NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
FILTRO DE TUTORIAIS:
Vamos ver neste tutorial como personalizar o cursor do mouse, para criar um trabalho mais original e também veremos como criar um mouse trail.
Abaixo a lista dos tipos de personalização de mouse que usaremos
1. Personalizando o cursor do mouse
2. Criando um mouse trail com texto
3. Criando um mouse trail com efeito de atenuação (elástico)
4. Mouse trail com vários objetos seguindo o mouse e se juntando no final
5. Mouse trail com objetos em Alpha
1. Crie um novo arquivo no Flash com 400 pixels de largura e 250 pixels de altura.
2. Clique no Insert/New Symbol, escolha Movie clip e dê o nome de “cursor”.
3. Desenhe uma seta personalizada ou qualquer coisa que você queira que funcione como ponteiro do mouse, não esqueça que isto será o seu cursor de mouse então você não deve fazer um desenho muito grande para que o cursor não seja maior que o site.
4. Já que é para enfeitar, não vamos apenas modificar a aparência do cursor, mas também iremos animá-lo, para isso converta a forma que você acabou de desenhar em Símbolo gráfico.
5. Clique no quadro 10 da linha de tempo e pressione F6.
6. Dê um clique em cima da seta que você desenhou e use a paleta Properties para alterar a cor do símbolo, como mostrado abaixo.
7. Aplique uma Tween Motion entre o quadro 1 e o quadro 10 da linha de tempo.
8. Retorne a Scene 1 e arraste o clipe de filme recém criado para o palco, dê o nome de “cursor” à instância.
9. Dê um clique no movie clip para selecioná-lo e insira a action abaixo.
onClipEvent (enterFrame)
{
Mouse.hide( );
_x += (_parent._xmouse-_x);
_y += (_parent._ymouse-_y);
}
10. Está pronto pressione CTRL+ENTER para testar.
11. Este recurso não deve ser usado em qualquer situação, existem sites que exigem sobriedade, se você colocar um uma setinha cor de rosa piscando no site de um escritório de advocacia o doutor não vai querer pagar pelo serviço.
Vamos criar um mouse trail com uma frase ou uma palavra e este texto seguirá o mouse pela área do seu site, de novo um efeito que deve ser usado com parcimônia, pois é mais adequado para sites moderninhos.
1. Escreva um nome qualquer em seu palco, vou usar para o exemplo a palavra “estrela”.
2. Selecione o texto e vamos “quebrá-lo”, isto é, vamos fazer com que cada letra seja um objeto em separado, para fazê-lo clique no menu Modify/Brake apart.
3. O texto terá a aparência abaixo.
4. Agora, separadamente, converta cada uma das letras em Movie Clip.
5. Depois de converter, dê o nome de instância de cada uma de rastro1, rastro2, rastro3, rastro4, rastro5 e assim por diante até a última letra, no caso do meu exemplo, a palavra “estrela”, vou até rastro7.
6. Insira o action abaixo no primeiro quadro da linha de tempo.
this.onEnterFrame = function ()
{
rastro1._x -= (rastro1._x-_xmouse)/2;
rastro1._y -= (rastro1._y-_ymouse)/2;
rastro2._x -= (rastro2._x-_xmouse)/3;
rastro2._y -= (rastro2._y-_ymouse)/3;
rastro3._x -= (rastro3._x-_xmouse)/4;
rastro3._y -= (rastro3._y-_ymouse)/4;
rastro4._x -= (rastro4._x-_xmouse)/5;
rastro4._y -= (rastro4._y-_ymouse)/5;
rastro5._x -= (rastro5._x-_xmouse)/6;
rastro5._y -= (rastro5._y-_ymouse)/6;
rastro6._x -= (rastro6._x-_xmouse)/7;
rastro6._y -= (rastro6._y-_ymouse)/7;
rastro7._x -= (rastro7._x-_xmouse)/8;
rastro7._y -= (rastro7._y-_ymouse)/8;
}
// o ultimo numero antes da ";" é o fator que controla a velocidade com //que
//a letra ira de encontro ao cursor do mouse, por isso que para cada
//conjunto foi dado uma numeração acima, para que cada letra chegue
//num tempo diferente.
Neste exemplo vamos criar um Movie clip que seguirá o ponteiro original do mouse, mas com efeito de atenuação, funcionando como um elástico, se você mexer o mouse rápido ele começa a seguir o mouse primeiro rapidamente e ao chegar mais perto ele diminui a velocidade até parar.
1. Crie um arquivo no Flash com 400 pixels de largura e 250 pixels de altura.
2. Clique em Insert/New Symbol, escolha Movie clip e de o nome de mouse a ele.
3. Desenhe uma pequena estrela no centro do palco.
4. Converta esta estrela em símbolo gráfico, dê o nome de “estrela”.
5. Clique no quadro 10 da linha de tempo e pressione F6 para criar um quadro-chave.
6. Sem mexer na estrela, insira uma Motion tween entre o quadro 1 e o quadro 10 da linha de tempo.
7. Vamos fazer a estrela girar, dê um clique nela e altere a propriedade Rotate para CW e coloque o número 2 para “Times”, isto quer dizer que ela vai girar duas vezes entre o quadro 1 e o quadro 10 da linha de tempo.
8. Retorne a Scene 1 e insira seu clipe de filme no palco.
9. Selecione seu clipe de filme e insira a action anbaixo.
onClipEvent (enterFrame)
{
_x = _x+(_root._xmouse-_x)*.1;
_y = _y+(_root._ymouse-_y)*.15;
updateAfterEvent();
}
1. Crie um novo arquivo no Flash com 400 pixels de largura e 250 pixels de altura.
2. Clique no menu Insert/New Symbol, marque Movie clip e dê o nome de “bola”, não há necessidade de se nomear a instância.
3. Retorne a Scene 1.
4. Abra a biblioteca e arraste o Movie clip para o palco.
5. Selecione o Movie clip e insira a action abaixo nele.
onClipEvent (load)
{
p=10, a=8;
}
onClipEvent (enterFrame)
{
for (i=1; i<5; ++i)
{
duplicateMovieClip(this, "bola"+i, i);
_x = _x+_xmouse/p;
_y = _y+_ymouse/p;
_root.bola1._x = _root.bola1._x+_xmouse/-a;
_root.bola1._y = _root.bola1._y+_ymouse/a;
_root.bola2._x = _root.bola2._x+_xmouse/a;
_root.bola2._y = _root.bola2._y+_ymouse/-a;
_root.bola3._x = _root.bola3._x+_xmouse/-a;
_root.bola3._y = _root.bola3._y+_ymouse/a;
_root.bola4._x = _root.bola4._x+_xmouse/a;
_root.bola4._y = _root.bola4._y+_ymouse/-a;
}
updateAfterEvent();
}
O objetivo agora é criar uma trilha de mouse com uma duplicação do clipe de filme com efeito de transparência nos objetos duplicados.
1. Crie um novo arquivo no Flash com 400 pixels de largura e 250 pixels de largura
2. Clique no Menu Insert/New Symbol, escolha Movie clip, dê o nome de seta e OK.
3. Desenhe a forma que desejas como seta do mouse.
4. Não esqueça de posicionar a ponta da seta na pequena cruz no centro da tela de edição do movie, fazendo isto você determina que este será o local clicável da seta.
5. Retorne a Scene 1.
6. Insira o Movie clip no palco.
7. Dê o nome de “seta” a instância.
8. Clique no seu clipe de filme no palco e insira a action abaixo.
onClipEvent(enterFrame)
{
for(i = 1; i < 4; i++)
{
this.duplicateMovieClip("seta" + i, i);
_parent["seta" + i]._alpha = i * 10;
_parent["seta" + i]._x += (_root._xmouse - _x)/(i * 5);
_parent["seta" + i]._y += (_root._ymouse - _y)/(i * 5);
}
_x += (_root._xmouse - _x)/5;
_y += (_root._ymouse - _y)/5;
}
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2025 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI