Iniciamos o capítulo falando sobre contas de usuário. Vimos que a conta é a identidade do usuário para o Windows XP. Ao fazer o logon com a sua conta, o usuário recebe um ambiente personalizado, o qual é mantido através de uma estrutura de pastas e sub-pastas no caminho Documents and Settings, do drive onde está instalado o Windows XP.
Temos duas opções para a criação e manutenção de contas de usuários.
- O console Gerenciamento do computador, o qual é acessado através da opção Ferramentas administrativas, do Painel de controle.
- A opção Contas de usuário, do Painel de controle.
O console Gerenciamento do computador é mais prático, principalmente para usuários que já tenham alguma experiência.
Também vimos que existem dois tipos de contas no Windows XP:
- Contas de Administrador do computador: Estas contas têm permissão para executar qualquer tarefa no computador, até mesmo formatar um disco rígido.
- Conta de acesso limitado: Estas contas têm uma série de restrições. São indicadas para usuários iniciantes ou para usuários que devem executar apenas tarefas específicas, como por exemplo um atendente de suporte responsável por responder e-mail dos clientes.
Em seguida passamos a tratar do conceito de grupos. Um grupo de usuários pode conter uma ou mais contas de usuários, como membros do grupo. A principal função dos grupos é facilitar a atribuição e administração das permissões de segurança. Ao invés da atribuir permissões para cada usuário individualmente, atribuímos permissões para o grupo e, automaticamente, todos os membros do grupo herdam estas permissões.
Um usuário pode ser membro de mais de um grupo, e com isso ele herdará as permissões de todos os grupos aos quais ele pertencer. Trataremos de permissões no próximo capítulo.
Existem dois tipos de grupos: Grupos Internos (Built-in groups) e os grupos criados pelos usuários.
Os grupos internos são criados automaticamente, quando da instalação do Windows XP. A cada grupo interno é associado um conjunto de permissões, as quais foram descritas anteriormente. No Windows XP existem os seguintes grupos internos:
- Administradores
- Operadores de cópia
- Usuários avançados
- Usuários
- Convidados
- Duplicadores
Aprendemos a criar grupos, adicionar e remover usuários de um grupo e a administrar grupos.
Na parte final do capítulo tratamos sobre as diretivas de segurança, mais detalhadamente sobre as diretivas de contas. Detalhamos cada uma das diretivas disponíveis e na seqüência fizemos um exemplo prático.
Finalizamos o capítulo aprendendo a alterar a imagem que é exibida ao lado do nome da conta do usuário, na lista de usuários e a utilizar uma imagem a partir de um arquivo no disco rígido.
No próximo capítulo trataremos sobre pastas compartilhadas, permissões de compartilhamento e permissões NTFS. Para usuários do Windows 95/98/Me, as permissões NTFS são uma novidade e, conforme veremos, uma novidade muito bem-vinda. Já para usuários do NT Workstation 4.0 ou do Windows 2000 Professional, as permissões NTFS são velhas conhecidas. |