Quer Receber Novidades e E-books Gratuitos de Excel? * Junte-se a mais de 103.000 pessoas!

Curso Grátis de Excel Avançado - Módulo 5 - Lição: Introdução ao VBA

120 Lições | Gratuito Online | Autor: Júlio Battisti


Nas lições iniciais desse módulo aprendemos a criar macros simples, as quais reproduzem uma série de comandos de mouse e teclado. Para que possamos criar macros mais sofisticadas e resolver problemas mais complexos com o Excel, precisamos utilizar programação. Conforme descrito anteriormente, a linguagem de programação do Excel (e de todos os aplicativos do Office) é o VBA: Visual Basic for Application.

Uma linguagem de programação, basicamente, é um conjunto de comandos, rotinas e funções que executam tarefas específicas. Considere o exemplo genérico a seguir, onde são utilizados comandos para acessar uma tabela do access a partir de uma planilha do Excel:

' Comentários iniciais do Programa.
' Acessa dados da tabela pedidos do banco de dados
' C:\Meus documentos\vendas.mdb
Acessar o banco de dados
Acessar a tabela Pedidos
Aplicar um filtro para País=Brasil
Exibir os dados obtidos na planilha atual
Formatar a primeira linha com negrito
Formatar a primeira linha com fonte azul
Encerrar a macro

Por que eu preciso aprender a usar o VBA?

A utilização de Macros em conjunto com os recurso do VBA nos oferece um grande número de opções na busca por soluções para os problemas mais complexos. Porém existem situações em que, por mais que saibamos utilizar todos os recursos, comandos e funções do Excel, essa utilização não é capaz de solucionar o problema proposto. Nestas situações temos que utilizar programação.

A linguagem de programação utilizada pelo Microsoft Excel é o VBA - Visual Basic for Applications. Conforme veremos a partir de agora esta é uma linguagem, ao mesmo tempo, extremamente simples e poderosa. Com o VBA temos acesso completo a todos os elementos de todos os objetos de uma planilha do Excel. Também temos acesso a elementos externos, tais como bancos de dados do Access. Com código VBA podemos criar uma rotina para validação do dígito verificador de uma célula de CPF, CNPJ ou de um campo NúmeroDoProcesso; podemos criar código que percorre todas as linhas de uma planilha, alterando os valores de uma ou mais colunas, com base em uma ou mais condições, podemos automatizar rotinas para importação e exportação de dados e assim por diante.

Nesta introdução a linguagem VBA, trataremos dos seguintes assuntos:

1. Programação com o Microsoft Excel.

2. Introdução a linguagem VBA - Visual Basic For Applications.

3. Aprendendo VBA:

  • Uma visão geral.
  • O Ambiente de Programação.
  • Anatomia dos Módulos do VBA.
  • Tipos de dados.
  • Variáveis.
  • Escopo de Variáveis.
  • Estruturas de controle, etc.

4. Exercícios e Exemplos.

5. Funções e procedimentos.

6. Funções de Data e Hora.


1. Programação com o Microsoft Excel - Por que utilizar?

O VBA nos oferece possibilidades de controle e personalização para criar aplicativos que vão além das ações de macro.

O VBA é uma linguagem de programação interna do Microsoft Excel (na prática é a linguagem de programação para todos os aplicativos do Office: Access, Word, Excel e Power Point). Usamos o VBA pelo mesmo motivo que utilizamos macros - para automatizar tarefas e rotinas repetitivas, envolvendo os diversos elementos do banco de dados (tabelas, consultas, formulários, relatórios, folhas de dados, macros e módulos). No entanto, o VBA oferece maior poder e controle mais detalhado do que as ações de macro.

