NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalFabianoArtigos : Wins_introducao_2003
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Windows Server 2003

Introdução ao WINS

 

Autor: Fabiano de Santana

Certificações: MVP – MCSA 2000/2003 Security – MCSE 2000/2003 Security – ITIL Foundation
Data de criação: 10/12/2008

 

Introdução

 

Os nomes NetBIOS são utilizados por alguns sistemas operacionais Windows para identificar um determinado computador em uma rede. Os nomes NetBIOS possuem 16 bytes de comprimento, porém o último caractere identifica exclusivamente cada serviço que utiliza o nome de computador para criar seu nome NetBIOS.

 

Os nomes NetBIOS são registrados dinamicamente quando computadores e serviços são inicializados e quando os usuários fazem logon. É possível registrar um nome NetBIOS como um nome exclusivo, que mapeia para um único endereço, ou como um nome de grupo, que mapeia para vários endereços.

 

A resolução de nomes NetBIOS mapeia um nome NetBIOS para um determinado endereço IP. Ou seja, dado um nome NetBIOS, a resolução de nomes tentará localizar o endereço IP associado com esse nome. A implementação do TCP/IP desenvolvida pela Microsoft, utiliza os seguintes métodos para a resolução de nomes NetBIOS:

  • Cache de nomes NetBIOS: é o cache do computador local de cada cliente. Armazena os nomes NetBIOS resolvidos pelo cliente recentemente.
  • Servidor de nomes NetBIOS (WINS): é o servidor que oferece suporte para a resolução de nomes NetBIOS.
  • Difusão local (Broadcast): é enviado um broadcast na rede local tentando localizar o computador de destino.
  • Arquivo Lmhosts: é um arquivo localizado localmente em cada computador cliente, que mapeia os endereços IPs para nomes de computador NetBIOS.

Resolução de nomes de host

 

Os nomes de host são utilizados pelo Windows Server 2003, Windows 2000 e Windows XP para identificar um determinado computador em uma rede. O DNS possui um espaço de nomes hierárquico, diferente dos nomes NetBIOS, que utilizam um espaço de nome plano. Os nomes de host podem conter até 255 caracteres.

 

A resolução de nomes de host mapeia um nome de host para um determinado endereço IP. Ou seja, dado um nome de host, a resolução de nomes tentará localizar o endereço IP associado com esse nome. A implementação do TCP/IP desenvolvida pela Microsoft, utiliza os seguintes métodos para a resolução de nomes de host:

  • Arquivo host: é um arquivo localizado localmente em cada computador cliente, que mapeia os endereços IPs para nomes de host.
  • Servidor DNS: é um servidor que mantém um banco de dados de mapeamentos de endereço IP para nome de computador.
  • Cache de nomes DNS: é o cache do computador local de cada cliente. Armazena os nomes de host resolvidos pelo cliente recentemente.

WINS – Windows Internet Name Services

 

O WINS é um serviço de resolução de nomes NetBIOS. É mantido até hoje por questões de compatibilidade com versões anteriores ao Windows 2000 e aplicativos que necessitam de resolução de nomes NetBIOS. A resolução de nomes consiste em, a partir de um nome, localizar o endereço IP, ou vice-versa.

 

Esse serviço só pode ser instalado em sistemas operacionais Windows para servidor (Windows 2000 Server, Windows Server 2003, Windows Server 2008).

 

O WINS permite que os clientes registrem dinamicamente, durante sua inicialização, seu nome NetBIOS e endereço IP. O WINS armazena essas informações de cada cliente, para que possa fornecer a resolução de nomes.

 

O WINS possui um espaço de nomes plano (flat), sem domínio e sem hierarquia, diferente do DNS, onde temos um espaço de nomes hierárquico.

 

Os nomes NetBIOS podem ter até 16 caracteres, sendo que o último é reservado para uso do sistema operacional.

 

Abaixo, algumas características do WINS:

  • Para que os clientes possam utilizar um servidor WINS para fazer a resolução de nomes, o endereço do servidor WINS deverá ser configurado nos clientes. Essa configuração pode ser feita manualmente ou através do servidor DHCP e em ambos os casos, podemos informar mais de um endereço de servidores WINS que serão utilizados.
  • Com a utilização do WINS, um menor tráfego de broadcast para resolução de nomes é gerado na rede. Caso os clientes que dependem do WINS não estejam configurados com o endereço IP do servidor WINS, será gerado um tráfego de broadcast na rede. Como já sabemos, os roteadores bloqueiam o trafego de broadcast. Com isso, a resolução de nomes de servidores que se encontram em outras sub-redes não será possível.
  • Diminui a necessidade da utilização do arquivo Lmhosts. Esse arquivo contém entradas utilizadas para resolução de nomes e está localizado na pasta %systemroot%\system32\drivers\etc.
  • Podemos utilizar o recurso de replicação entre servidores WINS que estão localizados em redes diferentes.
  • Podemos também integrar o WINS com o DNS, para que o WINS possa resolver nomes que o DNS não conseguiu resolver.

