NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisAlmirrivas : Oracle005
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Introdução ao Oracle - Parte I

 

Objetivos:

 

Este artigo mostra que além de utilizar a interface gráfica do Oracle Database 10g Express Edition você terá que utilizar algumas outras aplicações de comando de linha para conseguir manipular informações do banco de dados e gerenciar os diversos objetos deste banco. Utilitários como o SQL Command Line, Data Pump e SQL Loader.

 

Pré-requisitos:

 

Ter o Oracle 10g Database Express instalado.

 

Nota: Este tutorial faz parte do Curso: Oracle – Administração básica.

 

Sobre conexões locais e remotas

 

O Oracle Database 10g Express Edition suporta conexões através do SQL Command Line (SQL Plus) tanto localmente como remotamente através de uma rede  TCP/IP. O método a ser utilizado para conectar ao banco de dados Oracle Database 10g Express Edition depende de onde você esta tentando efetua-la, localmente ou remotamente. A conexão remota e a conexão local serão detalhadas nas  seções a seguir.

 

Sobre conexões locais

 

Conectar localmente ao Oracle Database 10g Express Edition significa que você esta executando o SQL Command Line (SQL Plus) no mesmo computador onde o Oracle Database 10g Express Edition foi instalado e esta sendo executado. Para conectar localmente você precisa apenas de um usuário e senha válidos do Oracle Database 10g Express Edition. Por exemplo, a figura abaixo mostra um usuário conectando ao Oracle Database 10g Express Edition com o SQL Command Line (SQL Plus) utilizando o comando connect e o usuário hr e a senha hr.

 

 

O Oracle Database XE Host Computer é o computador aonde o Oracle Database 10g Express Edition foi instalado e esta sendo executado.

 

Variáveis de ambiente

 

No ambiente Linux após conectar ao banco de dados você precisa definir uma série de variáveis  de ambientes, veremos isso mais adiante.

 

Sobre conexões remotas

 

Conectar remotamente significa executar o SQL Command Line (SQL Plus) em uma máquina que não é a máquina onde esta instalada o Oracle Database 10g Express Edition e iniciar uma conexão com o Oracle Database 10g Express Edition através da rede.

 

Software cliente Oracle

 

Um computador remoto precisa ter um software cliente Oracle instalado. É através do software cliente Oracle que o SQL Command Line (SQL Plus) conecta ao banco de dados. O Oracle Database 10g Express Edition aceita conexão através de um dos seguintes software clientes Oracle:

 

» Oracle Database Express Edition Client (Oracle Database XE Client)

 

Quando você instalado o Oracle Database 10g Express Edition o Oracle Database 10g Express Edition Client é instalado junto com ele. Você pode instalar o Oracle Database 10g Express Edition Client separadamente para acesso ao Oracle Database 10g Express Edition através do link abaixo:

 

http://www.oracle.com/technology/xe

 

» Instant Client

 

O Instant Client esta disponível em:

 

http://www.oracle.com/technology/tech/oci/instantclient/instantclient.html

 

» Oracle Client Software for Oracle Database Enterprise Edition ou standard Edition (Todas as seguintes releases do Oracle são suportadas 8, 8i, 9i e 10g)

 

Connect Strings

 

Para conectar remotamente você vai precisar não somente de um usuário e senha mas de uma completa string Oracle Net de conexão. Além do usuário do banco de dados e da senha você irá precisar do nome ou IP do computador que tem o Oracle Database 10g Express Edition instalado e que você deseja conectar, a porta TCP/IP e o nome do serviço. Estes parâmetros adicionais são necessários para que o Oracle Net possa buscar o host (computador que tem o Oracle Database 10g Express Edition) correto e conectar ao banco de dados.  A Oracle Net connect string segue o seguinte formato:

 

username/password@[//]host[:port][/service_name]

 

Onde:

 

» // é opcional

 

» host é o nome ou IP do computador que possui o Oracle Database 10g Express Edition instalado e ao qual você deseja se conectar

 

» port (opcional) e o número da porta TCP  que o Oracle Net Listener esta “escutando”. Se não for especificada a porta 1521 será assumida.

 

» service_name (opcional) e o nome do serviço de banco de dados que você deseja conectar. Para o Oracle Database 10g Express Edition o nome do serviço é XE. Se o service_name for omitido o Oracle Database 10g Express Edition Cliente faz a requisição ao default database service que foi configurado durante a instalação do XE.

 

Observação importante: Somente o Oracle Database 10g Express Edition Client suporta a noção de default database service. Se você conectar ao Oracle Database 10g Express Edition utilizando outro cliente Oracle  você precisa incluir o nome de serviço XE.

 

Por exemplo, a figura abaixo mostra um usuário conectando remotamente  com o SQL Command Line (SQL Plus) digitando o comando connect e incluindo a string de conexão com os seguintes parâmetros:

 

» username: hr

 

» password: hr

 

» host name: dbhost.xyz.com

 

Esta string conecta ao default database service (XE) através da porta defaulr (1521).

 

 

Remote computer with Oracle Database XE Cliente é o computador que será utilizado para conectar remotamente ao computador onde esta o servidor do Oracle Database 10g Express Edition (Oracle Database XE Host Computer – dbhost.xyz.com).

 

Variáveis de ambiente

 

No ambiente Linux após conectar ao banco de dados você precisa definir uma série de variáveis  de ambientes, veremos isso mais adiante.

 

Exemplo de conexões remotas

 

Abaixo veremos alguns exemplos de string de conexão ao Oracle Database 10g Express Edition o Oracle Database XE esta rodando no host mydbserver.mydomain.com.

 

Exemplo 1

 

Este exemplo faz a conexão utilizado a porta padrão

 

CONNECT system/mypassword@mydbserver.mydomain.com

 

Exemplo 2

 

O exemplo a seguir não usa a porta padrão

 

CONNECT system/mypassword@mydbserver.mydomain.com:1522

 

Exemplo 3

 

O exemplo a seguir usa a porta padrão e um nome opcional para o nome do serviço.

 

CONNECT system/mypassword@mydbserver.mydomain.com/XE

 

Definindo variáveis de ambiente

 

O SQL Command Line (SQL Plus) captura do ambiente uma série de informações para que possa ser executado com sucesso. Estas informações são armazenadas em variáveis de ambiente do sistema operacional.

 

Definindo as variáveis de ambiente na plataforma Windows

 

No ambiente Windows as variáveis de ambiente são tem seus valores armazenados no registro do Windows e são definidas automaticamente pra você.

 

Definindo as variáveis de ambiente na plataforma Linux

 

No Linux após executar o SQL Command Line (SQL Plus) ou outro utilitário Oracle na linha de comando é necessário definir os valores das variáveis de ambiente.O procedimento para definir estas variáveis vai depender da forma que você esta se conectando ao Oracle Database 10g Express Edition, local ou remotamente.

 

Definindo as variáveis de ambientes para conexão local

 

Para definir os valores das variáveis de ambiente para conexão local no Linux utilize um dos comandos abaixo.

 

No Bourne, Kourn ou Bash Shell:

 

source /usr/lib/oracle/xe/app/oracle/product/10.2.0/server/bin/oracle_env.sh

 

No C Shell:

 

source /usr/lib/oracle/xe/app/oracle/product/10.2.0/ server/bin/oracle_env.ch

 

Observação importante: Não é necessário definir os valores das variáveis de ambiente quando se executa o SQL Command Line (SQL Plus) através do K Menu (KDE) ou do menu Applications (Gnome)

 

Definindo as variáveis de ambientes para conexão remota

 

Para definir os valores das variáveis de ambiente para conexão remota no Linux utilize um dos comandos abaixo.

 

No Bourne, Kourn ou Bash Shell:

 

source /usr/lib/oracle/xe/app/oracle/product/10.2.0/client/bin/oracle_env.sh

 

No C Shell:

 

source /usr/lib/oracle/xe/app/oracle/product/10.2.0/client/bin/oracle_env.ch

 

Conectando localmente com o SQL Command Line

 

Conectar localmente ao Oracle Database 10g Express Edition significa que você esta executando o SQL Command Line (SQL Plus) no mesmo computador onde o Oracle Database 10g Express Edition foi instalado e esta sendo executado. Há duas formas de iniciar uma conexão remota com o SQL Command Line:

 

» A partir do desktop

 

» A partir de uma sessão de terminal (Linux) ou linha de comando (Windows)

 

Iniciando o SQL Command Line do Desktop

 

Para iniciar  o SQL Command Line do desktop e conecta-lo localmente a um banco de dados  siga as instruções abaixo:

 

1. Faça um dos seguintes passos:

 

» No Windows: Clique no botão Iniciar, clique em Programas (Todos os programas), clique em Oracle Database 10g Express Edition e em seguida clique em Run SQL Command Line.

 

» No Linux utilizando o Gnome: No menu applications clique em Oracle Database 10g Express Edition e em seguida clique em Run SQL Command Line.

 

» No Linux utilizando o KDE: No menu K Menu clique em Oracle Database 10g Express Edition e em seguida clique em Run SQL Command Line.

 

A janela do SQL Command Line (SQL Plus) será executada.

 

2. No prompt do SQL Command Line (SQL Plus) entre com o seguinte comando

 

CONNECT username/password

 

Por exemplo, para conectar com o usuário HR que usa a senha PEOPLE entre com o seguinte comando:

 

CONNECT HR/PEOPLE

 

Iniciando o SQL Command Line (SQL Plus) através de uma sessão de terminal (Linux) ou da linha de comando (Windows)

 

Para iniciar o SQL Command Line (SQL Plus) em uma sessão de terminal no Linux ou em uma linha de comando no Windows siga as instruções abaixo:

 

1. Se ainda não tiver aberto, abra uma sesão de terminal no Linux ou a linha de comando do Windows

 

2. Somente para Linux: Defina as variáveis de ambiente conforme descrito na seção Definindo as variáveis de ambiente na plataforma Linux

 

3. Entre com o seguinte comando na linha de comando

 

sqlplus /nolog

 

4. No prompr do SQL Command Line (SQL Plus) digite o seguinte comando

 

connect username/password

 

Por exemplo para conectar usando o usuário HR e a senha PEOPLE entre com o seguinte comando:

 

connect HR/PEOPLE

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Essential SSL

    Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI