NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisCarloscastro : Flash021
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


 

Usando a action Duplicate Movie Clip

 

A ação duplicate movieclip cria uma ou mais cópias de um clipe de filme, perfeita para criar backgrounds animados ou criar um efeito de chuva ou de neve.

 

Exemplo 1

 

1. Crie um novo arquivo no Flash com 400 pixels de largura e 250 pixels de altura.

 

 

2. Clique no menu Insert/New Symbol, escolha movie clip e OK.

 

 

3. Desenhe uma bola com 30 pixels de largura por 30 pixels de altura, um pouco acima da pequena cruz no meio da área de edição.

 

 

4. Converta esta forma em símbolo gráfico.

 

5. Clique no quadro 20 da linha de tempo e pressione F6 para criar um quadro-chave.

 

6. Mova a bolinha para baixo da cruz como mostra a imagem abaixo.

 

 

7. Aplique um Motion Twen entre o quadro 1 e o quadro 20 da linha de tempo.

 

 

8. Retorne a Scene 1.

 

9. Abra a biblioteca e insira o Clipe de filme no alto a esquerda do palco e teste seu filme com CTRL+ENTER, você verá que a bolinha desce continuamente.

 

10. Dê o nome de “bola” a instância.

 

 

11. Insira um botão no alto à direita do palco, você pode simplesmente desenhar um retângulo direto no palco, selecioná-lo e pressionar F8 para convertê-lo para botão.

 

12. Insira a Action abaixo no botão.

 

on (release)

      {

      duplicateMovieClip("bola", "bola2",1);

      }

 

13. Pressione CTRL+ENTER para testar, clique no botão, você perceberá que quando clica no botão o clipe de filme é duplicado na sua origem.

 

Exemplo 2 – Duplicando e posicionando

 

Você percebeu que no exemplo anterior a clip é duplicado na posição inicial do clip original, com a próxima Action vamos determinar em que lugar do palco irá aparecer a cópia. Vamos usar o mesmo arquivo.

 

1. Crie um novo arquivo no Flash com 400 pixels de largura e 250 pixels de altura.

 

 

2. Clique no menu Insert/New Symbol, escolha movie clip e OK.

 

 

3. Desenhe uma bola com 30 pixels de largura por 30 pixels de altura, um pouco acima da pequena cruz no meio da área de edição.

 

 

4. Converta esta forma em símbolo gráfico.

 

5. Clique no quadro 20 da linha de tempo e pressione F6 para criar um quadro-chave.

 

6. Mova a bolinha para baixo da cruz como mostra a imagem abaixo.

 

 

7. Aplique um Motion Twen entre o quadro 1 e o quadro 20 da linha de tempo.

 

 

8. Retorne a Scene 1.

 

9. Abra a biblioteca e insira o Clipe de filme no alto a esquerda do palco e teste seu filme com CTRL+ENTER, você verá que a bolinha desce continuamente.

 

10. Dê o nome de “bola” a instância.

 

 

11. Insira um botão no alto à direita do palco, você pode simplesmente desenhar um retângulo direto no palco, selecioná-lo e pressionar F8 para convertê-lo para botão.

 

12. Insira a Action abaixo no botão.

 

on (release)

      {

duplicateMovieClip("bola", "bola2",1)

setProperty("bola2",_y,"100");

setProperty("bola2",_x,"300");

}

 

Onde o primeiro setProperty define a posição Y e o segundo define a posição X. Use a ação acima, experimente e mude os valores de X e Y para ver com mais certeza que é você que altera a posição do clip duplicado.

 

Importante:

 

O valor de Y não pode exceder a altura do seu palco e o valor de X não pode exceder a largura do seu palco.

 

Exemplo 3 – Duplicando várias vezes com a instrução WHILE

 

Podemos usar também uma instrução WHILE para duplicar o clipe automaticamente várias vezes, e ai é que poderemos criar efeitos de chuva ou neve, ou qualquer coisa que você queira que se queira repetir várias vezes no palco aleatoriamente.

 

1. Crie um novo arquivo no Flash com 400 pixels de largura e 250 pixels de altura.

 

 

2. Clique no menu Insert/New Symbol, escolha movie clip e OK.

 

 

3. Desenhe uma bola com 30 pixels de largura por 30 pixels de altura, um pouco acima da pequena cruz no meio da área de edição.

 

 

4. Converta esta forma em símbolo gráfico.

 

5. Clique no quadro 20 da linha de tempo e pressione F6 para criar um quadro-chave.

 

6. Mova a bolinha para baixo da cruz como mostra a imagem abaixo.

 

 

7. Aplique um Motion Twen entre o quadro 1 e o quadro 20 da linha de tempo.

 

 

8. Retorne a Scene 1.

 

9. Abra a biblioteca e insira o Clipe de filme no alto a esquerda do palco e teste seu filme com CTRL+ENTER, você verá que a bolinha desce continuamente.

 

10. Dê o nome de “bola” a instância.

 

 

11. Insira um botão no alto à direita do palco, você pode simplesmente desenhar um retângulo direto no palco, selecioná-lo e pressionar F8 para convertê-lo para botão.

 

12. Insira a Action abaixo no botão.

 

on (release)

      {

      cont=1;

      while(cont<20)

            {

            _root.caixa.duplicateMovieClip("caixan"+cont,cont);

            _root["caixan"+cont]._y = random(250);

            _root["caixan"+cont]._x = random(400);

            _root["caixan"+cont]._yscale = random(100);

            _root["caixan"+cont]._xscale = random(100);

            _root["caixan"+cont]._alpha = random(100)

            cont += 1;

            }

      }

 

Onde:

 

» _y = random(250) – Define a posição Y aleatoriamente, 250 é a altura do nosso filme.

 

» _x = random(400) – Define a posição X aleatoriamente, 400 é a altura do nosso filme.

 

» _yscale = random(100) – Define aleatoriamente a altura do clipe de filme. Valores que variam entre 1% e 100%.

 

» _xscale = random(100) – Define aleatoriamente a largura do clipe de filme. Valores que variam entre 1% e 100%.

 

» _alpha = random(100) – Define aleatoriamente o alpha do clipe. Valores que variam entre 1% e 100%.

 

13. Para fazer com que a action seja executada automaticamente, apague o botão do palco e insira a action abaixo no primeiro quadro da linha de tempo.

 

      cont=1;

      while(cont<20)

            {

            _root.caixa.duplicateMovieClip("caixan"+cont,cont);

            _root["caixan"+cont]._y = random(250);

            _root["caixan"+cont]._x = random(400);

            _root["caixan"+cont]._yscale = random(100);

            _root["caixan"+cont]._xscale = random(100);

            _root["caixan"+cont]._alpha = random(100)

            cont += 1;

 

            }

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2025 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI