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Curso Grátis de Excel Avançado - Módulo 1 - Lição: Criando Listas de Ordenação Personalizadas

120 Lições | Gratuito Online | Autor: Júlio Battisti


Além das ordenações padrão, tais como alfanumérica, número e data, você pode criar listas de ordenação personalizadas. Por exemplo, vamos supor que você quer classificar os dados de vendas, de acordo com a seguinte ordem de código:

  • BCCKL;
  • ADLKJ;
  • CFFYK;
  • LDDAC.

Observe que esta lista não está em ordem alfabética. Para criar uma ordenação de acordo com esta lista, ou seja, primeiro as linhas para o produto BCCKL, depois as linhas para o produto ADLKJ e assim por diante, você deve criar uma lista de ordenação personalizada. Este será o assunto desta lição. Por padrão o Excel já cria listas personalizadas para os dias da semana (por extenso e abreviado) e para os meses do ano (por extenso e abreviado).

Nesta lição aprenderemos a criar e a utilizar uma lista personalizada, para classificar as linhas de uma lista de acordo com os elementos da lista personalizada. Considere a lista da Figura 1.22:

Curso Ebook Excel Avanado - Jlio Battisti - Lio 7 - Figura 1.22

Figura 1.22 - Lista que utilizaremos neste lição..

Vamos a um exemplo prático sobre a criação e utilização de listas personalizadas.

Exercício 06: Abrir o arquivo C:\ExcelAvançado\Exemplo 06.xls , criar uma lista personalizada para classificação e ordenar a lista de acordo com a lista personalizada.

  1. 1. Abra o Excel;
  2. 2. Selecione o comando Arquivo -> Abrir;
  3. 3. Navegue até a pasta C:\ExcelAvançado;
  4. 4. Selecione o arquivo Exemplo 06.xls ;
  5. 5. Clique em Abrir;
  6. 6. Será aberta uma planilha com a Lista de Pedidos indicada na Figura 1.22;
  7. 7. Agora vamos criar uma lista de classificação personalizada. Vamos definir a seguinte lista:
  • KOENE;
  • ALFKI;
  • DRACD;
  • QUICK.

Observe que a lista não está em ordem alfabética. Após a classificação serão listados primeiro os pedidos para o cliente KOENE, em seguida para ALFKI e assim por diante.

  1. 8. Para criar a lista de classificação personalizada selecione o comando Ferramentas -> Opções;
  2. 9. Dê um clique na guia Listas;
  3. 10. Serão exibidas as listas já existentes, criadas automaticamente pelo Excel, conforme citado anteriormente;
  4. 11. Para criar uma nova basta digitar os valores da lista, no campo Entradas da lista, uma entrada em cada linha, conforme indicado na Figura 1.23:
Curso Ebook Excel Avanado - Jlio Battisti - Lio 7 - Figura 1.23

Figura 1.23 - Inserindo os valores da nova lista.

  1. 12. Após ter digitado os valores da lista, basta clicar no botão Adicionar. A nova lista será criada e exibida no campo Listas personalizadas, abaixo das listas já existentes;
  2. 13. Clique em OK. Você estará de volta à planilha;
  3. 14. Agora vamos classificar a planilha com base nos valores da lista recém criada;
  4. 15. Para classificar a lista não é necessário selecionar todas as linhas da lista. Basta clicar em uma das células que fazem parte da lista, qualquer célula;
  5. 16. Em seguida selecione o comando Dados -> Classificar . Observe que ao selecionar este comando, todas as linhas da lista são, automaticamente selecionadas, com exceção da primeira linha que contém os rótulos das colunas;
  6. 17. Será exibida a janela Classificar;
  7. 18. Na lista Classificar por selecione o campo Cliente. Vamos classificar pelo campo Cliente, pois os valores da lista são valores deste campo;
  8. 19. Para informar ao Excel que, ao invés da ordem alfabética padrão, deve ser usados os valores da lista, clique no botão Opções..;
  9. 20. Será exibida a janela Opções de classificação. Na lista "Ordem de classificação da primeira chave" é selecionado o valor normal. Normal significa ordem alfabética para campos texto, ordem numérica para campos numéricos ou ordem de data para campos do tipo Data/Hora;
  10. 21. Na lista "Ordem de classificação da primeira chave" você seleciona a lista personalizada a qual servirá como base para a classificação da planilha. Abra a lista e selecione a lista criada anteriormente, conforme indicado na Figura 1.24:
Curso Ebook Excel Avanado - Jlio Battisti - Lio 7 - Figura 1.24

Figura 1.24 - Selecionando a lista para a classificação personalizada.

  1. 22. Após selecionar a lista clique em OK;
  2. 23. Você estará de volta à janela Classificar;
  3. 24. Clique em OK;
  4. 25. Você estará de volta à planilha;
  5. 26. Observe que a planilha foi classificada de acordo a ordem definida na lista personalizada, conforme indicado na Figura 1.25:
Curso Ebook Excel Avanado - Jlio Battisti - Lio 7 - Figura 1.25

Figura 1.25 - Lista classificada de acordo com a lista personalizada.

  1. 27. Observe que os pedidos estão classificados de acordo com a ordem da lista:
  • KOENE;
  • ALFKI;
  • DRACD;
  • QUICK.
  1. 28. Feche a planilha Exemplo 06.xls.

Módulo 1 - Trabalhando com Listas de Dados:


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