120 Lições | Gratuito Online | Autor: Júlio Battisti
Nesta lição aprenderemos a criar uma nova consulta, a qual busca dados diretamente de um site da Internet e exibe estes dados em uma planilha do Excel. Também aprenderemos a configurar o intervalo de atualização bem como outras propriedades da consulta.
Vamos acompanhar um exemplo passo-a-passo da criação de consultas baseadas em dados da Internet. Acessaremos dados do seguinte site:
http://www.portalbrasil.eti.br/poupanca_2002.htm
Este site traz uma série de indicadores, tais como o Índice de Poupança, Dólar, INPC, IPC, etc. Faremos uma consulta baseada no endereço acima. Esta consulta retornará os índices de Poupança para 2002. Em seguida iremos configurar o intervalo de atualização destes dados.
Abrir o Excel, criar uma nova consulta baseada no endereço: http://www.portalbrasil.eti.br/poupanca_2002.htm . Configurar o período de atualização e outras propriedades desta consulta. Salvar a planilha na pasta C:\ExcelAvançado com o nome de IndicePoupança2002.xls .
Figura 2.21 - Configurações da consulte à Web.
A opção Salvar consulta...: Salva uma consulta da Web em um arquivo .iqy para que você possa recuperar os mesmos dados em outras pastas de trabalho ou compartilhar a consulta com outros usuários. Se você não salvar um arquivo de consulta da Web, a consulta será salva como parte de sua pasta de trabalho do Microsoft Excel e você poderá executá-la apenas nessa pasta de trabalho.
Figura 2.22 - Salvando a consulta como um arquivo .iqy.
Figura 2.23 - Dados obtidos a partir da Internet.
Figura 2.24 - A Barra de ferramentas Dados externos.
O primeiro botão ( - Editar consulta ): Abre a janela onde você pode especificar o endereço da consulta, conforme indicado na Figura 2.21.
O segundo botão ( - Propriedades do intervalo de dados ): Este botão abre a janela Propriedades do intervalo de dados externos, conforme indicado na Figura 2.25. Nesta janela podemos habilitar/desabilitar a sincronização automática, configurar um período de sincronização, se queremos ou não atualizar os dados toda vez que o arquivo for aberto, bem como outras configurações de formatação.
Figura 2.25 - Configurando propriedades da consulta.
O terceiro botão ( ) - Parâmetros de consulta ): Somente estará habilitado quando for possível especificar critérios de filtragem. Utilizaremos este botão nas próximas lições, quando utilizarmos o Microsoft Query para fazer consultas em dados de fontes externas.
O quarto botão ( - Atualizar dados ): Atualiza a consulta, imediatamente. Consulta novamente o endereço da internet especificado para a consulta e retorna os dados atualizados.
O quinto botão ( - Cancelar atualização ): Cancela uma atualização em andamento. Caso a atualização esteja demorando mais do que o esperado, você pode cancelar a atualização, clicando neste botão.
O sexto botão ( - Atualizar tudo ): Atualiza todos os dados da consulta, texto, títulos, tabelas, etc.
O sétimo botão ( - Atualizar Status ): Atualiza o Status da consulta, ou seja, se ela já foi concluída, se está atualizada ou não e assim por diante.
12. Clique no botão Atualizar tudo e observe que o Excel começa a atualização da planilha. Neste momento o Excel está conectando com a Página da Internet e buscando o seu conteúdo para exibir na planilha. Caso exista algum problema de conexão com a Internet, será exibida uma mensagem de erro, conforme indicado na Figura 2.26:
Figura 2.26 - Erro: Problemas com a conexão com a Internet.
VOCÊ CONHECE A UNIVERSIDADE DO EXCEL? |
UNIVERSIDADE PRÁTICA DO EXCEL - Domine o Excel, do Básico até a Criação de Planilhas Profissionais com Excel e VBA! Aplica-se ao Excel 2019, 2016, 2013 e 2010! |
22 Cursos - 925 Vídeo-Aulas - 120:42 horas - Só R$ 97,00 |
Para Todos os Detalhes, Acesse: |