Na prática as ações de macro duplicam as operações que podemos realizar manualmente, usando menus e teclas de atalho. O VBA vai além da simples automação de seqüências de ações. Ele oferece um conjunto de ferramentas que lhe permite criar aplicações personalizadas com base nos elementos do Excel e nos objetos de planilha do Excel. Por exemplo, podemos criar uma rotina em VBA em uma planilha do Excel. Esta rotina pode acessar dados em ums segunda planilha que está na rede, por exemplo. A mesma rotina além de acessar os dados pode fazer cálculos, consolidações, gerar os resultados no formato de uma planilha do Excel e salvar a planilha na rede. Este é apenas um pequeno exemplo do que pode ser feito como o VBA.

Vantagens em utilizarmos o VBA:

Já utilizamos macros e aprendemos a automatizar algumas tarefas como a aplicação de formatos personalizados. O VBA apresenta, em relação as macros, as seguintes vantagens:

  • Acessando dados de uma ou mais planilhas: Com ações de macros estamos limitados a operar com os registro ou com o conjunto de registros atualmente sendo exibido na pasta de trabalho atual O VBA permite trabalhar com qualquer conjunto de dados, quer seja da pasta de trabalho atual, quer seja de outra pasta de trabalho na rede ou com outros formatos de dados, como por exemplo de arquivos .txt ou bancos de dados do Microsoft Access.
  • Manipulação de objetos: O VBA oferece métodos de criação e modificação dos objetos de uma planilha no Excel (assunto que será abordado nas lições do Módulo 6). Chamamos de objeto qualquer elemento do Microsoft Excel, por exemplo: uma planilha, uma faixa de células, um gráfico, etc.
  • Criação de funções definidas pelo usuário: Este é um dos maiores benefícios do VBA. Podemos criar funções que executam cálculos repetitivos. Por exemplo, vários planilhas podem conter um campo CPF ou CNPJ. Poderíamos criar, em cada planilha, o código necessário para a validação do DV do CPF ou CNPJ. Porém este procedimento não é o mais indicado, pois além da duplicação do código necessário a validação, teríamos dificuldades para fazer atualizações neste código, pois cada alteração necessária terá que ser feita em vários locais. O ideal é criarmos uma função para validação do DV (uma função deve ser criada dentro de um módulo. Trataremos disso mais adiante.). Em cada planilha, onde for necessária, chamamos a função, passando o valor do CPF como parâmetro. A função calcula o DV e retorna o resultado para a planilha. Desta maneira precisamos criar uma única função. Quando forem necessárias alterações, basta alterar a função (em um único local, ou seja, no módulo onde a função foi criada) e todos os formulários passarão a utilizar a versão atualizada da função.
  • Definição de condições e controle de fluxo: O VBA oferece uma variedade de comandos e estruturas para a realização de testes condicionais e para a repetição de um conjunto de comandos. Aprenderemos a utilizar todas as estruturas de controle de fluxo e testes condicionais, mais adiante.
  • Realização de cálculos complexos e solução de problemas que envolvem uma lógica complexa: Com macros é impossível a realização de cálculos mais complexos, simplesmente através da automação de comandos de teclado e mouse. Também não é possível a resolução de problemas que envolvem uma lógica complexa, como por exemplo cálculo do imposto de renda, recolhimentos de tributos, etc.

Módulo 5 - Introdução a Macros e Programação VBA no Excel:


VOCÊ CONHECE A UNIVERSIDADE DO EXCEL?

UNIVERSIDADE PRÁTICA DO EXCEL - Domine o Excel, do Básico até a Criação de Planilhas Profissionais com Excel e VBA!

Aplica-se ao Excel 2019, 2016, 2013 e 2010!

22 Cursos - 925 Vídeo-Aulas - 120:42 horas - Só R$ 97,00

Para Todos os Detalhes, Acesse:

Curso Completo de Excel - Curso Online com Certificado - 925 Video Aulas - 22 Cursos - 120:42 horas


Curso Completo de Excel - Curso Online com Certificado - 925 Video Aulas - 22 Cursos - 120:42 horas

https://juliobattisti.com.br/excel-curso-completo.asp


NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI