Nessa lição vamos criar o nosso primeiro Relatório de Tabela Dinâmica. Vamos utilizar, como fonte de dados, uma lista de informações sobre vendas, de uma planilha do Excel. A lista é composta dos seguintes campos:
- Número do Pedido
- Nome da Empresa
- Data do Pedido
- Cidade de Destino
- País de Destino
- Ano
- Trimestre
- Vendas
A planilha é composta de 830 registros. Parte dos dados é exibida na Figura 3.7.
Figura 3.7 - Os dados para o nosso primeiro exemplo de Tabela Dinâmica.
Na Lista da Figura 3.7 temos o que chamamos de uma listagem "bruta", ou seja, sem nenhuma forma de totalização, cruzamento ou agrupamento. Com base na listagem "bruta", podemos fazer algumas análises e perguntas, tais como:
- Qual o total de vendas por trimestre para o ano de 1997?
- Qual o total de Vendas para cada empresa, no segundo trimestre de 1996?
Além de responder a essas perguntas (e outras tantas), seria importante ter uma ferramenta que nos permitisse, rapidamente alterar um ou mais critérios. Por exemplo, com um simples clique de mouse eu poderia passar a exibir o total de vendas trimestrais para o ano de 1997, ao invés de para o ano de 1996. Tudo isso é possível com o uso de Tabelas Dinâmicas???
TUDO ISSO E MUITO MAIS!!!
Então vamos à pratica, criando o nosso primeiro Relatório de Tabela Dinâmica.
Exemplo 3-1:
Usar os dados da planilha Modulo 3 - Exemplo 1.xls , da pasta C:\ExcelAvançado, para criar um relatório dinâmico, onde possamos analisar, facilmente, o total de vendas por Cliente, por trimestre. Usar o campo Ano como Campo de página, para que possa ser feita a Filtragem das vendas por ano.
- 1. Abra o Microsoft Excel.
- 2. Abra a planilha C:\ExcelAvançado\Modulo 3 - Exemplo 1.xls.
- 3. Selecione o comando Dados -> Relatório de tabela e gráfico dinâmicos...
- 4. Será aberto o Assistente de tabela dinâmica e gráfico dinâmico. Na primeira etapa do assistente devemos informar qual a fonte de dados que será utilizada como base para a tabela dinâmica. No nosso exemplo usaremos os dados da lista na própria planilha do Excel. Certifique-se de que a opção Banco de dados ou lista do Microsoft Excel esteja selecionada, conforme indicado na Figura 3.8:
Figura 3.8 - Definindo a fonte de dados.
- 5. Clique no botão Avançar para seguir para a próxima etapa do assistente.
- 6. Nessa etapa o Excel pergunta onde estão os dados que farão parte do relatório de tabela dinâmica. Observe que, por padrão, ele já sugere toda a faixa onde está a lista de dados, conforme indicado na Figura 3.9. Caso seja necessário você pode alterar a faixa de dados.
Figura 3.9 - Definindo a fonte de dados.
- 7. Clique no botão Avançar para seguir para a etapa final do assistente.
- 8. Nessa etapa você define se o relatório de tabela dinâmica será construído na própria planilha onde estão os dados, ou em uma nova planilha. Selecione a opção Nova planilha, conforme indicado na Figura 3.10 e clique em OK.
Figura 3.10 - Etapa final do assistente.
- 9. Você estará de volta ao Excel. Nesse momento o Excel exibe uma planilha com as áreas bem definidas da tabela dinâmica e também exibe a barra de ferramentas Tabela dinâmica. Nessa barra estão os campos da fonte de dados. Para construir a tabela dinâmica, basta arrastar cada campo para a respectiva posição.
- 10. Na Figura 3.11 temos a tela inicial, onde os campos ainda não foram arrastados para as respectivas posições no relatório de tabela dinâmica.
Figura 3.11 - Arraste os campos para as respectivas posições, na tabela dinâmica.
- 11. No nosso exemplo vamos começar pelo campo Ano. Esse campo será um item de página, ou seja, ao selecionarmos um valor para o ano, o relatório será filtrado para exibir o total de vendas apenas para o ano selecionado.
- 12. Arraste o campo Ano para a área onde está escrito: Solte campos de página aqui.
- 13. O campo Nome da Empresa irá formar as linhas do nosso relatório, ou seja, para cada cliente diferente, teremos uma linha diferente no relatório.
- 14. Arraste o campo Nome da Empresa para a área onde está escrito: Solte campos de linha aqui.
- 15. O campo Trimestre irá formar as colunas do nosso relatório, ou seja, para cada trimestre diferente, teremos uma coluna diferente no relatório.
- 16. Arraste o campo Trimestre para a área onde está escrito: Solte campos de coluna aqui.
- 17. Os itens do nosso relatório serão formados pelas vendas.
- 18. Arraste o campo Vendas para a área onde está escrito: Solte itens de dados aqui.
- 19. Observe que, rapidamente, o Excel calcula o total de vendas por Empresa e por trimestre, conforme indicado na Figura 3.12:
Figura 3.12 - Total por Cliente e por Trimestre.
- 20. Observe que também é calculado o Total Global, com a soma dos quatro trimestres - coluna F, bem como o Total Global por cliente - linha 94.
- 21. Mas onde está o dinamismo do relatório de tabela dinâmica?? Bem, mantenha a planilha aberta e descobriremos isso na Próxima Lição.