NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisAlmirrivas : Oracle003
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Introdução ao Oracle - Parte I

 

Objetivos:

 

Neste artigo iremos falar um pouco sobre o modelo de banco de dados relacional e sobre como acessar o Database Home Page e como usar a interface gráfica do Oracle Database XE. Iremos mostrar como acessar o database home do seu desktop, acessar o seu database home através do seu navegador por um usuário local e acessar o database home através de um navegador remotamente.

 

Pré-requisitos:

 

Ter o Oracle instalado.

 

Nota: Este tutorial faz parte do Curso: Oracle – Administração básica

 

O modelo relacional

 

O modelo relacional foi criado por Edgar Frank Cood em 1970 e foi descrito no artigo Relational Model of Data for Large Shared Data Banks.

 

Para que um banco de dados seja considerado relacional ele deve seguir as 12 regras definidas por E.F.Cood, a saber:

 

1. Todas as informações em um banco de dados são de forma explícita no nível lógico e exatamente em apenas uma forma – por valores em tabelas.

 

2. Cada um em qualquer valor atômico (datum) em um banco de dados relacional possui a garantia de ser logicamente acessado pela combinação de nome de tabela, do valor da chave primária e do nome da coluna.

 

3. Valores nulos devem ser suportados de forma sistemática e independente do tipo de dado para representar informações inexistentes e informações inaplicáveis.

 

4. A descrição do banco de dados é representada no nível lógico da mesma forma que os dados ordinários, permitindo que os usuários autorizados utilizem a mesma linguagem relacional aplicada aos dados regulares.

 

5. Um sistema relacional pode suportar várias linguagens e várias formas de recuperação de informações. Entretanto, deve haver pelo menos uma linguagem, com uma sintaxe bem definida e expressa por conjuntos de caracteres, que suporte de forma compreensiva todos os seguintes itens: definição de dados, definição de "views", manipulação de dados (interativa e embutida em programas), restrições de integridade, autorizações e limites de transações (begin, commit e rollback).

 

6. Todas as "views" que são teoricamente atualizáveis devem também ser atualizáveis pelo sistema.

 

7. A capacidade de manipular um conjunto de dados (relação) através de um simples comando deve-se estender às operações de inclusão, alteração ou exclusão de dados.

 

8. Programas de aplicação permanecem logicamente inalterados quando ocorrem mudanças no método de acesso ou na forma de armazenamento físico.

 

9. Mudanças nas relações e nas views provocam pouco ou nenhum impacto nas aplicações.

 

10. As aplicações não são afetadas quando ocorrem mudanças nas regras de restrições de integridade.

 

11. As aplicações não são logicamente afetadas quando ocorrem mudanças geográficas dos dados.

 

12. Se um sistema possui uma linguagem de baixo nível, essa linguagem não pode ser usada para subverter as regras de integridades e restrições definidas no nível mais alto.

 

Introdução ao Oracle

 

O Oracle Database Express Edition (Oracle Database XE) é uma edição do banco de dados Oracle que é gratuita, fácil de instalar e fácil de gerenciar. Ideal para desenvolvedores estudantes e todos aqueles que pretendem estudar a tecnologia Oracle.

 

O Oracle Database XE permite que você utilize uma interface intuitiva baseada em navegador web para as seguintes ações:

 

» Administrar o banco de dados.

» Criar tabelas, views e outros objetos de banco de dados.

» Importa e exportar e visualizar dados de tabelas.

» Executar queries e SQL scripts.

» Gerar relatórios.

 

O Oracle Database Express inclui o Oracle Applications Express release 2.21 que é uma interface gráfica para desenvolvimento de aplicações baseadas na Web. Além do Oracle Applications Express Release 2.21 você poderá usar as linguagens e ferramentas Oracle ou de terceiros para desenvolvimento de diversas aplicações utilizando o Oracle Database Express Edition.

 

O Oracle Database Express Edition possui as seguintes ferramentas de linha de comando:

 

» SQL Command Line (SQL Plus) para execução de comandos SQL e PL/SQL e execução de scripts.

 

» SQL Loader para carregar dados em um banco de dados.

 

» Data Pump e utilitário de importação e exportação de dados.

 

Acessando a Database Home Page

 

O Oracle Database Express Edition possui uma interface baseada em navegadores web que permite ao usuário administrar o banco de dados, executar scripts, queries, criar aplicações Web e muito mais. O ponto de partida desta ferramenta é a Database Home Page.

 

 

Observação importante: Após a instalação a Database Home Page estará ativa apenas no computador onde o Oracle Database Express Edition foi instalado, o computador local. Veremos como disponibilizar esta página para acesso remoto mais adiante.

 

Os ícones da Database Home Page têm as seguintes funções:

 

» Administration – Gerenciar as contas de usuários, Gerenciar a memória, capacidade de armazenamento e conexões de rede, monitorar as atividades do banco de dados e visualizar as        informações de configuração.

 

» Object Browser – Visualizar, criar, modificar e apagar objetos de banco de dados. Usar o PL/SQL editor para editar e compilar pacotes, procedures, funções e triggers tendo a vantagem de usufruir de um relatório de erros.

 

» SQL - Acesso as seguintes ferramentas SQL:

 

- SQL Commands – Executar comandos SQL e blocos anônimos de PL/SQL. Rodar os scripts e salvar as queries.

