Nessa lição faremos um exemplo prático, de consolidação, passo-a-passo.
Exercício 04:
Abrir o arquivo C:\ExcelAvançado\Modulo 4 - Exercício 04.xls. Esse arquivo contém quatro planilhas, conforme indicado nas figuras da lição Anterior. Temos dados de vendas por produto para Janeiro, Fevereiro e Março. Na planilha Trim1 queremos que o Excel faça a consolidação dos dados de vendas por produto para o primeiro trimestre.
- 1. Abra o Excel.
- 2. Selecione o comando Arquivo -> Abrir.
- 3. Navegue até a pasta C:\ExcelAvançado.
- 4. Selecione o arquivo Modulo 4 - Exercício 04.xls.
- 5. Clique em Abrir.
- 6. Será aberto o arquivo com quatro planilhas: Jan, Fev, Mar e Trim1.
- 7. Clique na guia Trim1 para ir para a planilha onde será feita a consolidação de dados.
- 8. Clique na célula B5 para indicar o local onde iniciarão os dados consolidados.
- 9. Selecione o comando Dados -> Consolidar...
- 10. Será exibida a janela Consolidar, indicada na Figura 4.20:
Figura 4.20 - A janela Consolidar.
- 11. Agora temos que informar ao Excel, as faixas onde estão os dados a serem consolidados.
- 12. Clique no botão ( ), ao lado do campo Referência.
- 13. A janela Consolidar será ocultada e a planilha é exibida. Você pode usar o mouse para indicar a primeira faixa de células. No nosso exemplo clique na planilha Jan e depois selecione a faixa B5:F9, conforme indicado na Figura 4.21:
Figura 4.21 - Selecionando a primeira faixa de células.
- 14. Clique no botão ( ), na janela Consolidar - Referência. Você estará de volta à janela Consolidar, com o endereço Jan!$B$5:$F$9. Observe que o Excel está utilizando endereços absolutos.
- 15. Clique no botão Adicionar. A faixa Jan!$B$5:$F$9 será incluído na lista de faixas para consolidação, conforme indicado na Figura 4.22:
Figura 4.22 - Adicionando a primeira faixa para consolidação.
- 16. Repita os passos de 12 a 15, para adicionar as faixas Fev!$B$5:$F$9 e Mar!$B$5:$F$9. A janela Consolidar deve estar conforme indicado na Figura 4.23:
Figura 4.23 - Definindo as demais faixas para consolidação.
- 17. Certifique-se de que esteja selecionada a função Soma.
- 18. Como estamos consolidando Por posição, desmarque as opções Linha superior e Coluna esquerda. Marque a opção Criar vínculos com os dados de origem. Marcar essa opção faz com que o Excel atualize automaticamente os dados da área de consolidação quando os dados são alterados em qualquer uma das áreas de origem.
- 19. Clique em OK. Rapidamente o Excel calcula os totais consolidados para o primeiro trimestre, sem que tenhamos que ter digitado uma única fórmula, conforme indicado na Figura 4.24:
Figura 4.24 - Dados consolidados para o primeiro trimestre.