Vamos iniciar o capítulo apresentando os conceitos teóricos relacionados com o compartilhamento de pastas, permissões de compartilhamento, permissões NTFS e a interação entre permissões de compartilhamento e permissões NTFS.
Quando compartilhamos uma pasta, permitimos que o seu conteúdo seja acessado usando outros computadores da rede. Quando uma pasta é compartilhada, os usuários podem acessá-la através da rede, bem como o conteúdo da pasta. Por exemplo, poderíamos criar uma pasta compartilhada onde seriam colocados documentos, orientações e manuais, de tal forma que estes possam ser acessados a partir de qualquer computador conectado à rede.
Ao compartilharmos uma pasta, todo o conteúdo da pasta passa a estar disponível para acesso através da rede. Isso significa que se houverem outras sub-pastas, dentro da pasta compartilhada, estas também estarão disponíveis para acesso pela rede.
Considere o exemplo da Figura 7.1. Se a pasta C:\Documentos for compartilhada, todo o seu conteúdo e também o conteúdo das suas sub-pastas C:\Documentos\Ofícios e C:\Documentos\Memorandos estarão disponíveis para acesso através da rede.

Figura 7.1 Ao compartilhar uma pasta, todo o seu conteúdo estará disponível.
Quando uma pasta é compartilhada em um computador, é criado um caminho para acessar esta pasta a partir dos demais computadores da rede. Este caminho segue o padrão UNC – Unified Namming Convention (Convenção Unificada de Nomes). Todo caminho que segue o padrão UNC inicia com duas barras invertidas, seguida pelo nome do computador onde está o recurso compartilhado (que pode ser uma pasta compartilhada, um impressora compartilhada, etc.), mais uma barra invertida e o nome do compartilhamento. Vamos imaginar que estamos compartilhando recursos em um servidor da rede cujo nome é: SRVRS001. Neste servidor criamos três pastas compartilhadas com os seguintes nomes de compartilhamento: documentos, manuais e memorandos. Também compartilhamos uma impressora com o nome de compartilhamento lasera1. Qual seria o caminho para acessar estes recursos, segundo o padrão UNC?
- \\SRVRS001\documentos
- \\SRVRS001\manuais
- \\SRVRS001\memorandos
- \\SRVRS001\lasera1
Conforme veremos na parte prática, o nome do compartilhamento não precisa ser igual ao nome da pasta que está sendo compartilhada. É recomendado que o nome do compartilhamento sirva como indicação para o conteúdo da pasta compartilhada, para facilitar a localização dos recursos disponíveis na rede. |