120 Lições | Gratuito Online | Autor: Júlio Battisti
Existem situações onde os dados que você precisa analisar não estão no formato de uma planilha do Excel. Por exemplo, estes dados podem estar em um arquivo do tipo texto, no formato de texto delimitado ou separado por vírgula, ou podem estar em uma tabela do Microsoft Access. Nestas situações você deseja importar estes dados para dentro de uma planilha do Excel, para poder utilizar as funcionalidades de análise de dados do Excel. Este é justamente o assunto desta e das próximas duas lições.
Nesta lição vamos tratar sobre a importação de dados a partir de arquivos do tipo texto. Existem dois formatos padrão quando se trata de arquivos do tipo texto. Antes de aprendermos a fazer a importação para o Excel, vamos apresentar os dois formatos de texto mais comumente utilizados.
Na Figura 1.3 temos um exemplo de arquivo de texto, onde os dados estão no formato tamanho fixo.
Figura 1.3 - O Formato Tamanho Fixo.
Neste formato cada campo começa em uma determinada coluna e termina em uma posição fixa. Por exemplo o Número do Pedido começa na posição 1 e termina na posição 5, o campo Código do Cliente começa na posição 12 e termina na posição 17. Observe que existe espaço em branco entre as posições 6 e 11. O mais comum é que não exista este espaço em branco entre os campos. Cada linha do arquivo forma um registro completo.
Na Figura 1.4 temos um exemplo de arquivo de texto, onde os dados estão no formato com separador de campos.
Figura 1.4 - O Formato com separador de campos.
Neste formato cada linha contém um registro completo, porém os campos são separados por um determinado "separador", que no exemplo da Figura 1.4 é o ponto-e-vírgula (;). Cada linha contém um registro completo. Podemos ter diferentes separadores, sendo que um dos mais comuns é a vírgula. Arquivos cujo separador é a vírgula podem ter uma extensão .csv - Comma Separated Value (Valores separados por vírgula). Arquivos .csv podem ser abertos diretamente pelo Excel (basta dar um clique duplo no arquivo que este será aberto diretamente no Excel.
O formato com separador de campos é mais facilmente reconhecido pelo Excel e menos propenso a gerar erros durante a importação. Sempre que possível, procure obter os dados neste formato, ao invés do formato de tamanho fixo.
Vamos aprender a fazer a importação de dados para o Excel, a partir de um arquivo do tipo Texto. Aprenderemos a fazer a importação através de um exemplo prático. Vamos criar uma nova planilha, salvá-la na pasta C:\ExcelAvançado e importar dados para dentro desta planilha.
Criar uma nova planilha, salvá-la na pasta C:\ExcelAvançado com o nome de Exemplo 01.xls. Importar para esta planilha, os dados do arquivo PedidosDelimitado.txt. Para fazer o exercício proposto siga os seguintes passos:
Nota: Em caso de dúvidas sobre a criação e salvamento de planilhas no Excel, consulte o Curso Básico de Excel em 120 Lições
Figura 1.6 - Selecionando o arquivo a ser importado.
Figura 1.7 - Informando o formato do arquivo de texto.
Figura 1.8 - Definindo o caractere delimitador.
Figura 1.9 - Etapa final do Assistente de importação de texto.
Figura 1.10 - Dados importados com sucesso.
Nota: É importante salientar que nenhum vínculo é mantido entre os dados que foram importados e o arquivo original. Se os dados forem modificados, o arquivo original não será modificado e vice-versa.
VOCÊ CONHECE A UNIVERSIDADE DO EXCEL? |
UNIVERSIDADE PRÁTICA DO EXCEL - Domine o Excel, do Básico até a Criação de Planilhas Profissionais com Excel e VBA! Aplica-se ao Excel 2019, 2016, 2013 e 2010! |
22 Cursos - 925 Vídeo-Aulas - 120:42 horas - Só R$ 97,00 |
Para Todos os Detalhes, Acesse: |