NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisClebermarques : Sccm_001
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


SCCM001 - Introdução ao SCCM 2007

 

Objetivo

 

A introdução ao System Center Configuration Manager (SCCM) 2007 é um artigo em que iremos conhecer esta solução e suas características que apóiam tanto gerentes nas práticas de MOF e ITIL quanto analistas na realização das tarefas do dia-a-dia de operações, tenham uma boa leitura.

 

Introdução

 

Esta não é só mais uma das soluções que fazem parte da família System Center, o SCCM é uma das ferramentas que mais apóiam os profissionais nas operações do dia-a-dia. Assim como o SCOM o SCCM também é uma das tecnologias da Microsoft que seguem a filosofia da iniciativa chamada DSI (Dynamic Systems Initiative) que tem como objetivo simplificar e automatizar a criação, implementação e operação de sistemas. Este importante produto, que em um resumo de características nos ajuda no gerenciamento de configurações e de alterações, é totalmente aderente às práticas sugeridas pelo MOF e pela ITIL.

 

Começaremos com este artigo não-técnico para aprender um pouco sobre a solução, este é o primeiro de muitos artigos aonde iremos de passo em passo descobrir o que podemos ganhar com o SCCM e quais os benefícios de sua implementação em nossa organização.

 

Entendendo o SCCM 2007

 

Gerenciar um parque de computadores nunca foi uma tarefa fácil, ter em controle os softwares que estão instalados em cada máquina e o status de atualização sempre tomou muito tempo da equipe de operações. Estas duas simples situações citadas no parágrafo anterior se tornaram mais comuns ainda agora que muitas organizações estão tentando se adequar as melhores práticas do MOF e da ITIL, neste exemplo a organização deve ter processos bem definidos de como manter seu ambiente atualizado e em conformidade, e olha que este é apenas um exemplo simples.

 

Como já vínhamos acompanhando desde o System Management Server (SMS) 1.0 o objetivo da Microsoft era fornecer uma tecnologia que apoiasse estas e muitas outras tarefas essenciais para que as operações desempenhassem suas atividades de forma mais dinâmica, claro que se você já conhecia o SMS com certeza vai pensar agora a mesma coisa que eu pensei em escrever aqui que a Microsoft só conseguiu resultados significantes com o SMS a partir da versão 2003, ainda mais se contarmos com todos os recursos adicionais como os Feature Packs. Agora estamos sendo apresentados ao System Center Configuration Manager 2007, a mais nova versão do SMS, que por padrão já vem com o que tinha de melhor no SMS 2003, seus adicionais e muitas outras novidades.

 

O SCCM 2007 é uma solução que dinamiza os processos de Gerenciamento de Configurações e Gerenciamento de Alterações, quem já está familiarizado com o MOF vai adorar esta ajuda e conceito, mas para quem ainda não conhece muito vou explicar um pouco o que isto quer dizer. O SCCM possibilita a distribuição de aplicativos como um compactador de arquivos até uma versão completa do Office, por exemplo, ele também possibilita a distribuição de sistemas operacionais inteiros, sendo uma característica maravilhosa para migrações. Falando nisso é possível também distribuir atualizações de software (que agora na versão 2007 temos a integração definitiva com o WSUS 3.0, assunto que será tratado mais pra frente), realizar medições de quanto cada aplicativo está sendo utilizado por cada usuário, comparar as configurações de computadores com uma lista de configurações desejadas e também fazer inventários de software e de hardware. E estas características não param por aqui, o SCCM 2007 tem integração até com o novo Network Access Protection do Windows Server 2008, já imaginou o que é poder colocar em sua rede coorporativa um computador qualquer e antes que o acesso seja permitido você saber se ele esta em conformidade com as suas exigências ou não? Sim isto é possível e totalmente funcional.

 

Toda esta história vale para um ambiente de servidores, desktops, notebooks e dispositivos móveis, seja com Windows, Windows Mobile ou ainda Windows CE, mas também nada impede de implementarmos estas características em um ambiente com tecnologia Linux, Unix, Mac e etc, pois empresas parceiras Microsoft também desenvolvem extensões que nos possibilitam ir além do que as configurações padrão permitem. Se você precisa estar em e demonstrar conformidade esta é uma ferramenta essencial ao seu ambiente de tecnologia, veremos mais para frente que até a Sarbanes-Oxley (SOX) é apoiada pelo SCCM 2007, mas não se preocupe que cada detalhe aqui será comentando pouco a pouco.

 

Conclusão

 

Conhecemos então o System Center Configuration Manager 2007, mais um produto que segue a idéia da iniciativa Dynamic Systems Initiative. Como pudemos aprender esta é uma ferramenta que fornece meios de realizarmos os processos e procedimentos sugeridos para o gerenciamento de configurações e de alterações, com ele as atividades em nossas operações podem ser realizadas de forma mais simples e confiável. Nos próximos artigos estarei comentando com vocês alguns detalhes mais técnicos para seguir com os passos de implementação, não percam e até lá aguardo comentários e sugestões, muito obrigado.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI