Quer Receber Novidades e E-books Gratuitos de Excel? * Junte-se a mais de 103.000 pessoas!

Curso Grátis de Excel Avançado - Módulo 1 - Lição: Ordenando Listas - Parte 2

120 Lições | Gratuito Online | Autor: Júlio Battisti


Nessa lição veremos um exemplo prático de como classificar uma Lista com base em duas ou mais colunas. Por exemplo, você pode querer classificar a lista primeiro pelo País e, dentro de um mesmo País, pela Cidade de destino. Neste caso basta fazer a classificação da lista definindo os campos de classificação nesta ordem: primeiro o País e depois a Cidade.

Você também poderia classificar pelo País, depois pela Cidade e, dentro de cada Cidade pelo Número do pedido ou pela Data do pedido.

Para classificar por mais de três colunas você precisa dividir o processo de classificação em etapas. Por exemplo, se você quiser classificar pelo País, dentro do País pela Cidade, dentro da Cidade pela Data do pedido e, dentro de uma mesma Data pelo Número do pedido, basta seguir as seguintes etapas:

  1. 1. Classifique pela coluna Número do pedido;
  2. 2. Estando a lista classificada pela coluna Número do pedido, classifique pela coluna Data do pedido;
  3. 3. Estando a lista classificada pelo campo Data do pedido, classifique pela coluna Cidade;
  4. 4. Estando a lista classificada pelo campo Cidade, classifique pela coluna País.

Observe que para classificar por mais de três colunas, vamos classificando, coluna a coluna, da mais específica - Número do pedido no nosso exemplo, para a mais geral - País no nosso exemplo.

Agora vamos fazer um exemplo prático, onde vamos classificar uma listagem de Pedidos com base nas colunas País, Cidade e Número do pedido.

Exercício 05:

Abrir o arquivo C:\ExcelAvançado\Exemplo 05.xls e classificar a listagem primeiro pelo País, dentro do País pela Cidade e, dentro de cada Cidade pelo Número do pedido:

  1. 1. Abra o Excel;
  2. 2. Selecione o comando Arquivo -> Abrir;
  3. 3. Navegue até a pasta C:\ExcelAvançado;
  4. 4. Selecione o arquivo Exemplo 05.xls;
  5. 5. Clique em Abrir;
  6. 6. Será aberta uma planilha com uma Lista de Pedidos;
  7. 7. Observe que a lista está classificada pelo Número do pedido;
  8. 8. Para classificar a lista não é necessário selecionar todas as linhas da lista. Basta clicar em uma das células que fazem parte da lista, qualquer célula;
  9. 9. Em seguida selecione o comando Dados -> Classificar. Observe que ao selecionar este comando, todas as linhas da lista são, automaticamente selecionadas, com exceção da primeira linha que contém os rótulos das colunas;
  10. 10. Será exibida a janela Classificar;
  11. 11. Para efetuar a classificação desejada, selecione as configurações indicadas na Figura 1.20:
Curso Ebook Excel Avanado - Jlio Battisti - Lio 6 - Figura 1.20

Figura 1.20 - Classificação proposta no exemplo.

  1. 12. Com isso você obterá os resultados indicados na Figura 1.21:
Curso Ebook Excel Avanado - Jlio Battisti - Lio 6 - Figura 1.21

Figura 1.21 - Classificação por País, Cidade e Número do pedido.

Algumas observações sobre a forma de classificação do Excel (baseadas no Help do Excel):

Ordens de classificação padrão:

O Microsoft Excel usa ordens de classificação específicas para ordenar dados de acordo com o valor, não com o formato, dos dados.

Ordem de classificação:

Uma forma de organizar os dados com base em valor ou tipo de dados. Você pode classificar os dados em ordem alfabética, numérica ou de data. As ordens de classificação usam uma ordem crescente (1 a 9, A a Z) ou decrescente (9 a 1, Z a A).

Em uma classificação crescente, o Excel usa a seguinte ordem. (Em uma classificação decrescente, esta ordem de classificação é invertida, exceto para as células em branco, que serão sempre colocadas por último.) :

Números:

Os números são classificados do menor número negativo ao maior número positivo.

Classificação alfanumérica (texto):

Quando você classifica texto alfanumérico, o Excel classifica da esquerda para a direita, caractere por caractere. Por exemplo, se uma célula contém o texto "A100", o Excel coloca a célula depois de uma célula que contenha a entrada "A1" e antes de uma célula que contenha a entrada "A11."

Os textos e os textos que incluem números são classificados na seguinte ordem:

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 (espaço) ! " # $ % & ( ) * , . / : ; ? @ [ \ ] ^ _ ` { | } ~ + < = > A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Apóstrofos (') e hífens (-) são ignorados, com uma exceção: se duas seqüências de caracteres de texto forem iguais exceto pelo hífen, o texto com hífen é classificado por último.

Valores lógicos:

Em valores lógicos, FALSO é colocado antes de VERDADEIRO.

Valores de erro:

Todos os valores de erro são iguais.

Vazias:

As células em branco são sempre classificadas por último.

Módulo 1 - Trabalhando com Listas de Dados:


VOCÊ CONHECE A UNIVERSIDADE DO EXCEL?

UNIVERSIDADE PRÁTICA DO EXCEL - Domine o Excel, do Básico até a Criação de Planilhas Profissionais com Excel e VBA!

Aplica-se ao Excel 2019, 2016, 2013 e 2010!

22 Cursos - 925 Vídeo-Aulas - 120:42 horas - Só R$ 97,00

Para Todos os Detalhes, Acesse:

Curso Completo de Excel - Curso Online com Certificado - 925 Video Aulas - 22 Cursos - 120:42 horas


Curso Completo de Excel - Curso Online com Certificado - 925 Video Aulas - 22 Cursos - 120:42 horas

https://juliobattisti.com.br/excel-curso-completo.asp


NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI