

Console: É o ponto central de administração para todas as configurações de um site que funciona com base no Microsoft Management Console (MMC) 3.0. É através da console que o Administrador pode desempenhar suas atividades.

 

Site: Um conjunto formado pelos computadores, usuários, grupos e outros recursos que são gerenciados pelo SCCM. Todo site tem uma hierarquia e é definido por um Site Boundarie, este site boundarie é formada por um range de IPs, por subnets ou, como visto normalmente, por sites do Active Directory.

 

Obs.: Um site é sempre formado por um Site Server, por alguns Site Systems e por clientes e recursos.

 

Site Server: Servidor com o SCCM instalado que funciona como ponto principal de acesso com a SCCM database gerenciando os componentes de um site e suas configurações, pode ser primário ou secundário, mas este assunto será tratado em um próximo artigo onde conheceremos melhor o conceito de hierarquia no SCCM.

 

Obs.: Pode ser instalado em um Domain Controller ou um Member Server, mas nunca em um Stand-alone Server.

 

Site System: Um servidor que desempenha um ou mais papéis em um site, estes papéis são funções relacionadas com tarefas distintas para a rotina de gerenciamento do SCCM. São nove funções suportadas pelo SCMM 2007.

 


Figura 1 – Os 9 papéis suportados pelo SCCM 2007.

 

Cada uma destas funções será comentada com maiores detalhes nos próximos artigos, estou até pensando em fazer um artigo dedicado para cada uma delas, mas por ora o que devemos é o que foi descrito acima. Se você conhece bem o SMS 2003 deve ter percebido que na lista acima não está o papel Client Access Point (que servia de ponto de acesso aos Legacy Clients em um site) justamente porque no SCCM 2007 os clientes antigos não são mais suportados, logo este papel não faz mais sentido.

 

Agora ficou fácil de entendemos que todos os componentes relacionados com o SCCM formam um grupo que chamamos de site, porém com o que vimos aqui será bem mais fácil entender o conceito de hierarquia, que venho falando desde o início deste tópico, em um dos próximos artigos veremos mais detalhes sobre este assunto.

 

Conclusão

 

Final do segundo artigo pessoal, aqui vimos alguns detalhes sobre os componentes do SCCM 2007 e a partir do próximo artigo vou abordar outros assuntos muito importantes antes de começarmos implementar esta solução na prática, aguardem que a seguir iremos ver sobre as funcionalidades desta ferramenta, características que foram melhoradas e algumas que são totalmente novas, até lá e muito obrigado pela leitura.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI