Podemos adicionar diversos tipos de mídia de diversos tipos de fontes diferentes, conforme descrito anteriormente. A seguir descrevo as formas mais comuns de adicionar elementos à Biblioteca de mídia.
Para adicionar faixas a partir do CD, faça o seguinte:
1. Insira o CD no drive. O Windows Media Player é aberto e começa a executar o CD.
2. Copie as músicas do CD para o disco rígido, utilizando a opção Copiar de CD, conforme descrito no exemplo anterior. Ao copiar para o disco rígido, os arquivos são, automaticamente, adicionados à biblioteca.
Para adicionar um arquivo do disco rígido à biblioteca, faça o seguinte:
1. Abra o Windows Media Player.
2. Utilize o comando Arquivo -> Abrir.
3. Localize o arquivo (ou arquivos) a ser adicionado, dê um clique para selecioná-lo e dê um clique no botão Abrir. Pronto, o arquivo será adicionado à biblioteca e, com base nas informações disponíveis sobre o arquivo, este será categorizado por gênero, artista, etc.
Para adicionar um arquivo de um site da Internet, faça o seguinte:
1. Abra o Windows Media Player.
2. Selecione o comando Arquivo -> Abrir URL.
Será exibida uma caixa para você digitar o endereço onde se encontra o arquivo, como por exemplo: http://www.abc.com.br/minhamúsica.mp3.
3. Digite o endereço e dê um clique no botão OK.
Também podemos configurar o Windows Media Player para que adicione arquivos, automaticamente à biblioteca, quando os arquivos são executados. Para isso faça o seguinte:
1. Abra o Windows Media Player.
2. Selecione o comando: Ferramentas -> Opções.
3. Dê um clique na guia Player.
4. Marque a opção “Adicionar itens à biblioteca de mídia quando executados”.
5. Dê um clique no botão OK para aplicar as alterações.
Pronto, a partir de agora toda vez que um arquivo for executado, também será, automaticamente adicionado à biblioteca de mídia. No caso de arquivos em CD, o arquivo não será automaticamente copiado, e ao invés disso, apenas uma referência ao arquivo será armazenada na biblioteca. Se tentarmos executar este arquivo e o CD não estiver no drive, será emitida uma mensagem de erro.
Conforme já descrito anteriormente, o Windows Media Player categoriza, por artista e por gênero, os arquivos de mídia que fazem parte da biblioteca. Para acessar a biblioteca de mídia, siga os passos indicados a seguir:
1. Abra o Windows Media Player.
No lado direito da janela do Windows Media Player, logo abaixo da barra de menus, temos uma lista de opções, com a lista de todos os arquivos de mídia disponíveis na biblioteca.
2. Para executar um arquivo de mídia da biblioteca abra a lista de arquivos, conforme indicado na Figura 5.16, e clique na opção desejada. O Windows Media Player começa a executar os arquivos relacionados com a opção selecionada.

Figura 5.16 Selecionando um item da biblioteca de mídia.
Observe que os itens da biblioteca estão categorizados ou pelo nome do artista (que é o que aparece na Figura 5.16) ou pelo gênero. Qualquer arquivo de mídia pode ser categorizado, como, por exemplo, arquivos de vídeo podem ser categorizados em romance, educativo, propaganda e assim por diante.
|