NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalFabianoArtigos : Certmcsa2000
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

:: PÁGINA DO FABIANO :: MANUAIS E SIMULADOS :: ARTIGOS E TUTORIAIS

 

Você está aqui: Principal » Fabiano » Artigos

 

CERTIFICAÇÃO MCSA WINDOWS 2000

 

Autor: Fabiano de Santana

Certificações: MCP – MCSA 2000/2003 – MCSE 2000

 

Talvez a maior dificuldade para os iniciantes na carreira MCSA em Windows 2000 seja saber quais exames prestar e qual sistema operacional devem estudar. Windows 2000 Professional ou Windows 2000 Server? Apesar da Microsoft disponibilizar um grande número de informações em seu site, os candidatos à certificação precisam trocar idéias com profissionais que já possuem alguma certificação para esclarecerem eventuais dúvidas. O site da Microsoft que disponibiliza todas as informações sobre certificações é o seguinte:

  • http://www.microsoft.com/brasil/certifique/

Nosso intuito com esse artigo é ajudar os iniciantes com essas possíveis dúvidas. Falaremos sobre os exames dessa certificação, tão cobiçada pelos profissionais de TI. Darei também algumas dicas sobre por onde começar e quais exames seriam interessantes fazer, não pensando somente no MCSA, mais sim em certificações adicionais, como por exemplo: MCSE. E para começar, o que é MCSA?

 

O QUE É MCSA?

 

Nada melhor que a definição da própria Microsoft:

 

“A certificação de Microsoft Certified Systems Administrator (MCSA) foi desenvolvida para profissionais que implementam, gerenciam e solucionam problemas em sistemas baseados no Windows Server 2003 e em Windows 2000. As responsabilidades de implementação incluem a instalação e a configuração de componentes de sistemas. As responsabilidades de gerenciamento incluem a administração e o suporte a sistemas”.

 

Ou seja, o MCSA (Microsoft Certified Systems Administrator)  é um profissional Administrador de Redes, provavelmente de nível Junior, que também atua como um Analista de Suporte. De acordo com a definição acima, esse profissional deverá implementar, gerenciar e solucionar problemas relacionados com o Windows 2000 ou 2003.

 

Acima do profissional MCSA existe o profissional MCSE, que é um profissional mais completo, ou seja, é o “cara” da infra-estrutura de uma rede Windows. Ele deve conhecer profundamente todos os serviços do Windows 2000 ou 2003, como: DHCP, DNS, WINS, RRAS, Active Directory,  entre outros. Esse profissional é responsável por analisar as necessidades corporativas, projetar e implementar a infra-estrutura para soluções comerciais baseadas na plataforma do Microsoft Windows® 2000 ou 2003 e servidores Microsoft.

 

Gostaria de deixar bem claro que podem existir grandes profissionais Administradores de Redes que possuem apenas a certificação MCSA, ou não possuem nenhuma certificação. A certificação apenas comprova que o profissional domina determinadas ferramentas e isso não quer dizer que para dominar uma ferramenta o profissional deve ser certificado. A certificação é apenas um diferencial.

 

POR ONDE COMEÇAR

 

O maior erro que vejo é o seguinte: os profissionais começam a fazer os exames ou treinamentos sem mesmo saber de quais certificações esse exame ou treinamento faz parte. Ele só vai atrás de maiores informações depois de ter concluído vários treinamentos, ou prestado vários exames. Do meu ponto de vista isso é um grande erro. As pessoas somente devem realizar o primeiro treinamento ou prestar o primeiro exame depois de saberem exatamente qual certificação querem alcançar, e mais que isso, quais serão os exames eletivos e certificações adicionais desejam alcançar, como por exemplo: MCSA Security, MCSA Messaging, entre outras.

 

A pergunta inicial que o candidato deverá responder é a seguinte: Qual certificação desejo alcançar? Como esse artigo fala sobre MCSA, essa pergunta já está respondida. A certificação é a MCSA.

 

A segunda pergunta que você deverá responder é a seguinte: Quais exames devo prestar? Para que você alcance essa certificação, os seguintes exames deverão ser concluídos:

 

Exames Obrigatórios – 3 exames:

 

70-210 - Installing, Configuring and Administering Microsoft Windows 2000 Professional ou 70-270 - Installing, Configuring, and Administering Microsoft Windows XP Professional.

 

70-215 - Installing, Configuring, and Administering Microsoft Windows 2000 Server.

 

70-218 - Managing a Microsoft Windows 2000 Network Environment.

 

Exame Eletivo – 1 exame:

 

70-216 - Implementing and Administering a Microsoft Windows 2000 Network Infrastructure.

 

Observe que você deve fazer o exame 70-210 ou o exame 70-270. Não é necessário fazer ambos os exames. A diferença entre eles é que o 70-210 trata do Windows 2000 Professional e o 70-270 trata do Windows XP.

 

Com apenas 4 exames o profissional consegue a certificação MCSA em Windows 2000. Um detalhe importante é que temos outras alternativas para o exame eletivo da certificação MCSA em Windows 2000. Indicamos o exame 70-216 pois é um exame que aborda um conteúdo muito importante, e que ao meu ver um profissional com a certificação MCSA deve dominar o conteúdo desse exame, que é nada menos que a infraestrutura de uma rede Windows (DNS, DHCP, RRAS, WINS, etc). O exame 70-216 assusta muitos profissionais, pois é um exame que realmente exige muito do candidato. Mas nada que muito estudo resolva. Outro motivo que me fez indicar esse exame, é que este é obrigatório para a certificação MCSE.

