NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisClebermarques : Mof019
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Objetivo

Iremos acompanhar neste artigo os processos definidos na SMF Storage Management do MOF para desenhar, implementar e a operar soluções de armazenamento que satisfaçam as necessidades da uma organização, boa leitura para todos.

 

Introdução

 

Obs.: Achei melhor deixar alguns termos em inglês mesmo porque na maioria das vezes iremos trabalhar com eles desta forma no mercado.

 

A SMF Storage Management - Gerenciamento de Armazenamento, deve proteger de forma confiável um grande número de componentes que vai desde servidores e ferramentas até processos operacionais. Nós deveremos garantir que os sistemas continuem operando e que suas informações estejam bem armazenadas, sendo esta uma tarefa crítica extremamente importante para alcançarmos os acordos definidos nos SLAs.

 

Os objetivos desta SMF estão relacionados com o planejamento, implementação e a operação de soluções de armazenamento apropriadas e que satisfaçam as necessidades da organização, produzindo as políticas e procedimentos necessários para classificar, armazenar, restaurar e recuperar dados importantes. Também deveremos fazer um monitoramento destes recursos de armazenamento para identificar as necessidades futuras e implementar mudanças criando ações para manter nosso ambiente de armazenamento estável, eficiente e bem administrado satisfazendo as exigências da nossa empresa.

 

Definições Importantes

 

Para entendermos melhor este artigo e a documentação oficial para esta SMF vamos conhecer algumas definições importantes que também são recomendadas pela Microsoft na própria documentação do MOF, lembrando também que mesmo algumas definições sendo as mesmas encontradas no mercado muitas delas são feitas com base nesta SMF.

 

Storage Manager: Esta é pessoa responsável por todo o processo envolvido com o Gerenciamento de Armazenamento.

 

Media Librarian: É onde fica mantido o conjunto de mídias, os backups, conhecida como biblioteca de mídia.

 

Capacity Manager: É a pessoa responsável por gerenciar os processos que visam a capacidade dos serviços para os usuários.

 

Atividades do Processo

 

As atividades da SMF Storage Management podem ser representadas por um fluxo de processos que aborda as tarefas fundamentais necessárias para realizarmos um gerenciamento de armazenamento com excelência, a seguir iremos conhecer as fases deste processo.

 

Data Backup, Restore, and Recovery Operations

 

Nesta primeira etapa deveremos planejar como serão executadas as operações de Backup, Restauração e Recuperação de dados em nosso ambiente. Por se tratar de tarefas importantíssimas teremos que criar um plano de backup detalhado e classificar os dados que serão armazenados nas mídias, em seguida instalar a solução de armazenamento escolhida, treinar o pessoal e discutir os planos com o intuito de revisar as tarefas a serem executadas. Lembrando que se a organização tiver muitas filias e ambientes bem diferenciados, seja de hardware ou software, será necessário implementar diferentes planos, por exemplo.

 

Storage Resource Management (SRM)

 

Nesta segunda etapa deveremos realizar o gerenciamento de todos os recursos de armazenamento com foco em garantir que dispositivos, como discos, estejam formatados e com o sistema de arquivos apropriados, ou seja, prontos para o uso. Sendo assim trataremos aqui o gerenciamento de discos e fitas de backup, este gerenciamento é uma tarefa muito importante e deveremos escolher onde manter as mídias (local físico) como uma Media Library para lidar de forma pró-ativa com os processos de armazenamento evitando eventuais problemas. Só para adiantar alguns dos tipos de mídias existentes são: Discos Rígidos (Hds), CD-ROM, vídeo, áudio ou fita, para diferentes propósitos e situações.

 

Atenção: Vale lembrar que cada uma das etapas descritas acima oferece muito mais detalhes do que os que vimos aqui, porém detalhar o processo não é o intuito agora, com este artigo nós devemos entender basicamente como funcionam estes passos, mas futuramente iremos estudar estas recomendações na prática, para isso continuem acompanhando os artigos.

 

Logo abaixo podemos ver o diagrama que representa o fluxo citado acima, os processos neste caso apresentam um início, meio e fim, veja:

 


Figura 1 – Fluxo de processos da SMF Storage Management.

 

Com as novas tecnologias desenvolvidas pela Microsoft temos muito mais alternativas do que antes para nos apoiar na resolução dos passos descritos acima, um bom exemplo é o System Center, uma família de soluções de gerenciamento de TI que nos ajuda planejar, implantar, gerenciar e otimizar de forma pró-ativa nosso ambiente, temos também o SMS, MOM, ISA, Windows Server 2003 o 2008 entre outros, mas este é assunto para um próximo artigo.

 

Conclusão

 

Chegamos ao fim de mais um artigo, desta vez aprendemos classificar, armazenar, restaurar e recuperar dados seguindo as boas práticas sugeridas pelo MOF desde o planejamento até as tarefas necessárias no dia-a-dia para mantermos os componentes em segurança, portanto já estamos prontos para a próxima fase onde teremos um artigo falando sobre os melhores métodos para realizarmos o agendamento de tarefas, encontro vocês por lá, muito obrigado.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI