Esta foi uma sugestão enviada pelo amigo leitor Rodrigo Tognin, via e-mail:
“Tem alguns colegas meu que vivem mandando piadas, arquivos anexados, link´s para sites, enfim, todas aquelas coisas que só se deve ler para se descontrair. Eu sugiro então que você possa dar a seguinte dica: para quem trabalha bastante com e-mails e recebe tantos assuntos importantes como piadas, que criem um endereço só para piadas, como tenho feito, e de vez em quando vou lá vê-los, pois recebo assuntos importantes e não gosto quando se misturam, pois como você disse em um dos tópicos, o download da mensagem acaba demorando e não compensa. O meu endereço para piadas e afins eu os vejo em webmail, os assuntos interessantes baixo em meu programa de e-mail.”
Este é um “pecado” muito cometido, principalmente pelos usuários que estão começando a usar a Internet e o e-mail e se “encantam” com este recurso. É comum os usuários iniciantes, saírem repassando arquivos anexados com todos os tipos de mensagens, boatos, arquivos, etc, para todos os seus conhecidos. O que acontece, é que muitos destes conteúdos já estão circulando a anos na Internet. É muito provável, que os usuários experientes já tenham recebido dezenas de cópias do mesmo conteúdo. E é grande a chance que estes usuários mais experientes, fiquem irritados em receber mais uma cópia de um boato sobre “Os segredos desconhecidos da Microsoft”, ou “da empresa XYZ que está dando super-brindes”, ou aquele arquivo o PowerPoint com uma mensagem positiva (até bem interessante), mas que ele já recebeu 200 vezes. Além disso, é comum estes usuários iniciantes, acharem normal repassar anexos de 3, 4 ou 5 MB (acreditem, eu já cheguei a receber 10 anexos em .bmp, na mesma mensagem, em um total de 57 MB. Esta mensagem demorou a bagatela de 14 horas para baixar na linha discada. É uma maravilha, não é???).
O que fazer?? JAMAIS, JAMAIS (e JAMAIS significa JAMAIS) saia enviando um monte de mensagens de motivação, auto-ajuda, boatos, figurinhas e outras “tralhas diversas” que você “achou interessante”, para todos os seus conhecidos. Existe uma grande chance de que os usuários mais experientes já tenham recebidos dezenas de cópias destes mesmos conteúdos. Também evite anexos grandes. Como uma regra geral, jamais envie anexos maiores do que 1 MB. |