 

- SQL Scripts - Criar, editar, visualizar, executar e apagar arquivos de scripts. Realizar o upload e o download de scripts para o seu sistema de arquivos local.

 

- Query Builder – Com pouco ou nenhum conhecimento SQL você poderá criar queries utilizando uma interface gráfica. Visualizar resultados formatados desta queries e salva-las.

 

» Utilities – Carregar e descarregar dados, gerar DDL, visualizar objetos de relatórios e restaurar objetos apagados do banco de dados.

 

Observação importante: Quando você logar do Database Home Page com um usuário diferente do SYSTEM um outro ícone chamado Application Builder será exibido.

 

Este ícone permite que você crie aplicações Oracle no Database Express Edition.

 

Acessando a Database Home Page da sua área de trabalho

 

Para acessar a Database Home Page da sua área de trabalho execute os seguintes passos:

 

1. Um dos seguintes passos abaixo:

 

» No Windows: Clique no botão Iniciar, clique em Programas (ou Todos os programas), clique em Oracle Database 10g Express Edition e selecione Go To Database Home Page.

 

» No linux, utilizando o Gnome: No menu Applications, clique em Oracle Database 10g Express Edition e selecione Go To Database Home Page.

 

» No linux, utilizando o KDE: Clique no ícone do K menu, clique em Oracle Database 10g Express Edition e selecione Go To Database Home Page.

 

2. Quando a página de login aparecer faça sua autenticação no banco de dados utilizando um usuário e senha válidos.

 

Para autenticar como administrador, utilize o usuário SYSTEM e a senha que você definiu durante a instalação do Oracle Database Home Express Edition.

 

Acessando a Database Home Page com o seu navegador – Usuário local

 

Para acessar o Database Home Page do seu navegador do mesmo computador que você instalou o Oracle Database Express Edition:

 

1. Na linha de endereço do seu navegador digite o seguinte endereço:

 

http://127.0.0.1:port/apex

 

Onde port é o número da porta TCP para requisições HTTP. O valor padrão é 8080. Você pode trocar este valor durante a instalação.

 

Por exemplo, se você instalou o Oracle Database Express Edition com porta padrão você pode acessar a Database Home Page através da URL:

 

http://127.0.0.1:8088/apex

 

2. Quando a página de login aparecer digite um usuário e senha válidos para acessar ao banco de dados.

 

Para autenticar como administrador, utilize o usuário SYSTEM e a senha que você definiu durante a instalação do Oracle Database Home Express Edition.

 

Acessando a Database Home Page com o seu navegador – Usuário remoto

 

Observação importante: Para acessar o banco de dados remotamente você precisa ativar o acesso remoto.

 

Para acessar o Database Home Page remotamente pelo seu navegador siga os seguintes passos:

 

1. Digite na barra de endereço do seu navegador a seguinte URL:

 

http://host:port/apex

 

Onde:

 

» host é o nome do servidor ou o endereço IP do computador onde o Oracle Database Express Edition esta instalado.

 

» port é o número da porta TCP que recebe a requisição HTTP. O valor padrão é 8080. Você pode mudar este valor durante a instalação do Oracle Database Express Edition.

 

Por exemplo, se você instalou o Oracle Database Express Edition em um computador com o nome de myhost.mydomain.com e instalou utilizando a porta padrão o endereço da Database Home Page  será: http://myhost.mydomain.com:8080/apex

 

2. Quando a página de login aparecer use um usuário válido e senha para acessar a página.

 

Para autenticar como administrador, utilize o usuário SYSTEM e a senha que você definiu durante a instalação do Oracle Database Home Express Edition.

 

Buscando ajuda

 

Você pode acessar o Help on-line sensitivo ao contexto através de uma das seguintes maneiras:

 

» Para ajuda sobre a página corrente do Database Home Page clique no ícone Help localizado no canto superior direito da página.

 

A janela de ajuda será aberta. Além da ajuda referente a página de origem você poderá navegar pelos tópicos de ajuda no painel do lado esquerdo da janela.

 

A facilidade de busca também poderá ser utilizada para que você busque qualquer palavra no Help on line.

 

» Para ajuda sobre um campo individual posicione o curso sobre a descrição do campo (label do campo) se a descrição tornar-se vermelha e o cursor mudar para uma “mãozinha” há uma ajuda disponível para aquele campo. Clique sobre a descrição para ver a ajuda.

 

» Para utilizar a ajuda do Oracle Database Express Edition quando não estiver utilizando a interface gráfica faça o seguinte:

 

- No Windows: Clique no botão Iniciar, clique em Programas ou em Todos os programas, clique em Oracle Database 10g Express Edition, clique em Get Help e em seguida clique em Read Online Help.

 

- No linux utilizando o Gnome: No menu Applications, clique em Oracle Database 10g Express Edition e selecione Get Help e em seguida clique em Read On Line Help.

 

- No linux utilizando o KDE: No menu K, clique em Oracle Database 10g Express Edition e selecione Get Help e em seguida clique em Read On Line Help.

 

Bibliografia

 

A escolha de um banco de dados relacional, João Roberto da Cunha.

Oracle Database, Oracle.com

Oracle Dabatase Express Edition – 2 Day DBA, Oracle.com

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Essential SSL

    Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI