120 Lições | Gratuito Online | Autor: Júlio Battisti
Quando trabalhamos com listas muito extensas, com milhares de linhas, pode haver a necessidade de "filtrar" a lista, para que sejam exibidas somente as linhas onde um ou mais campos atendam determinados critérios.
Por exemplo, podemos filtrar uma lista de Pedidos para que sejam exibidos apenas os pedidos para o Brasil; ou apenas os pedidos em que o país é Brasil e a Cidade é São Paulo. Podemos avançar mais ainda na definição de critérios de pesquisa. Por exemplo, podemos fazer com que sejam exibidas apenas os pedidos para o Brasil, cidade de São Paulo ou Campinas, para o ano de 1997. Observe que estamos definindo três critérios de filtragem:
País = Brasil
Cidade= São Paulo ou Cidade=Campinas
Ano do pedido = 1997
Filtrar é uma maneira rápida e prática para que possamos trabalhar apenas com um conjunto reduzido de linhas. Quando aplicamos um filtro a uma lista, somente serão exibidas as linhas que atenderem aos critérios especificados. Uma vez removidos os filtros, todas as linhas voltarão a ser exibidas.
Com o Excel, dispomos das seguintes ferramentas de filtragem:
AutoFiltro -> Aprenderemos a utilizar esta ferramenta nas lições 9, 10 e 11.
Filtro Avançado -> Utilizado para a definição de critérios mais complexos. Aprenderemos a usar esta ferramenta nas demais lições deste Módulo, a partir da Lição 12 .
Quando usamos a função AutoFiltro, o título de cada coluna é transformado em uma lista, com todos os valores possíveis para esta coluna, conforme indicado na Figura 1.26:
Figura 1.26 - Listas criadas, no cabeçalho das colunas, com o uso do AutoFiltro.
Nota: A partir das próximas lições aprenderemos, em detalhes, o uso do recurso de AutoFiltro.
Com o uso de filtros é muito mais fácil fazer análise dos dados de uma lista. Por exemplo, se você deseja analisar apenas os dados de vendas para uma determinada região, ou que atendam determinados critérios. Basta aplicar os filtros para que sejam exibidas apenas as linhas desejadas e, em seguida, efetuar os cálculos e as análises necessárias.
Também é possível copiar os dados filtrados para uma nova planilha ou exporta-los para um dos formatos suportados pelo Excel.
Com o comando Filtro Avançado é possível definir faixas de critérios, com as quais fica muito mais fácil alterar os valores dos critérios e, com isso, rapidamente obter um novo conjunto de linhas, conjunto este que reflete as alterações feitas na faixa de critérios.
Observe o exemplo da Figura 1.27, do Help do Excel:
Figura 1.27 - Usando a opção Filtro Avançado para definir um Intervalo de Critérios.
No exemplo da figura 1.27 estão sendo filtrados apenas os pedidos com vendas entre 5000 e 8000 ou menores do que 500. Basta alterar os valores desta faixa, para aplicar um novo conjunto de critérios de filtragem e, com isso, obter um novo conjunto de registros.
Nota: Nas demais lições deste Módulo, aprenderemos a criar e a utilizar Intervalos de Critérios.
VOCÊ CONHECE A UNIVERSIDADE DO EXCEL? |
UNIVERSIDADE PRÁTICA DO EXCEL - Domine o Excel, do Básico até a Criação de Planilhas Profissionais com Excel e VBA! Aplica-se ao Excel 2019, 2016, 2013 e 2010! |
22 Cursos - 925 Vídeo-Aulas - 120:42 horas - Só R$ 97,00 |
Para Todos os Detalhes, Acesse: |