- Todo compartilhamento deve ter um nome, para que o compartilhamento possa ser acessado pela rede, conforme descrito anteriormente e será demonstrado na parte prática mais adiante. O nome do compartilhamento pode ser diferente do nome da pasta. Uma recomendação importante é para que seja escolhido um nome descritivo do conteúdo da pasta, de tal maneira que o compartilhamento seja mais facilmente localizado na rede. Você não colocaria um nome de compartilhamento “Projetos” em uma pasta compartilhada com documentos contábeis?
- Organize os recursos, de tal maneira que todas as pastas que devam ser acessadas pelo mesmo grupo de usuários, com o mesmo nível de permissão, estejam dentro da mesma pasta compartilhada. Por exemplo, se você possui sete pastas com documentos e programas, os quais devem ser acessados pelos grupos Contabilidade e Marketing, coloque estas pastas dentro de uma pasta principal e compartilhe a pasta principal, ao invés de criar sete compartilhamentos individuais.
- Configure o nível de permissão mínimo necessário para que os usuários realizem o seu trabalho. Por exemplo se os usuários precisam apenas ler os documentos em uma pasta compartilhada, atribua permissão de Leitura e não de Alteração ou Controle total.
- Sempre que possível, atribua permissões para grupos de usuários e não para usuários individuais, pois isso facilita a administração, conforme já salientado diversas vezes neste capítulo e no Capítulo 6.
- Determine quais grupos necessitam acesso a quais pastas compartilhadas e com quais níveis de permissão. Documente bem todo esse processo, para que você possa ter um bom controle sobre os recursos compartilhados e as permissões atribuídas.
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