Exemplo prático – Configurar o endereço do servidor WINS no cliente.

  • Abra o Painel de Controle.
  • Clique em Conexões de rede.
  • Clique com o botão direito sobre o adaptador de rede e selecione a opção Propriedades.
  • Clique em Protocolo TCP/IP e depois em Propriedades.
  • Clique em Avançado.
  • Clique na aba WINS.
  • Clique em Adicionar e informe o endereço IP do servidor WINS. Lembramos que podem ser informados vários endereços de servidores WINS.

Figura 1 – Adicionar endereço IP do servidor WINS

 

O WINS é suportado pelos seguintes clientes:

  • MS-DOS com LAN Manager versão 2.2c.
  • MS-DOS com Cliente de Rede Microsoft versão 3.
  • Windows 3.11.
  • Windows 95/98/ME.
  • Windows NT 3.5 ou superior.
  • Windows 2000/2003.
  • Clientes Linux e UNIX, rodando o serviço Samba.

Caso o cliente não possa registrar seu nome e endereço IP no WINS, deveremos criar uma entrada estática no WINS, para que os recursos desse cliente possam ser acessados.

 

Os clientes WINS utilizam diferentes métodos para a resolução de nomes NetBIOS. Apresentamos abaixo esses diferentes métodos:

  • b-node: com este método, a resolução de nomes é feita somente por broadcasts. Caso não exista um servidor WINS na rede ou o cliente não possua o endereço IP de um servidor WINS configurado nas propriedades do TCP/IP, esse será o método padrão para resolução de nomes.
  • p-node: com este método, a resolução de nomes é feita somente por um servidor WINS. Caso o WINS não consiga resolver o nome, o cliente não tentará outro método.
  • m-node: com este método, a resolução de nomes é feita por broadcasts. Caso não consiga resolver um nome, utilizará um servidor WINS.
  • h-node: com este método, a resolução de nome é feita por um servidor WINS. Caso não consiga resolver um nome, utilizará broadcasts.

Conclusão

 

É isso pessoal, espero que este artigo seja útil para todos. Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste artigo, ou para enviar sugestões sobre novos tutoriais que você gostaria de ver publicado neste site, entre com contato através de e-mail: fabianodesantana@terra.com.br. ou contato@fabianosantana.com.br.
_____________________________________________________________________________

Fabiano de Santana, bacharelado em Análise de Sistemas, trabalha com TI a mais de 7 anos. Atualmente é membro do time de Windows Security da IBM Brasil. Realizou vários projetos, entre eles implementação do WSUS, migração de correio eletrônico, implementação do ISA Server 2004, implementação de Lotus Notes, implementação de políticas de segurança, entre outros. Possui as certificações MCP, MCSA / MCSE 2000 Security, MCSA 2003 Security, MCSE 2003, Itil Foundation e IBM Certified System Administrator – Lotus Notes and Domino 7.

Autor de ebooks e artigos em parceria com o Julio Battisti há mais de 2 anos, moderador do Fórum de Windows e Certificações do site www.juliobattisti.com.br. Autor de artigos para o Technet Brasil e iMasters. Atua também como professor e autor de cursos para o site iPED.

Visite o site do autor: www.juliobattisti.com.br/fabiano

UNIVERSIDADE DO WINDOWS SERVER E AD

UNIVERSIDADE PRÁTICA DO WINDOWS SERVER E DO ACTIVE DIRECTORY - Planejamento, Instalação, Configurações, Administração e Segurança no Windows Server: 2019, 2016, 2012 e 2008.

Acesso Vitalício, Novas Aulas toda Semana, Suporte à Dúvidas e Certificado de Conclusão.

Para Todos os Detalhes, Acesse:

 

Universidade do Windows Server e do Active Directory - Curso Completo de Windows Server 2019, Windows Server 2016, Windows Server 2012, Windows Server 2008 e Active Directory - Curso Prático e Profissionalizante de Windows Server

 

Universidade do Windows Server e do Active Directory - Curso Completo de Windows Server 2019, Windows Server 2016, Windows Server 2012, Windows Server 2008 e Active Directory - Curso Prático e Profissionalizante de Windows Server

https://juliobattisti.com.br/windows-server-curso-completo.asp

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI