NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisAlexsantos : Ooplanilha020
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Open Office Planilha – Parte 20

 

Objetivos:

 

Esta é a Parte 19 de uma série de tutoriais sobre Open Office Planilha . Nesta série de tutoriais você aprenderá sobre a instalação, configuração e o uso dos principais recursos do programa. Você aprenderá desde ao acesso à planilha até algumas funções principais de planilhas simples de controle pessoal.

 

Pré-requisitos:

 

Nenhum.

 

Nota:

 

Este tutorial faz parte do Curso: Open Office Planilha – Criação e Utilização. Este curso terá seis módulos, com 10 lições por módulo e estará disponível para aquisição brevemente, por apenas R$ 20,00 para envio através de Download ou por R$ 30,00 para envio através de CD. Para saber como adquirir este curso, Clique Aqui.

 

Open Office Planilha – Parte 20

 

"A obra-prima é uma variedade do milagre."

 

- Autor Desconhecido

 

Nesta  parte do tutorial de Open Office Planilha (Calc) veremos como utilizar o recurso de Referência de Células e as suas principais operações.

 

Acessando o Programa;

 

1. Primeiramente vamos selecionar desde a linha A1 até a Linha B2;

 

 

2. Endereços e Referências, Absolutas e Relativas

 

Endereço Relativo

 

A célula na coluna A, linha 1 é endereçada como A1. Você pode endereçar um intervalo de células adjacentes inserindo primeiramente as coordenadas da célula superior esquerda da área e, em seguida, dois-pontos seguidos das coordenadas da célula inferior direita. Por exemplo, o quadrado formado pelas primeiras quatro células no canto superior esquerdo é endereçado como A1:B2.

 

Ao endereçar uma área dessa maneira, você está fazendo uma referência relativa a A1:B2. Relativa aqui significa que a referência para essa área será ajustada automaticamente quando você copiar as fórmulas.

 

Endereço Absoluto

 

Referências absolutas são o oposto de endereço relativo. Um sinal de dólar é colocado antes de cada letra e número em uma referência absoluta, por exemplo, $A$1:$B$2.

 

O pode converter a referência atual, na qual o cursor está posicionado na linha de entrada, de relativa para absoluta e vice versa pressionando Shift +F4. Se você começar com um endereço relativo, como A1, na primeira vez que pressionar essa combinação de teclas, a linha e a coluna serão definidas como referências absolutas ($A$1). Na segunda vez, somente a linha (A$1) e na terceira vez somente a coluna ($A1). Se você pressionar a combinação de teclas novamente, as referências de coluna e de linha são trocadas para relativas novamente (A1)

 

O Calc mostra as referências para uma fórmula. Se você clicar na fórmula =SOMA(A1:C5;D15:D24) em uma célula, por exemplo, as duas áreas referenciadas na planilha serão realçadas em cores. Por exemplo, o componente de fórmula "A1:C5" pode aparecer em azul e o intervalo em questão possuir uma borda no mesmo tom de azul. O próximo componente de fórmula "D15:D24" pode estar marcado em vermelho da mesma maneira.

 

Quando Utilizar Referências Relativas e Absolutas

 

O que distingue uma referência relativa? Digamos que você queira calcular na célula E1 a soma das células no intervalo A1:B2. A fórmula a ser inserida em E1 seria: =SOMA(A1:B2). Se mais tarde você decidir inserir uma nova coluna na frente da coluna A, os elementos a serem adicionados estariam em B1:C2 e a fórmula estaria em F1, e não em E1. Após inserir a nova coluna, você teria que verificar e corrigir todas as fórmulas na planilha e, possivelmente, nas outras planilhas.

 

Felizmente, o faz esse trabalho para você. Após a inserção de uma nova coluna A, a fórmula =SOMA(A1:B2) será automaticamente atualizada para =SOMA(B1:C2). Os números de linha também serão automaticamente ajustados quando uma nova linha 1 for inserida. As referências absolutas e relativas serão sempre ajustadas no Calc toda vez que a área referenciada for movida. Tenha cuidado se você estiver copiando uma fórmula, pois nesse caso somente as referências relativas serão ajustadas, as referências absolutas não serão.

 

Referências absolutas são utilizadas quando um cálculo se refere a uma célula específica na planilha. Se uma fórmula que refere-se exatamente a essa célula for copiada para uma célula abaixo da célula original, a referência também será movida para baixo se você não definir as coordenadas da célula como absolutas.

 

As referências também poderão ser alteradas quando uma fórmula existente, que se refere a células específicas, for copiada para outra área na planilha, exceto quando novas linhas e colunas forem inseridas. Imagine que você inseriu a fórmula =SOMA(A1:A9) na linha 10. Para calcular a soma referente à coluna adjacente à direita, copie essa fórmula para a célula à direita. A cópia da fórmula na coluna B será automaticamente ajustada para =SOMA(B1:B9).

 

3. Agora vamos ver a referência de uma célula na Planilha 1 para a Planilha 2;

 

 

 

 

4. Já na Planilha 2 vamos relacionar o Preço do dólar na Planilha 1 e aproveitá-lo de modo que não precise digitar novamente;

 

 

 

6. Já na Planilha 2 escolha a opção Colar Especial para a célula B6 Selecionada, (Clicando-se com o botão DIREITO) daí  marque a opção VINCULAR na janela que irá se abrir, daí têm-se o seguinte – Clique em OK (Marque Sim na tela seguinte);

 

 

Conclusão:

 

Nesta parte do tutorial, mostrei como utilizar o recurso de Referências de Células e Referências Absolutas e Relativas. Também descrevi exatamente  o recurso de Vincular o valor de uma célula para ser vinculada a outra célula de outra planilha.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Essential SSL

    Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI