120 Lições | Gratuito Online | Autor: Júlio Battisti
Em determinadas situações pode ser necessário acessar, a partir do Excel, dados de uma ou mais tabelas que estão em um banco de dados do Microsoft Access. Estando no Excel, não temos como importar os dados diretamente de tabelas do Microsoft Access. Faremos o contrário, entraremos no banco de dados do Microsoft Access, onde estão os dados a serem acessados e exportaremos a respectiva tabela no formato de uma planilha do Excel. Depois é só abrir a planilha diretamente no Excel.
É importante salientar que, usando este procedimento, nenhum vínculo será mantido entre os dados que estão no Microsoft Access e a planilha com os dados exportados. Em outras palavras, ao alterarmos os dados originais, os dados da planilha não serão alterados e vice-versa, ou seja, são duas cópias completamente independentes dos dados.
Nota: Para um curso de Access Básico, acesse o curso gratuito de Access, clicando aqui.
Neste curso você aprende como abrir um banco de dados do Access, como criar Tabelas, Relacionamentos, Consultas, Formulários, Relatórios e Macros.
Obs: Para o exemplo desta lição, trabalharemos com o arquivo Mod1Lic4.mdb.
Conforme veremos nesta lição, é bem simples exportar dados de uma tabela do Microsoft Access para uma planilha do Excel. Quando os dados são exportados, uma nova planilha será criada. Se um planilha, com o mesmo nome da que está sendo criada, já existir, o Access perguntará se desejamos excluir a planilha existente e criar uma nova. Não é possível manter a planilha existente e apenas acrescentar os dados que estão sendo exportados.
Vamos, novamente, utilizar um exemplo prático. Abriremos o banco de dados Mod1Lic4.mdb , que está na pasta C:\ExcelAvançado . Em seguida exportaremos os dados da tabela Pedidos para a planilha Exemplo 03.xls , na pasta C:\ExcelAvançado . Então, mãos à obra.
Vamos abrir o arquivo Mod1Lic4.mdb no Microsoft Access e exportar a tabela Pedidos para o arquivo C:\ExcelAvançado\Exemplo 03.xls
Figura 1.13 - A janela Exportar Tabela 'Pedidos' em...
Figura 1.14 - Configurando o tipo e o nome do arquivo a ser gerado.
Agora vamos abrir o arquivo Exemplo 03.xls e conferir se os dados foram realmente exportados com sucesso.
Figura 1.15 - Dados exportados da tabela Pedidos do banco de dados Mod1Lic4.mdb.
Com isso encerramos o nosso estudo sobre importação e exportação de dados com o Microsoft Excel. A partir da próxima lição, aprenderemos a classificar, organizar e filtrar as listas de dados de uma planilha do Excel.
VOCÊ CONHECE A UNIVERSIDADE DO EXCEL? |
UNIVERSIDADE PRÁTICA DO EXCEL - Domine o Excel, do Básico até a Criação de Planilhas Profissionais com Excel e VBA! Aplica-se ao Excel 2019, 2016, 2013 e 2010! |
22 Cursos - 925 Vídeo-Aulas - 120:42 horas - Só R$ 97,00 |
Para Todos os Detalhes, Acesse: |