NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisClebermarques : Mof014
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Objetivo

Entrando no quadrante de Operação este artigo comenta a Administração de Sistemas e os modelos administrativos que uma organização pode adotar, fornecendo procedimentos para administrarmos ambientes e distribuídos, boa leitura.

 

Introdução

 

Obs.: Achei melhor deixar alguns termos em inglês mesmo porque na maioria das vezes iremos trabalhar com eles desta forma no mercado.

 

Nosso aprendizado hoje será em torno da primeira SMF do quadrante de Operação, a System Administration - Administração de Sistemas. Como parte de um leque de processos aqui a tarefa é fornecer procedimentos para administrar ambientes centralizados e distribuídos incluindo responsabilidades para administração de aplicações, sistemas operacionais, e-mails, banco de dados, servidores web e sistemas de telecomunicações. Estando no topo deste leque de processos a System Administration serve como um tipo de supervisor para as demais SMFs deste quadrante.

 

A meta desta SMF é conceder meios eficientes para administrar um ambiente de computadores na rotina do dia-a-dia, oferecendo serviços administrativos que suportem um ambiente de hardware e software. Ainda assim esta SMF pode auxiliar outras SMFs na administração funcional como ajudar a Service Monitoring and Control na monitoração de capacidade, na administração do dia-a-dia para o gerenciamento de contas, impressoras, privilégios de acesso para a Directory Services Administration e a Security Administration entre outras.

 

Definições Importantes

 

Para entendermos melhor este artigo e a documentação oficial para esta SMF vamos conhecer algumas definições importantes que também são recomendadas pela Microsoft na própria documentação do MOF, lembrando também que mesmo algumas definições sendo as mesmas encontradas no mercado muitas delas são feitas com base nesta SMF.

 

System Administration Manager: Pessoa responsável por administrar os serviços oferecidos e executados dentro do escopo de um ambiente computacional.

 

System Administrator: Pessoa que fornece suporte operacional e administrativo para a organização dentro do escopo de responsabilidade definido pelo System Administration Manager.

 

System Administration Models: Modelos de administração de sistemas que serão empregados de acordo com a arquitetura computacional da empresa, podendo ser centralizado, distribuído ou hibrido.

 

Centralized Administration: Infra-estrutura e suporte administrativo centralizado localmente.

 

Centralized/Remote Administration: A maioria da infra-estrutura é localizada centralmente e o suporte é feito centralizado no local.

 

Centralized Delegated Administration: Parte da infra-estrutura é centralizada no local, o suporte administrativo é centralizado no local e remotamente também, já as responsabilidades administrativas são delegadas remotamente.

 

Distributed Administration: Parte da infra-estrutura é centralizada no local, o suporte administrativo é centralizado no local e remotamente também, já as responsabilidades administrativas são delegadas completamente de forma remota.

 

Centralized Hardware: Todos os recursos do ambiente de TI que são gerenciados de uma forma centralizada no Data Center.

 

Descrição de Processos e Atividades

 

Diferente de como as atividades e processos são realizados nas SMFs comentadas do quadrante anterior, o de Alteração, as atividades da System Administration não seguirão um ciclo de vida pré-definido e sim uma rotina estabelecida de acordo com a forma escolhida pela organização para que uma equipe desempenhe tais processos. Nem por isso deixamos de ter no primeiro instante dois passos necessários para dar início a esta SMF, veja a seguir.

 

System Administration Models

 

Nesta primeira etapa, antes de qualquer coisa, teremos que determinar qual será o modelo administrativo utilizado pela nossa organização. Muitas vezes já existirá um modelo em uso, mesmo que ele não tenha sido definido porque nossa empresa deve de alguma forma estar sendo administrada com relação ao ambiente computacional. O modelo definido aqui vai depender do tamanho da organização e da complexidade da infra-estrutura, grandes empresas com certeza implementarão modelos mais sofisticados, porém empresas pequenas e micro-empresas também devem planejar seu modelo de acordo com suas necessidades.

 

Adapting the Different Models to Fit Your Business

 

Nesta segunda etapa faremos as adaptações necessárias no modelo escolhido, isso é extremamente normal para as organizações definirem seus modelos administrativos de acordo com suas necessidades e acabarem se encaixando na categoria de modelo Híbrido, pois é muito raro uma empresa trabalhar com um só tipo de modelo. O intuito de se adaptar o modelo administrativo em uso na organização é reduzir custos e aperfeiçoar o controle satisfazendo as necessidades dos usuários e mantendo o acordo dos SLAs.

 

Atenção: Vale lembrar que cada uma das etapas descritas acima oferece muito mais detalhes do que os que vimos aqui, porém detalhar o processo não é o intuito agora, com este artigo nós devemos entender basicamente como funcionam estes passos, mas futuramente iremos estudar estas recomendações na prática, para isso continuem acompanhando os artigos.

 

Logo abaixo podemos ver o diagrama que representa o fluxo citado acima, os processos neste caso apresentam um início, meio e fim, veja:

 


Figura 1 – Fluxo de processos da SMF System Administration.

 

Com as novas tecnologias desenvolvidas pela Microsoft temos muito mais alternativas do que antes para nos apoiar na resolução dos passos descritos acima, um bom exemplo é o System Center, uma família de soluções de gerenciamento de TI que nos ajuda planejar, implantar, gerenciar e otimizar de forma pró-ativa nosso ambiente, temos também o SMS, MOM, ISA, Windows Server 2003 o 2008 entre outros, mas este é assunto para um próximo artigo.

 

Conclusão

 

E assim demos início aos estudos sobre as SMFs do quadrante de Operação, com este artigo entendemos que a administração de sistemas deve ter definido um modelo administrativos e seguir uma rotina de boas práticas colaborando com os demais processos do MOF, para nosso próximo passo vou preparar um artigo falando sobre a Administração de Segurança, então não deixem de acompanhar esta próximo passo, muito obrigado.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI