A inicialização do sistema é muito mais rápida, principalmente em comparação com a inicialização do Windows 2000 Professional. O desempenho para execução dos programas melhorou consideravelmente. Uma das atualizações que eu fiz foi fazer o Upgrade do Windows 2000 Professional para o Windows XP Professional. O desempenho dos aplicativos de uma maneira geral teve uma melhora sensível. A estabilidade do sistema é muito satisfatória, e dificilmente você terá problema com programas que param de responder ou com a famigerada e odiada “Falhal Geral de Proteção, você executou uma operação ilegal” (erro tão comum com o Windows 95/98/Me).
O suporte a hardware é excelente. O CD-ROM de instalação do Windows XP já vem com suporte para um grande número de impressoras, placas de vídeo, placas de rede, modens e demais tipos de hardware. Para que o leitor possa ter uma idéia, fiz um teste com a instalação de quatro modens de diferentes fabricantes e todos foram automaticamente reconhecidos pelo Windows XP, e o driver correto foi instalado sem que fosse solicitado o driver do próprio fabricante. Em um dos casos, com um modem de um dos fabricantes, o driver que veio com o Windows XP proporcionou um desempenho melhor do que o driver que foi fornecido com o CD-ROM do fabricante.
Uma interface completamente remodelada, com mais opções de configurações e com uma área de trabalho mais “limpa”. O menu Iniciar foi remodelado para permitir que as opções utilizadas com mais freqüência estejam sempre a um único clique de mouse.
Inúmeras opções de configurações de segurança para garantir que você possa navegar na Internet, fazer compras Online, compartilhar arquivos e recursos com segurança. Neste livro detalharei as diversas configurações de segurança disponíveis no Windows XP. |