NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisCelsonunes : Openoffice004
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Open Office - Planilha Calc - Parte 4

 

Trabalhando com os dados

 

Objetivos:

 

Até agora, nós somente apresentamos o Open Office.Calc. Chegou enfim o momento de começarmos a trabalhar com os dados, ou seja, a produzir documentos que explorem toda a potencialidade de uma planilha. Uma planilha eletrônica, além da facilidade para os cálculos,  permite que seja rápida e facilmente produzidos relatórios, gráficos, e manipulação dos dados. Para começar, neste capítulo, entenderemos como inserir dados, e depois como produzir uma planilha.

 

Entrada de dados na Planilha

 

Células

 

Primeiramente, vamos entender o que é uma célula. Célula é a unidade de inserção de dados, onde podemos textos e números. Mais para a frente vamos inserir também fórmulas e funções. Mas, voltando ao significado do termo “célula”, observe na figura a seguir que a planilha do Open Office.Calc é composta de letras para identificação das colunas e números para a identificação das linhas.

 

Figura 01: Identificando as células

 

Podemos ver as letras e números que identificam as colunas e as linhas, respectivamente. Para informação: no Open Office.Calc temos 256 colunas (identificadas de A a Z, depois vem AA, AB, AC, AD e vai até IV). E linhas temos a impressionante quantidade de 65536.

 

Quando movimentamos o cursor (utilizando para isso as setas do teclado), nos posicionamos no que chamamos de célula ativa. Se digitarmos algum texto, este será inserido na célula que está ativa no momento. E as células são identificados pelo seu Endereço, ou seja, pela letra da coluna e número da linha. No exemplo acima, vemos que a célula ativa é a que está na coluna D, na linha 9, por isso, a chamaremos de célula D9.

 

Movimentação pela planilha

 

Para se movimentar entre as células, podemos fazer isso posicionando o mouse e clicando. A célula clicada se tornará a célula ativa. Podemos utilizar as barras de rolagem para ver partes da planilha que não aparecem na tela, a direita e para baixo. E também é importante a movimentação pelo teclado, conforme:

 

 

Diversas planilhas

 

Um conceito interessante, é saber que num só arquivo, poderemos trabalhar com diversas planilhas. Veja, na figura abaixo, que na parte inferior da tela do Open Office.Calc, temos inicialmente 3 planilhas. Significa que em cada uma dessas planilhas teremos outras 256 colunas e 65536 linhas para trabalhar. Isso é muito importante, à medida que vamos produzindo documentos mais sofisticados.

 

Figura 02: para se trabalhar com as planilhas, clique com botão direito sobre alguma das planilhas existentes; com isso será aberto o menu de opções

 

Inserir planilha: ao escolher essa opção, será aberta uma nova janela (ver abaixo), na qual se determina a posição da nova planilha (antes ou depois da planilha selecionada), e a quantidade de planilhas a serem inseridas.

 

Figura 03: Tela inserir planilha

 

Excluir planilha: ao se escolher essa opção, a planilha selecionada será excluída.

 

Antes será apresentada uma tela solicitando a confirmação. Importante: uma planilha excluída não poderá ser recuperada depois, por isso é muito importante ter certeza de que realmente deseja excluir a planilha.

 

Figura 04: confirme se realmente deseja excluir a planilha selecionada

 

Renomear planilha: para uma identificação mais fácil, podemos alterar o nome padrão das planihas.

 

Figura 05: mudamos o nome da planilha de “Planilha4” para “São Paulo”.

 

Mover / Copiar Planilha: A tarefa de mover uma planilha pode ser feita bem mais facilmente, simplesmente clicando na planilha selecionada e arrastando-a até a posição desejada. Se deseja tirar uma cópia da planilha, é só fazer o mesmo , só que mantendo a tecla Ctrl pressionada enquanto arrasta a planilha. Mas a outra opção é fazer isso posicionando o mouse sobre a planilha, e após pressionar o botão direito, escolher a opção Mover/Copiar Planilha; com isso surgirá a tela representada na figura abaixo.

 

Figura 06: selecionar a posição para a qual a planilha será movida. Se quiser uma cópia da planilha, é só clicar na opção Copiar, e em seguida no botão Ok.

 

Entrando dados na planilha

 

Enquanto você está digitando os dados, vai aparecendo na Barra de fórmulas o conteúdo. Assim que terminar de digitar, é só teclar “Enter” ou “Tab”. Na figura a seguir, a Barra de Fórmulas durante a edição de dados:

 

Figura 07: Na Barra de fórmulas, vemos:

 

» o endereço da célula que está sendo digitada (D3 no exemplo acima);

 

» o botão Assistente de fórmulas (do qual falaremos mais para a frente);

 

» o botão Cancelar (que pode ser substituído pela tecla Esc);

 

» o botão Confirmar (que pode ser substituído pela tecla Enter;

 

» e a Caixa de Conteúdo (onde também podem ser lançado os dados).

 

Números e textos

 

O padrão do Open Office.Calc é formatar os textos com alinhamento à esquerda, enquanto os números são alinhados à direita.

 

Figura 08: alinhamento dos números e textos

 

Mais adiante, explicaremos como podemos mudar para a formatação ficar do jeito que você quer.

 

Seqüência de dados

 

Agora vou mostrar um recurso muito interessante, que pode ser utilizado para poupar o seu trabalho durante o trabalho de digitação. Podemos criar uma seqüência de dados que o Open Office.Calc “adivinha” quais são os valores que você deseja lançar na sua planiha; também pode ser usado para copiar o texto de uma célula para outras células imediatamente abaixo. Acompanhe:

 

Digite um texto qualquer em uma das células, e pressione Enter, para validar (ou clique no botão  na Barra de Fórmulas). Por exemplo, digite o seu nome. Depois, posicione o ponteiro do mouse bem no cantinho inferior direito até que apareça o ponteiro em forma de uma pequena cruz. Veja na figura abaixo.

 

Figura 09: quando aparecer uma pequena cruz, clique e arraste para baixo

 

Figura 10: o texto será copiado para as células

 

Mais interessante que isso é usar esse recurso para criar uma série seqüencial: ao invés de digitar um texto, digite um número, como por exemplo, o número 1, e faça o mesmo: selecione a célula, posicione o mouse no canto inferior direito, e arraste algumas células para baixo. O Open Office.Calc “entende” que você está querendo inserir uma seqüência, e os números que aparecem abaixo são 1, 2, 3, etc. Veja na figura abaixo.

 

Figura 11: O Open Office.Calc inseriu os números de 2 a 9

 

Isso pode ser feito com datas ou com os dias da semana também. Dica: se quiser tirar uma seqüência que seja de 10 em 10, ou em qualquer outro intervalo, lance os dois primeiros valores (exemplo 10 e 20). Em seguida selecione esses dois valores, e faça o mesmo procedimento de clicar no cantinho e arrastar.

 

Figura 12: outras seqüências

 

Selecionar células

 

Para aplicar formatações, ou outros recursos, é preciso selecionar as células na qual se deseja formatar. Para selecionar uma única célula é só clicar na célula desejada com o mouse, ou então usar as teclas de direção (setinhas) para ir até a célula. A célula selecionada fica com um retângulo mais forte ao redor.

 

Figura 13: uma célula selecionada (B4)

 

Para selecionar um intervalo de células, clique na primeira célula do intervalo, e mantenha o mouse pressionado e em seguida arraste até a última célula desejada.

 

Figura 14: um intervalo de células selecionado (de A2 até C6)

 

Para selecionar uma linha inteira, clique no indicador da linha.

 

Figura 15: uma linha inteira seleciona (linha 4)

 

Para selecionar uma coluna inteira, clique na letra que identifica a coluna.

 

Figura 16: uma coluna inteira selecionada ( a coluna B, nesse exemplo)

 

Para selecionar a planilha inteira, clique no botão Selecionar tudo, que fica acima da primeira linha e à esquerda da primeira coluna, veja que esse botão Selecionar Tudo está destacado na figura a seguir.

 

Figura 17:  A planilha inteira selecionada

 

Bem, pessoal, nesta parte aprendemos um pouquinho mais sobre a edição de dados no Open Office.Calc. Ainda tem muito mais para vermos no próximo capítulo, por isso, continue acompanhando.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Essential SSL

    Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI