120 Lições | Gratuito Online | Autor: Júlio Battisti
Nessa lição veremos um exemplo prático de como classificar uma Lista com base em duas ou mais colunas. Por exemplo, você pode querer classificar a lista primeiro pelo País e, dentro de um mesmo País, pela Cidade de destino. Neste caso basta fazer a classificação da lista definindo os campos de classificação nesta ordem: primeiro o País e depois a Cidade.
Você também poderia classificar pelo País, depois pela Cidade e, dentro de cada Cidade pelo Número do pedido ou pela Data do pedido.
Para classificar por mais de três colunas você precisa dividir o processo de classificação em etapas. Por exemplo, se você quiser classificar pelo País, dentro do País pela Cidade, dentro da Cidade pela Data do pedido e, dentro de uma mesma Data pelo Número do pedido, basta seguir as seguintes etapas:
Observe que para classificar por mais de três colunas, vamos classificando, coluna a coluna, da mais específica - Número do pedido no nosso exemplo, para a mais geral - País no nosso exemplo.
Agora vamos fazer um exemplo prático, onde vamos classificar uma listagem de Pedidos com base nas colunas País, Cidade e Número do pedido.
Abrir o arquivo C:\ExcelAvançado\Exemplo 05.xls e classificar a listagem primeiro pelo País, dentro do País pela Cidade e, dentro de cada Cidade pelo Número do pedido:
Figura 1.20 - Classificação proposta no exemplo.
Figura 1.21 - Classificação por País, Cidade e Número do pedido.
Algumas observações sobre a forma de classificação do Excel (baseadas no Help do Excel):
O Microsoft Excel usa ordens de classificação específicas para ordenar dados de acordo com o valor, não com o formato, dos dados.
Uma forma de organizar os dados com base em valor ou tipo de dados. Você pode classificar os dados em ordem alfabética, numérica ou de data. As ordens de classificação usam uma ordem crescente (1 a 9, A a Z) ou decrescente (9 a 1, Z a A).
Em uma classificação crescente, o Excel usa a seguinte ordem. (Em uma classificação decrescente, esta ordem de classificação é invertida, exceto para as células em branco, que serão sempre colocadas por último.) :
Os números são classificados do menor número negativo ao maior número positivo.
Quando você classifica texto alfanumérico, o Excel classifica da esquerda para a direita, caractere por caractere. Por exemplo, se uma célula contém o texto "A100", o Excel coloca a célula depois de uma célula que contenha a entrada "A1" e antes de uma célula que contenha a entrada "A11."
Os textos e os textos que incluem números são classificados na seguinte ordem:
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 (espaço) ! " # $ % & ( ) * , . / : ; ? @ [ \ ] ^ _ ` { | } ~ + < = > A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Apóstrofos (') e hífens (-) são ignorados, com uma exceção: se duas seqüências de caracteres de texto forem iguais exceto pelo hífen, o texto com hífen é classificado por último.
Em valores lógicos, FALSO é colocado antes de VERDADEIRO.
Todos os valores de erro são iguais.
As células em branco são sempre classificadas por último.
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