Para acompanhar todos os exemplos propostos no livro, precisamos de um computador onde deverá ser instalado Windows XP Professional. Se você tiver acesso somente à versão Home, não será possível acompanhar alguns dos exemplos práticos, principalmente os exemplos relacionados a questões de segurança, tais como permissões NTFS e de compartilhamento, Criptografia, Logs de auditoria, etc.
Para determinar uma configuração mínima para instalar o Windows XP, temos que levar em consideração uma série de fatores, sendo o principal deles a lista de aplicativos que serão utilizados. Por exemplo, pode ser que o seu equipamento suporte bem o Windows XP, porém este mesmo equipamento pode não ser adequado para a utilização de uma aplicação gráfica que exige muitos recursos como memória e processador.
Como equipamento para ser utilizado em casa, ou em um laboratório de teste na sua empresa, aconselho a seguinte configuração mínima:
- Processador Pentium 450 MHz ou superior
- 256 MB de RAM, sendo 512 MB altamente recomendáveis
- 4 GB de disco rígido
- Unidade de CD-ROM com capacidade de boot pela unidade de CD.
Com menos de 128 MB de RAM, o desempenho, mesmo para uma máquina de testes, fica muito comprometido.
Em cada um dos capítulos, apresentarei uma série de exemplos práticos. Através destes exemplos, você poderá entender melhor a aplicação dos conceitos teóricos apresentados. Em muitas situações, a melhor maneira de entender um determinado assunto é através da utilização deste para a resolução de um problema prático do dia-a-dia. Muitos dos exemplos apresentados, principalmente na parte relacionada com o uso do Windows XP em uma rede de computadores, são baseados na minha experiência prática como Administrador e depois Gerente de redes. São situações que surgem no dia-a-dia da Administração, gerência e suporte a estações de rede. |