 

Dica importante: caso você ainda esteja animado em continiar com as certificações, com apenas mais 1 exame você alcança a certificação MCSA em Windows 2003. O exame é o 70-292: Managing and Maintaining a Microsoft Windows Server 2003 Environment for an MCSA Certified on Windows 2000.

 

IDIOMA DOS EXAMES

 

Não se assustem, todos os exames indicados nesse artigo estão disponíveis no idioma português (Brasil). Os exames são os seguintes:

  • 70-210 ou 70-270, 70-215, 70-216 e 70-218.

Para verificar os demais exames que estão disponíveis em português, visitem o site abaixo:

Não posso comentar sobre a qualidade dos exames em português, pois realizei todos os exames no idioma inglês. Não tive dificuldades nos exames em inglês, pois o inglês mais abordado é o técnico.

 

ESPECIALIZAÇÕES

 

Existem também as especializações da certificação MCSA. São elas:

  • MCSA Messaging: a certificação MCSA Messaging é focada em Messaging, ou seja, Exchange. Para alcançar essa certificação, o candidato deverá ser aprovado em 1 exame adicional. Esse exame deverá ser do Exchange. Com essa certificação, além das atribuições de um MCSA, o profissional estará apto a implementar e administrar o Exchange. Para maiores informações sobre essa certificação, visite o site abaixo:
  • MCSA Security: como o próprio nome já sugere, a certificação MCSA Security especializa o candidato em segurança. Ou seja, para alcançar essa certificação, o candidato deverá ser aprovado em 2 exames adicionais de segurança. Um desses exames deverá ser o de ISA Server. Para maiores informações sobre essa certificação, visite o site abaixo:

O ideal é ter as duas especializações, pois com os conhecimentos obtidos, poderemos ter um maior controle em nossa rede de computadores, e o currículo agradeçe.

 

VALOR DOS EXAMES E ONDE REALIZAR

 

Atualmente, janeiro de 2006, o valor dos exames é de $80. De tempos em tempos a Microsoft lança promoções, portanto fiquem atentos. Essas promoções geralmente são divulgadas no site abaixo:

Os exames de certificação Microsoft são realizados em centros de exames autorizados. Atualmente, duas empresas aplicam os exames da Microsoft: VUE e Prometric. Para localizar os centros de exames autorizados, visitem o site abaixo:

Os exames são realizados em computador. As questões são de vários formatos e o tempo varia de exame para exame e idioma.

 

SITES INDICADOS

 

Existem na Internet muitos sites que ajudam os candidatos que estão se preparando para os exames. Indico abaixo uma série de sites que não podem deixar de ser visitados:

Existem também alguns fóruns de discussão e grupos de discussão que são muito utilizados pelos profissionais de TI:

E para quem gosta de Orkut, tenho uma comunidade voltada somente para a certificação MCSA e MCSE em Windows:

FONTES DE ESTUDO

 

Hoje em dia sabemos da grande dificuldade que é realizar um treinamento preparatório para a certificação. Um dos grandes aliados é o tempo. Outro fator que pesa muito na hora da decisão é o dinheiro.

 

Pensando nessas dificuldades, nosso amigo Julio Battisti, grande profissional de TI, e eu, Fabiano de Santana, decidimos desenvolver vários Manuais de Estudo e Simulados que ajudam os candidatos a se prepararem para os exames de certificação.

 

Os manuais de estudos são ebooks em formato pdf, em português, que cobrem todos os tópicos de um determinado exame. No final de cada manual de estudo existe um pequeno simulado com 40 questões.

 

Os simulados também são ebooks em formato pdf, em português, porém são formados apenas por questões que simulam um ambiente de rede. Cada simulado é composto por 120 questões, com respostas e explicações em português. O intuito do simulado é dar uma noção ao candidado de como será o exame.

 

Gostaríamos de deixar bem claro que nossos ebooks não substituem de forma alguma os treinamentos preparatórios para os exames. Muito pelo contrário, eu mesmo fiz os treinamentos de certificação e os indico para quem está inciando, pois são treinamentos completos e práticos, que nos ajudam muito a dar o primeiro passo.

 

Os ebooks são uma alternativa barata, porém exige um pouco mais do candidato. São indicados para profissionais auto-didatas, ou seja, que gostam de estudar e aprender sozinhos. E ao adquirir os ebooks, prestamos suporte via email para esclarecer eventuais dúvidas.

 

A boa notícia é que temos todos os materiais de estudos e simulados necessários para a certificação MCSA em Windows 2000. Veja abaixo a lista de manuais e simulados:

  • Manual de Estudos 70-210
  • Simulado 70-210
  • Manual de Estudos 70-215
  • Simulado 70-215
  • Manual de Estudos 70-216
  • Simulado 70-216
  • Manual de Estudos 70-218
  • Simulado 70-218

Todos os manuais de estudos e simulados citados acima estão disponíveis para compra no site abaixo:

Existe um pacote de manuais de estudo e simulados para a certificação MCSA em Windows 2000 com um super desconto. Não deixe de falar conosco antes de adquirir os ebooks.

 

CONCLUSÃO

 

Concluímos aqui o artigo sobre a certificação MCSA em Windows 2000. Para maiores informações, esclarecimento de dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato conosco através dos emails abaixo:

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI