Neste capítulo veremos uma série de tarefas importantes para manter o Windows 7 em funcionamento. Vamos iniciar o capítulo tratando sobre Agendamento de Tarefas. Conforme veremos é possível agendar tarefas no Windows 7, sendo que uma determinada tarefa pode ser programada para executar um ou mais passos, em horários e datas previamente agendados. Posso definir qual ação cada passo de uma tarefa irá realizar, por exemplo: O primeiro passo verifica se uma determinada pasta já existe; se existir, o segundo passo da tarefa exclui a pasta e um terceiro passo cria uma nova pasta. Este é apenas um exemplo simples. Conforme veremos, é possível configurar uma tarefa para executar operações bastante complexas.
Além de definir quais passos serão executados por uma tarefa, também podemos configurá-la para ser executada, automaticamente, em horários e datas definidos. Por exemplo, posso ter uma tarefa que seja iniciada durante a semana (de segunda à sexta-feira), às 23:30 e aos sábados e domingos, às 22:00.
O uso de tarefas agendadas é de grande valor para o Administrador, pois permite que ações repetitivas, que tenham que ser executadas diariamente, possam ser agendadas para execução automática. Conforme veremos neste capítulo, o agendamento de tarefas é extremamente simples de ser feito com o auxílio de um assistente para a criação e o agendamento de tarefas.
Também aprenderemos sobre arquivos em lote, os famosos .bat (que no Windows 7 também podem ter a extensão .cmd). Veremos a importância dos arquivos em lote para automação de tarefas repetitivas. Aprenderemos os principais comandos que podem ser utilizado em arquivos em lote. A utilização de scripts e arquivos em lote é de grande utilidade, principalmente para o Administrador do sistema. Uma série de tarefas repetitivas pode ser automatizadas pelo uso de arquivos em lote.
A seguir passaremos a falar sobre a importância das cópias de segurança, o nosso já consagrado: Backup. Nunca é demais ressaltar a importância de termos cópias de segurança de todos os nossos arquivos de dados: documentos do Word, planilhas do Excel, bancos de dados, documentos de texto e assim por diante. A cópia de segurança é a única proteção que temos para o caso de um dano físico no disco rígido, o que não é difícil de acontecer. Também é importante fazer um Backup do Sistema operacional e de todas as suas configurações, para que seja possível restaurar o Windows 7 e todas as suas configurações e programas instalados, em caso de problemas, tais como uma falha no HD.
Aprenderemos sobre os diferentes tipos de cópia de segurança (backup) que existem, quais as estratégias de backup/restore que podem ser utilizadas no Windows 7. Na parte prática, veremos a quais tipos de backup o Windows 7 dá suporte e vamos reforçar a importância do planejamento para a criação de uma estratégia de backup eficiente. Veremos que é possível automatizar as rotinas de backup, mediante o uso do agendamento de tarefas. Este é um exemplo típico de tarefa repetitiva, que deve ser executada fora do horário de expediente e que é adequada para a automação por meio do recurso de tarefas agendadas do Windows 7.
Este capítulo ensina uma série de técnicas e comandos úteis para o Administrador do sistema. Através do uso de tarefas agendadas, arquivos em lote e do utilitário de backup/restore é possível manter o computador funcionando em boas condições, além de ser possível automatizar uma série de tarefas repetitivas. |