Nessa lição vamos apresentar a resolução, passo-a-passo para o Exercício 02, proposto na Lição 08.
Para construir a tabela dinâmica proposta no Exercício 02 faça o seguinte:
- 1. Abra o Microsoft Excel.
- 2. Abra a planilha C:\ExcelAvançado\ Modulo 3 - Exercício 02.xls.
- 3. Selecione o comando Dados -> Relatório de tabela e gráfico dinâmicos...
- 4. Será aberto o Assistente de tabela dinâmica e gráfico dinâmico. Na primeira etapa do assistente devemos informar qual a fonte de dados que será utilizada como base para a tabela dinâmica. No nosso exemplo usaremos os dados da lista na própria planilha do Excel. Certifique-se de que a opção Banco de dados ou lista do Microsoft Excel esteja selecionada.
- 5. Clique no botão Avançar para seguir para a próxima etapa do assistente.
- 6. Nessa etapa o Excel pergunta onde estão os dados que farão parte do relatório de tabela dinâmica. Observe que, por padrão, ele já sugere toda a faixa onde está a lista de dados. Caso seja necessário você pode alterar a faixa de dados.
- 7. Clique no botão Avançar para seguir para a etapa final do assistente.
- 8. Nessa etapa você define se o relatório de tabela dinâmica será construído na própria planilha onde estão os dados, ou em uma nova planilha. Selecione a opção Nova planilha .
- 9. Você estará de volta ao Excel. Nesse momento o Excel exibe uma planilha com as áreas bem definidas da tabela dinâmica e também exibe a barra de ferramentas Tabela dinâmica. Nessa barra estão os campos da fonte de dados. Para construir a tabela dinâmica, basta arrastar cada campo para a respectiva posição.
- 10. No nosso exemplo vamos começar pelo campo País de Destino. Esse campo será um item de página, ou seja, ao selecionarmos um valor para o País, o relatório será filtrado para exibir número de pedidos apenas para o País selecionado.
- 11. Arraste o campo PaísDeDestino para a área onde está escrito: Solte campos de página aqui.
- 12. Agora vamos adicionar o campo Cidade de Destino. Esse campo será mais um item de página, ou seja, ao selecionarmos um valor para a Cidade, o relatório será filtrado para exibir o total de vendas apenas para a Cidade selecionada.
- 13. Arraste o campo Cidade de Destino para a área onde está escrito: Solte campos de página aqui, abaixo do campo Só Ano.
- 14. O campo Funcionário irá formar as linhas do nosso relatório, ou seja, para cada funcionário teremos uma linha diferente no relatório.
- 15. Arraste o campo Funcionário para a área onde está escrito: Solte campos de linha aqui.
- 16. O campo Só Ano irá formar as colunas do nosso relatório, ou seja, para cada Ano diferente, teremos uma coluna diferente no relatório.
- 17. Arraste o campo Só Ano para a área onde está escrito: Solte campos de coluna aqui.
- 18. O campo Só Trimestre irá formar as colunas do nosso relatório, ou seja, para cada Trimestre diferente, dentro de cada ano, teremos uma coluna diferente no relatório.
- 19. Arraste o campo Só Trimestre para a área onde está escrito: Solte campos de coluna aqui, ao lado direito do campo Só Ano.
- 20. Os itens do nosso relatório serão formados pelas Número do Pedido, ou seja, queremos que o Excel conte quantos números de pedidos diferentes existem em cada cruzament0: Funcionário - Ano - Trimestre, ou seja, o número de pedidos por Funcionário - Ano - Trimestre.
- 21. Arraste o campo Número do Pedido para a área onde está escrito: Solte itens de dados aqui.
- 22. Observe que, o Excel fornece uma quantia de pedidos que não tem nada a ver com a realidade, conforme indicado na Figura 3.29. Isso ocorre porque ao invés de contar os pedidos, o Excel está somando os números dos pedidos. Por exemplo, vamos supor que para um determinado funcionário tenhamos três pedidos diferentes, em um determinado Ano - Trimestre: 10001, 10003 e 10005. Ao invés de informar 3 pedidos, o Excel está somando esses números, ou seja: 10001+10003+10005 = 30009. Isso ocorre porque, por padrão, o assistente de tabela dinâmica usa a função Soma. Vamos alterar de Soma para Contar.
Figura 3.29 - O Excel está somando ao invés de contar o número de pedidos.
- 23. Vamos configurar a tabela dinâmica para que faça a contagem dos pedidos, ao invés da soma. Você deve estar com a barra de ferramentas Tabela Dinâmica aberta. Se essa barra de ferramentas não estiver aberta, selecione o comando Exibir -> Barras de ferramentas -> Tabela dinâmica.
- 24. Na barra de ferramentas Tabela dinâmica clique na flechinha ao lado da opção Tabela dinâmica e selecione o comando Configurações de campo..., conforme indicado na Figura 3.30.
Figura 3.30 - O Comando Configurações de campo...
- 25. Será exibida a janela Campo da Tabela dinâmica, onde selecionamos a função de cálculo a ser utilizada. Por padrão é utilizada a função Soma, conforme indicado na Figura 3.31:
Figura 3.31 - A função Soma é utilizada por padrão.
- 26. Na lista de funções selecione a função Cont.Valores, conforme indicado na Figura 3.32 e clique em OK.
- 27. Observe que agora o Excel exibe, corretamente, a quantia de pedidos por Funcionário - Ano - Trimestre, conforme indicado na Figura 3.33.
Figura 3.32 - Alterando para a função Cont.Valores.
Figura 3.33 - Contagem dos pedidos sendo feita corretamente.
- 28. Observe que também é feita a contagem Global, com a o número total de pedidos por funcionário e também por Ano.
- 29. Você pode utilizar a lista País de Destino e Cidade de Destino para filtrar os resultados obtidos, conforme descrito em lições anteriores.
- 30. Salve e feche a planilha Modulo 3 - Exercício 02.xls.