120 Lições | Gratuito Online | Autor: Júlio Battisti
A partir dessa lição aprenderemos a trabalhar com cenários.
Um cenário é um conjunto de valores que o Microsoft Excel salva e pode substituir automaticamente na sua planilha. Você pode usar cenários para prever o resultado de um modelo de planilha. Você pode criar e salvar diferentes grupos de valores em uma planilha e alternar para qualquer um desses novos cenários para exibir resultados diferentes.
As tabelas de dados que utilizamos para simulações nas Lições 12, 13 e 14 são indicadas para problemas relativamente simples, com uma ou duas variáveis. Para a solução de problemas mais complexos, de até 32 variáveis, podemos utilizar o recurso de Gerenciador de Cenários, a partir do comando Cenários no menu Ferramentas.
É possível criar vários cenários para um único modelo de simulação, onde cada cenário apresenta um conjunto diferente de variáveis. É possível proteger os cenários com senha para que não sejam modificados.
Por exemplo, se você deseja criar um orçamento mas não tem certeza de sua receita, pode definir valores diferentes para a receita e alternar entre os cenários para efetuar análises hipotéticas.
No exemplo acima, você poderia chamar o cenário de Pior Caso, definir o valor na célula B1 para R$ 50.000 e definir o valor na célula B2 para R$ 13.200.
Você poderia chamar o segundo cenário de Melhor Caso e alterar os valores em B1 para R$ 150.000 e B2 para R$ 26.000.
Para comparar vários cenários, você pode criar um relatório que os resuma na mesma página. O relatório pode listar os cenários lado a lado ou resumi-los em um relatório de tabela dinâmica.
Nessa lição vamos apresentar a planilha de dados que será utilizada nos exemplos práticos das próximas lições. Na próxima lição vamos aprofundar o estudo de cenários, através de exemplos práticos.
A planilha que utilizaremos nos exemplos da próxima lição:
Nos exemplos das próximas lições vamos usar os dados da planilha indicada na Figura 4.60:
Figura 4.60 - Dados para os exemplos das próximas lições.
Nessa planilha temos o acompanhamento de rendas (Fluxo de caixa) provenientes do aluguel de imóveis. Com base no valor médio do aluguel mensal imóvel, no valor médio das despesas mensais, no número de imóveis, na taxa de ocupação média (quantos meses por ano o imóvel fica alugado) e no valor de uma prestação de financiamento, queremos calcular qual seria a receita líquida anual.
Por exemplo, na linha 7 teríamos uma receita anual negativa de -6130 reais, para uma ocupação média de apenas um mês por ano. Observe que a partir de uma ocupação média de 3 meses, a receita líquida anual já passa para 270 reais, ou seja, basta que os imóveis passem alugados apenas 3 meses por ano, para que seja possível pagar todas as despesas, mais o financiamento e ainda sobraria 270 reais.
Podemos criar diferentes cenários. Por exemplo, podemos criar um cenário com valores diferentes para o valor médio do aluguel e também aumentando o valor do endividamento (valor da prestação). Ou poderíamos criar um cenário onde o número de imóveis seja aumentado através de um novo financiamento, com o conseqüente aumento do valor da prestação do financiamento.
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