NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisClebermarques : Mof40_006
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Operate Phase
Fase Operar

 

Objetivo

 

Este é o artigo em que conheceremos a terceira fase do ciclo de vida de TI, a fase Operar, bem como seus processos e atividades envolvidas, ótima leitura para você.

 

Introdução

 

Nesta terceira fase, a fase Operar, nós temos atividades que focam em o que fazer depois que um serviço foi implementado no ambiente de produção. Os processos chave desta fase ajudarão na rotina do dia-a-dia para realizarmos as operações e as manutenções nos serviços oferecidos por TI, gerenciando cada serviço de forma eficiente e pró-ativa, monitorando a saúde dos serviços de forma contínua e restaurando algum serviço após um eventual problema, por exemplo.


Figura 1 – A Fase Operar no Ciclo de Vida de TI.

 

Características

 

Com a reformulação do MOF os antigos quadrantes não existem mais, agora nós temos as três fases e uma camada. Neste artigo nós iremos conhecer algumas das mais importantes características da fase Operar, acompanhe.

 

Objetivos

 

Como já dito antes esta fase começa logo após um serviço ser colocado em produção, logo um de seus principais objetivos é garantir que os serviços em produção estão operados, monitorados e suportados seguindo os níveis de serviço (SLA) acordados entre TI e a organização. Para manter os níveis acordados deve se garantir que os serviços estejam disponíveis, suportando a carga de trabalho necessária, que a saúde destes serviços estejam sendo monitoradas em tempo real possibilitando uma recuperação de problemas o mais rápido e eficiente possível, sempre utilizando as Management Reviews para avaliar a eficácia de todas as atividades.

 

Service Management Functions

 

Assim como na versão anterior as Funções de Gerenciamento de Serviços, Service Management Functions (SMFs) sugerem as atividades que devem ser executadas durante o ciclo de vida de um projeto de TI, mas no MOFv4 estas atividades têm como objetivo alinhar a TI com as necessidades do negócio. A fase Operar contêm 4 SMFs que você pode ver resumidamente a seguir. Maiores detalhes só serão tratados em artigos exclusivos para cada SMF.

  • Operations
  • Service Monitoring and Control
  • Customer Service
  • Problem Management

Management Review

 

As verificações na fase Operar devem ser realizadas periodicamente, assegurando a manutenção, monitoração e suporte dos serviços oferecidos por TI. Estas revisões não só analisam os serviços como também sugerem melhorias visando aumentar a performance de cada um através de indicadores. Nesta fase temos apenas uma MR, que é a seguinte:

 

Operational Health Review (OHR): Esta revisão é feita em cima dos acordos de níveis de serviços (SLAs) e dos acordos de níveis operacionais (OLAs). Um cronograma deve ser criado para que seja possível garantir que o ambiente de produção está sendo continuamente monitorado, avaliando a performance dos serviços através de métricas e indicadores. Esta revisão não só serve para comprovar que os acordos estão sendo cumpridos como também deve ser utilizada para realizar as alterações nestes acordos, quando necessário.

 

Conclusão

 

Portanto, concluímos aqui nosso artigo em que conhecemos as características, os objetivos, as Service Management Functions (SMFs) e a Management Review (MR) da fase Operar, com este conhecimento já podemos dar mais um passo em nossos estudos e no próximo artigo nós veremos a camada Gerenciar, até lá e muito obrigado pela leitura.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI