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Curso Grátis de Excel Avançado - Módulo 2 - Lição: Ex.03 - Criação de consultas e análise de dados com o Query

120 Lições | Gratuito Online | Autor: Júlio Battisti


Neste item vamos editar a consulta criada na Lição 17. Aprenderemos a criar uma consulta parametrizada. Uma consulta parametrizada solicita que seja digitado um ou mais valores (os parâmetros), toda vez que a consulta for executada. Por exemplo, podemos definir um parâmetro para o campo PaísDeDestino. Toda vez que a consulta for executada o Microsoft Query solicita que você digite um valor para o parâmetro no campo PaísDeDestino. Vamos supor que você digitou Brasil. O valor digitado será utilizado para filtrar o resultado da consulta e serão exibidos apenas os pedidos, no nosso exemplo, para o Brasil. Com isso a consulta fica mais dinâmica, não precisamos alterar diretamente os critérios, basta fornecer um valor diferente para os parâmetros, cada vez que a consulta for executada. 

Exercício 24

Alterar a consulta criada na Lição 17. Excluir todos os campos da consulta e adicionar os seguintes campos: 

NúmeroDoPedido Tabela: Pedidos

DataDoPedido Tabela: Pedidos

CidadeDeDestino Tabela: Pedidos

PaísDeDestino Tabela: Pedidos 

Definir dois parâmetros: Um no campo PaísDeDestino e outro no campo CidadeDeDestino. Ao executar a consulta o Microsoft Query solicitará que você digite o valor destes parâmetros. Serão retornados apenas os registros para os valores de Cidade e País digitados nos parâmetros. 

  1. 1. Você já deve estar com a planilha Exemplo 23.xls, conforme orientações da Lição anterior.
  2. 2. Para alterar a consulta clique em uma das células que contenha dados e selecione o seguinte comando: Dados -> Obter dados externos -> Editar consulta...
  3. 3. O Microsoft Query será aberto com a consulta criada na lição anterior.
  4. 4. Agora vamos excluir todos os campos da consulta. Para excluir um campo clique no nome do campo para seleciona-la, depois pressione a tecla Delete. Pronto, o campo será excluído. Utilizando este procedimento exclua todos os campos da consulta, inclusive o campo calculado, pois iremos cria-lo novamente.
  5. 5. Adicione novamente os seguintes campos, bem como o campo calculado, descrito a seguir:
    • NúmeroDoPedido Tabela: Pedidos
    • DataDoPedido Tabela: Pedidos
    • CidadeDeDestino Tabela: Pedidos
    • PaísDeDestino Tabela: Pedidos  
  6. 6. Agora vamos definir parâmetros nas colunas PaísDeDestino e CidadeDeDestino.
  7. 7. Para definir um parâmetro é extremamente simples. Basta adicionar o campo, no qual será definido o parâmetro, na lista de critérios. Ao invés de digitar um critério diretamente, digite uma expressão entre colchetes, conforme indicado a seguir: 
  8. [Digite o nome do País:]
  9. 8. Ao executar a consulta o Microsoft Query encontra a expressão [Digite o nome do País:], e abre uma janela com o texto "Digite o nome do País:". O usuário digite um valor, por exemplo Brasil, e o valor digitado pelo usuário é utilizado como critério de pesquisa. No nosso exemplo seriam retornados apenas os registros para o Brasil. Observe que desta maneira a consulta fica mais dinâmica. Cada vez que a consulta for executada, podemos informar um valor diferente para uma ou mais parâmetros, de tal maneira que obteremos um conjunto de resultados diferente.
  10. 9. Antes de definir os parâmetros é importante que você desative o recurso de Consulta Automática. Com este recurso habilitado o Microsoft Query atualiza os resultados, sempre que alguma alteração for feita na consulta. Se a Consulta Automática estiver habilitada, você não conseguirá definir parâmetros, pois será gerada uma mensagem de erro. Para desabilitar este recurso clique no botão Consulta automática, indicado na Figura 2.65:
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Figura 2.65 - Desabilitando a Consulta Automática.

  1. 10. Agora defina os parâmetros nos campos PaísDeDestino e CidadeDeDestino, conforme indicado na Figura 2.66: 
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Figura 2.66 - Definindo parâmetros nos campos PaísDeDestino e CidadeDeDestino.

  1. 11. O próximo passo é fechar o Microsoft Query, retornando estes dados para a planilha do Excel. Para fazer isso utilize o comando: Arquivo -> Retornar dados ao Microsoft Excel.
  2. 12. O Excel abre uma janela solicitando que você digite um valor para o parâmetro no campo PaísDeDestino. Digite Brasil, conforme indicado na Figura 2.67 e clique em OK.
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Figura 2.67 - Digitando o valor para o parâmetro PaísDeDestino.

  1. 13. O Excel abre uma janela solicitando que você digite um valor para o parâmetro no campo CidadeDeDestino. Digite Rio de Janeiro, conforme indicado na Figura 2.68 e clique em OK. 
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Figura 2.68 - Digitando o valor para o parâmetro CidadeDeDestino.

  1. 14. O Excel abre a janela solicitando que você informe a faixa da planilha onde os dados da consulta devem ser exibidos. Por padrão o Excel sugere a partir da célula A1. Clique em OK. O Excel executa a consulta e dentro de alguns instantes os dados serão exibidos na planilha, conforme indicado na Figura 2.69: 
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Figura 2.69 - Resultados da consulta, retornados para o Excel.

  1. 15. Observe que são retornados apenas os registros para Brasil/Rio de Janeiro, ou seja, exatamente os valores digitados nos parâmetros da consulta. Você pode atualizar a consulta utilizando o comando Dados -> Atualizar dados. Cada vez que você usar este comando, será solicitado o nome de um País e de uma Cidade. A consulta é executada e são retornados ao Excel, apenas os registros que atendem os valores digitados nos parâmetros.
  2. 16. Salve a planilha com o nome de Exercício 24.xls, na pasta C:\ExcelAvançado.
  3. 17. Feche o Microsoft Excel.

Módulo 2 - Mais Sobre Listas, Exportação e Importação de Dados:


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