120 Lições | Gratuito Online | Autor: Júlio Battisti
Nessa lição criaremos uma tabela de dados baseada em uma única variável e utilizaremos o Excel para fazer uma análise de hipóteses, variando o valor dessa variável.
Vamos utilizar um exemplo que é clássico para simulações de uma variável. Esse exemplo é utilizado em diversos livros de Excel que tratam sobre simulações. Imagine que você está analisando a hipótese de um empréstimo para aquisição da casa própria. Nesse caso você fará um empréstimo de R$ 150.000,00, em 30 anos e quer calcular o valor da prestação mensal, com base em diferentes taxas de juros oferecidas pelo mercado.
Nesse exemplo vamos fazer uma análise de cenário, para cálculo do valor da prestação mensal de um empréstimo com prazo de 30 anos - 360 meses. Usaremos os dados da planilha C:\ExcelAvancado\Modulo 4 - Exercício 07.xls, indicada na Figura 4.42:
Figura 4.42 - Dados para a análise de hipóteses.
=PGTO(A6;360;D3)
Digite essa fórmula na Célula C5. Você deve estar se perguntando: " O Júlio está louco?". A6 é uma célula vazia. Ao invés de A6 não seria B6. Utilizamos uma célula vazia, acima do primeiro valor de entrada, para que o Excel possa fazer a simulação. Quando inicia a simulação, o Excel usa a célula A6 como um local para cálculos temporários, onde ele coloca a fórmula de referência, calcula o valor para a primeira taxa de juros e em seguida transporta esse valor para o local definitivo. Em seguida o Excel usa a próxima taxa de juros, calcula um novo valor e transporta esse valor para o destino e assim por diante.
Figura 4.43 - Valor de referência.
Agora estamos aptos a iniciar a nossa simulação.
Figura 4.44 - Faixa para a simulação.
Figura 4.45 - A janela Tabela.
Nessa janela temos os seguintes campos:
Célula de entrada da linha: Insira a referência da célula de entrada para uma tabela de dados de uma única variável quando os valores de entrada estiverem em uma linha. Para uma tabela de dados de duas variáveis, insira referências nessa caixa e na caixa Célula de entrada da coluna. No nosso exemplo os valores estão em uma coluna, na coluna B. Deixe esse campo em branco.
Célula de entrada da coluna: Insira a referência da célula de entrada para uma tabela de dados de uma única variável quando os valores de entrada estiverem em uma coluna. Para uma tabela de dados de duas variáveis, insira referências nessa caixa e na caixa Célula de entrada da linha. É o caso do nosso exemplo, onde os valores de entrada estão na coluna B. A célula de entrada é o endereço da célula de referência. Essa é a célula em branco, ao lado dos valores de entrada. No nosso exemplo é a célula A5. Digite o endereço absoluto $A$5, conforme indicado na Figura 4.46:
Figura 4.46 - A célula de referência.
Figura 4.47 - Cálculos feitos pelo Excel para o valor da prestação.
Figura 4.48 - Simulação com um novo valor para o empréstimo.
VOCÊ CONHECE A UNIVERSIDADE DO EXCEL? |
UNIVERSIDADE PRÁTICA DO EXCEL - Domine o Excel, do Básico até a Criação de Planilhas Profissionais com Excel e VBA! Aplica-se ao Excel 2019, 2016, 2013 e 2010! |
22 Cursos - 925 Vídeo-Aulas - 120:42 horas - Só R$ 97,00 |
Para Todos os Detalhes, Acesse: |