No Capítulo 2 nós vimos que o menu Iniciar -> Todos os programas é montado a partir de uma estrutura de pastas e sub-pastas gravadas no disco rígido. Também falamos que cada usuário pode ter um menu personalizado. Neste item veremos como configurar as principais opções do menu Iniciar. Estas opções afetam a aparência e a funcionalidade do menu Iniciar. Temos duas maneiras de acessar estas propriedades/configurações:
- Clique com o botão direito do mouse no espaço em branco na barra de tarefas, à direita do último botão. É aquele espaço entre o último botão que indica os programas que estão abertos e o relógio. No menu que surge dê um clique em Propriedades. Será exibida a janela “Propriedades da Barra de tarefas e do menu Iniciar. Dê um clique na guia Menu ‘Iniciar’.
Ou
- Abra o Painel de controle no modo de exibição tradicional. Dê um clique duplo no ícone Barra de tarefas e menu Iniciar. Dê um clique na guia Menu ‘Iniciar’.
Utilizando qualquer uma das opções anteriores, será exibida a janela “Propriedades da Barra de tarefas e do menu Iniciar”, indicada na Figura 3.42:

Figura 3.42 Configurando o menu Iniciar.
Nesta guia nós temos duas opções:
- Menu Iniciar: Se esta opção estiver marcada será utilizado o menu Iniciar do Windows XP, com todas as novidades da nova interface. As opções do menu podem ser personalizadas utilizando o botão Personalizar, ao lado desta opção. Ao clicar nesta opção será exibida a janela Personalizar o menu Iniciar. Nesta janela nós temos duas guias: Geral e Avançado. Na guia Geral podemos definir se devem ser exibidos Ícones grandes ou Ícones pequenos, ao lado das opções do menu Iniciar. Também podemos definir o tamanho da lista de programas que é exibida no menu Iniciar. Esta lista é exibida na coluna da direita, do menu Iniciar, e é a lista dos programas usados mais recentemente. Por padrão são exibidos os seis últimos programas. Podemos aumentar ou diminuir este valor. Ainda na guia Geral, podemos definir qual o programa para navegação na Internet será exibido no menu Iniciar; por padrão é o Internet Explorer. Também podemos definir o atalho que aparecerá para o programa de e-mail. Por padrão é exibido um atalho para o Outlook Express, mas também temos opções para o Hotmail e para o MSN Explorer. Na guia Avançado temos as seguintes opções:
Abrir sub-menus quando eu mantiver o cursor do mouse sobre eles: Especifica que, ao apontar para um item do menu Iniciar que contenha outros itens (sub-menus), estes outros itens serão imediatamente exibidos.
Realçar programas recém-instalados: Especifica que um novo programa instalado no computador deve ser realçado com uma cor diferente na lista Todos os programas.
Itens do menu ‘Iniciar’: Permite que você escolha os itens que deseja exibir no menu Iniciar. Você pode escolher entre exibir os itens em sub-menus ou como vínculos nos quais possa clicar para abrir diretamente o programa.
Listar documentos abertos mais recentemente: Selecione esta caixa de seleção para fazer com que o Windows exiba Meus documentos recentes no menu Iniciar. Os documentos abertos na última vez aparecerão nessa lista para que você possa facilmente abri-los outra vez. Você pode limpar a lista clicando no botão Limpar lista.
- Menu ‘Iniciar’ clássico: Especifica que o menu Iniciar padrão tem a mesma aparência e o mesmo comportamento definidos em versões anteriores do Windows. Você pode personalizar o menu Iniciar, quando no modo de exibição clássico, dando um clique no botão Personalizar, ao lado desta opção.
Volto a repetir o que eu já havia falado no Capítulo 2. Resista à tentação de configurar o menu Iniciar para ter a aparência que ele tinha nas versões anteriores do Windows. Embora, no começo, você possa sentir algumas dificuldades com a nova interface do Windows XP, depois de se acostumar com ela, garanto que você a achará bem mais produtiva e fácil de utilizar do que a interface das versões anteriores.
Após ter feito as configurações desejadas é só dar um clique no botão OK para aplicá-las.
|