120 Lições | Gratuito Online | Autor: Júlio Battisti
Nessa lição veremos alguns exemplos de usos práticos do objeto Workbook. Nas Lições 15 e 16 serão apresentados detalhes sobre alguns dos principais métodos e propriedades do objeto Workbook.
A Ativação de uma pasta de trabalho pelo uso do método Activate coloca a pasta de trabalho na janela ativa. O comando a seguir ativa a pasta de trabalho aberta chamada "Contabilidade.xls".
Workbooks("Contabilidade.xls").Activate
Para criar uma nova pasta de trabalho no VBA, você usa o método Add. O exemplo a seguir criar uma nova pasta de trabalho. O Microsoft Excel dá automaticamente à pasta de trabalho o nome PastaN, onde N é o próximo número disponível. A nova pasta de trabalho se torna a pasta de trabalho ativa.
Workbooks.Add
Uma maneira melhor de criar uma nova pasta de trabalho é atribuí-la a uma variável de objeto. No exemplo seguinte, o objeto Workbook retornado pelo método Add é atribuído a uma variável de objeto, newBook. Em seguida, várias propriedades de newBook são definidas. Você pode facilmente controlar a nova pasta de trabalho usando a variável de objeto newBook.
Set newBook = Workbooks.Add
' Agora a variável newBook é do tipo Workbook
' Podemos utilizar todas as propriedades e métodos
' do objeto Workbook para configurar a pasta de trabalho
' newBook
newBook.Title = "1995 Sales"
newBook.Subject = "Sales"
newBook.SaveAs filename:="95Sales.xls"
Quando você abre uma pasta de trabalho usando o método Open, ela se torna um membro da coleção Workbooks. O procedimento seguinte abre uma pasta de trabalho chamada MyBook.xls localizada na pasta chamada "MyFolder" na unidade C.
Workbooks.Open("C:\MyFolder\MyBook.xls")
Um número de índice é um número seqüencial atribuído a uma planilha, com base na posição de sua guia de planilha (contando da esquerda para a direita) entre planilhas do mesmo tipo. O exemplo seguinte usa a propriedade Worksheets para ativar a planilha um da pasta de trabalho ativa.
Worksheets(1).Activate
Se você desejar trabalhar com todos os tipos de planilha (planilhas, gráficos, módulos e folhas de caixa de diálogo), use a propriedade Sheets. O procedimento seguinte ativa a planilha quatro na pasta de trabalho.
Sheets(4).Activate
Observação A ordem dos índices pode ser alterada se você mover, adicionar ou excluir planilhas.
Você pode identificar planilhas pelo nome usando as propriedades Worksheets e Charts. As instruções seguintes ativam várias planilhas na pasta de trabalho ativa.
Worksheets("Sheet1").Activate
Charts("Chart1").Activate
DialogSheets("Dialog1").Activate
Você pode usar a propriedade Sheets para retornar uma planilha, gráfico, módulo ou folha de caixa de diálogo; a coleção Sheets contém todos estes. O exemplo seguinte ativa a planilha chamada "Ghart1" na pasta de trabalho ativa.
Sheets("Chart1").Activate
Observação: Os gráficos incorporados em uma planilha são membros da coleção ChartObjects, enquanto que gráficos existentes em suas próprias folhas pertencem à coleção Charts.
No Microsoft Excel, você pode salvar uma pasta de trabalho, planilha, gráfico, intervalo, consulta de tabela, relatório de gráfico dinâmico, área de impressão ou intervalo AutoFilter como uma página da Web. Você também pode editar arquivos HTML diretamente no Excel.
Salvar um documento como uma página da Web é o processo de criar e salvar um arquivo HTML e quaisquer arquivos de suporte. Para fazer isso, use o método SaveAs, como mostrado no exemplo seguinte, que salva a pasta de trabalho ativa como C:\Reports\myfile.htm.
ActiveWorkbook.SaveAs _
Filename:="C:\Reports\myfile.htm", _
FileFormat:=xlHTMLPersonalizar a página da Web
Nota: Esse comando deve ser digitado todo em uma única linha. Caso você tenha que fazer quebra de linha, deve ser utilizado o caractere de sublinhado no final da linha: _
Você pode personalizar a aparência, conteúdo, suporte de navegador, suporte de edição, formatos gráficos, resolução de tela, organização de arquivo e codificação do documento HTML definindo propriedades do objeto DefaultWebOptions e do objeto WebOptions. O objeto DefaultWebOptions contém propriedades que afetam todo o aplicativo. Essas configurações são sobrescritas por quaisquer configurações de propriedade de pasta de trabalho que tenham os mesmos nomes (contidas no objeto WebOptions).
Após definir os atributos, você pode usar o método Publish para salvar a pasta de trabalho, planilha, gráfico, intervalo, tabela de consulta, relatório de gráfico dinâmico, área de impressão ou intervalo AutoFilter de uma página da Web. O exemplo seguinte define várias propriedades de aplicativo e define a propriedade AllowPNG da pasta de trabalho ativa, sobrescrevendo a configuração padrão do aplicativo. Finalmente, o exemplo salva o intervalo como "C:\Reports\1998_Q1.htm."
Application.DefaultWebOptions.RelyonVML = True
Application.DefaultWebOptions.AllowPNG = True
Application.DefaultWebOptions.PixelsPerInch = 96
ActiveWorkbook.WebOptions.AllowPNG = False
PublishObjects(1).FileName = "C:\Reports\1998_Q1.htm"
PublishObjects(1).Publish
Você também pode salvar os arquivos diretamente em um servidor Web. O exemplo seguinte salva um intervalo de células em um servidor Web, dando à página da Web o endereço de URL http://example.homepage.com/annualreport.htm.
ActiveWorkbook.WebOptions
WebOptions.RelyonVML = True
WebOptions.PixelsPerInch = 96
ActiveWorkbook..PublishObjects(1)
PublishObjects(1).FileName = _
"http://example.homepage.com/annualreport.htm"
PublishObjects(1).Publish
Para editar um documento HTML no Excel, abra primeiro o documento usando o método Open. O exemplo seguinte abre o arquivo "C:\Reports\1997_Q4.htm" para edição.
Workbooks.Open Filename:="C:\Reports\1997_Q4.htm"
Depois de abrir o arquivo, você pode personalizar a aparência, conteúdo, suporte de navegador, suporte de edição, formatos gráficos, resolução de tela, organização de arquivo e codificação do documento HTML definindo as propriedades dos objetos DefaultWebOptions e WebOptions.
VOCÊ CONHECE A UNIVERSIDADE DO EXCEL? |
UNIVERSIDADE PRÁTICA DO EXCEL - Domine o Excel, do Básico até a Criação de Planilhas Profissionais com Excel e VBA! Aplica-se ao Excel 2019, 2016, 2013 e 2010! |
22 Cursos - 925 Vídeo-Aulas - 120:42 horas - Só R$ 97,00 |
Para Todos os Detalhes, Acesse: |