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FILTRO DE TUTORIAIS:


Botao Liga/Desliga para som no Flash

 

Vamos usar neste tutorial um recurso bastante comum em páginas feitas em Flash, um botão Liga e Desliga para som. São dois exemplos: um que exibe os dois botões. Stop e Play, para ligar e desligar a música e outro, com apenas um botão: enquanto a 3musica toca, é exibido somente o botão Stop, quando clicamos no botão a música para e é exibido o botão Play.

 

1. Crie um novo arquivo no Flash, com 400 pixels de largura e 250 pixels de largura.23

 

2. Importe um arquivo de música no formato MP3 ou WAV para sua biblioteca. Faça isto clicando em File/Import/Import to Library.

 

 

3. Clique no menu Insert/New Symbol, escolha a opção Movie Clip e dê o nome de “som”.

 

 

4. Neste movie clip crie mais uma camada, chame a camada superior de “ações” e a inferior de “botões”.

 

 

5. Dê um clique no primeiro quadro da camada ações digite a ação abaixo:

 

stop();

 

6. Clique no primeiro quadro da camada botões e desenhe dois botões no palco, um para ligar o som e outro para desligar o som. Este botão pode ser desenhado por nós ou podemos usar um dos botões da biblioteca de botões do próprio flash, para acessá-la clique no menu Window/Other panels/Common Libraries/Buttons como mostra a imagem abaixo.

 

 

7. Clique nas pastas dos grupos de botões e escolha. Arraste os botões que você escolher para o Stage. Posicione-os como mostrado abaixo.

 

 

8. Clique no segundo quadro da camada botoes e pressione F6 para criar um quadro chave.

 

9. Abra a biblioteca e arraste o som importado para o palco, certifique-se que você está apontado para o segundo quadro. Podemos usar a barra Properties para configurar a quantidade de vezes que este som irá tocar (o padrão é uma vez) ou selecionar a opção “Loop” para que ele toque sem parar.

 

 

10. Clique no quadro 1 da camada “botões”, selecione o botao “Play” e digite a ação abaixo para ele:

 

on (release)

       {

       gotoAndPlay(2);

       }

 

11. Clique no botão desliga e digite a action abaixo:

 

on (release)

          {

          stopAllSounds():

          }

 

Volte para o palco e insira o clipe de filme, teste sua aplicação.

 

Criando um botão comutador para ligar e desligar o som da página

 

Um botão comutador é aquele que tem duas funções, ou seja, o botão mostra a palavra “Play”, quando clicado o som começa a tocar e no lugar da palavra “Play” aparece a palavra “Stop”, podemos, é claro fazer isto com textos ou imagens. Para diferenciar mais um pouco do primeiro exemplo, vamos criar um clipe de filme que toque o som automaticamente quando a página for carregada e pare quando o Stop for pressionado.

 

1. Crie um novo arquivo no Flash, com 400 pixels de largura e 250 pixels de largura.

 

2. Importe um arquivo de música no formato MP3 ou WAV para sua biblioteca.

 

 

3. Clique no menu Insert/New Symbol, escolha a opção Movie Clip e dê o nome de “som”.

 

 

4. Neste movie clip crie mais uma camada, chame a camada superior de “ações” e a inferior de “botões”.

 

 

5. Dê um clique no primeiro quadro da camada ações digite a ação abaixo:

 

stop();

 

6. Arraste o som importado, da biblioteca para o palco.

 

 

7. Selecione a camada “botões” e desenhe um botão “Stop”, você pode usar a biblioteca de botões do Flash demonstrada acima ou desenhar seu próprio botão, para este exemplo vou usar a biblioteca de botões.

 

8. Anote o posicionamento X e Y deste botão, isto será necessário para posicionar, posteriormente, o “Play” no mesmo lugar.

 

 

9. Selecione este botão e digite a action abaixo.

 

on (release)

          {

          stopAllSounds():

          gotoAndStop(2);

          }

 

10. Clique no segundo quadro da camada “Ações”, pressione F7 para criar um quadro-chave em branco e digite a ação abaixo.

 

stop();

 

11. Clique no segundo quadro da camada botões, pressione F7 para criar um quadro-chave em branco.

 

 

12. Insira o botão ”Play” na mesma posição de X e Y que você anotou a pouco.

 

13. Selecione este botão e digite a action abaixo.

 

on (release)

     {

     gotoAndPlay(1);

     }

 

14. Retorne a Scene 1 e insira o seu clipe de filme no palco.

 

Usando Fade in e Fade out no som

 

Aplicamos o recurso Fade in em um som para que ele comece baixo e aumente gradativamente e Fade out para o contrário, ou seja, começar alto e terminar baixo, quando você for experimentar o Fade out, use um arquivo de som de pequena duração, para não ter de ouvir uma música inteira para verificar que no final dela o som vai diminuir gradativamente.

 

Testando

 

1. Abra o clipe de filme som.

 

2. Clique no quadro que você inseriu o som. E observe a paleta Properties.

 

 

3. Teste o seu clipe, você vai notar que o som começa baixo e vai aumentando gradativamente, faça o mesmo teste com Fade Out para ver a diferença, mas lembre-se da recomendação de um arquivo de som de curta duração, para que você não tenha de esperar o final da música para notar o Fade out.

 

4. Experimente também as outras opções da combo Effect.

 

Dicas

 

Temos de tomar cuidado com o tamanho dos arquivos de som que colocamos em nossa página, os arquivos de som são incorporados ao arquivo .SWF e fazem o tamanho do resultado final do nosso trabalho aumentar, uma boa idéia para quem quer colocar um som numa página é usar músicas do tipo “bate estaca”, estas musicas são repetitivas e podemos editar estas musicas com programas como o Sound Forge ou Cool Edit, para pegar apenas alguns segundos e montar um arquivo menor, quando inserimos este som no Flash, ligamos a opção Loop e ela toca ininterruptamente, como a música já é repetitiva ninguém nota que só está tocando um pedacinho.

 

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