O DiskPart.exe é um interpretador de comandos em modo texto, o qual permite gerenciar objetos (discos, partições ou volumes) através de scripts ou entrando com os comandos diretamente no Prompt de Comando do diskpart, o qual é utilizado depois que você executa o comando diskpart. O funcionamento dos comandos seguem sempre um mesmo padrão. Você executa um comando para listar os objetos disponíveis no computador (discos, partições ou volumes). Isso é feito usando o comando list, já estando dentro do prompt do diskpart. Uma vez listados os objetos, você anota o número de cada objeto, para executar comandos sobre o objeto desejado.
Você pode listar os objetos disponíveis e determinar o número ou a letra de unidade de um objeto por meio dos comandos list disk, list volume e list partition Os comandos list disk e list volume exibem todos os discos e volumes do computador. Entretanto, o comando list partition somente exibe partições do disco que está em foco. Quando você usar os comandos list, um asterisco (*) é exibido ao lado do objeto em foco. Um objeto é selecionado por seu número ou letra de unidade, como disco 0, partição 1, volume 3 ou volume C.
Quando você seleciona um objeto, o foco permanece nele até que seja selecionado um objeto diferente. Por exemplo, se o foco estiver no disco 0 e você selecionar o volume 8 no disco 2, o foco mudará do disco 0 para o disco 2, volume 8. Alguns comandos mudam automaticamente o foco. Por exemplo, quando você cria uma nova partição, o foco muda automaticamente para a nova partição.
Só é possível colocar em foco uma partição do disco selecionado. Quando ela está em foco, o volume relacionado (se houver), também fica em foco. Quando um volume tem foco, o disco e a partição relacionados também ficam em foco se o volume mapear para uma única partição específica. Se não for esse o caso, o foco no disco e na partição se perde.
Daria para escrever um pequeno livro sobre o diskpart. Como este livro já ficará bastante grande, não teremos espaço para apresentar todos os detalhes sobre o comando diskpart (seriam necessárias umas 100 páginas para tal). Vamos apresentar alguns exemplos básicos, apenas para ilustrar o uso deste comando. Você encontra informações detalhadas, sobre todas as opções do comando diskpart, bem como dezenas de exemplos, no seguinte endereço:
http://technet2.microsoft.com/WindowsServer/pt-BR/Library/ca099518-dde5-4eac-a1f1-38eff6e3e5091046.mspx?mfr=true
Nota: Vamos a alguns exemplos práticos de utilização do comando Diskpart. Para acompanhar os exemplos, você deve estar logado com a conta Administrador ou com uma conta com permissão de Administrador.
Exemplo prático: Para entrar no prompt de comando do Disk part e listar os discos e volumes do seu computador, siga os passos indicados a seguir:
1. Faça o logon como Administrador.
2. Abra um Prompt de comando: Iniciar -> Todos os programas -> Acessórios -> Prompt de comando.
3. Digite diskpart e pressione Enter.
4. Você entrará no prompt de comando do diskpart, o que é indicado pelo prompt: DISKPART>
5. Estando no prompt de comando do Diskpart, você poderá executar os comandos disponíveis. Para exibir a lista de comandos disponíveis, digite help e pressione Enter. Fazendo isso, será exibida a lista dos comandos disponíveis, conforme descrito a seguir:
Microsoft DiskPart versão 6.0.6000
ACTIVE: Marcar a partição básica selecionada como ativa.
ADD: Adiciona um espelho a um volume simples.
ASSIGN: Atribua uma letra de unidade ou um ponto de montagem ao volume selecionado.
ATTRIBUTES: Manipule os atributos de volume.
AUTOMOUNT: Habilitar ou desabilitar a montagem automática de volumes básicos.
BREAK: Quebrar um conjunto de espelhos.
CLEAN: Limpar as informações de configuração ou todas as informações do disco.
CONVERT: Converter formatos de disco diferentes.
CREATE: Criar um volume ou partição.
DELETE: Excluir um objeto.
DETAIL: Fornecer detalhes sobre um objeto.
EXIT: Sair do DiskPart.
EXTEND: Estender um volume.
FILESYSTEMS: Exibir os sistemas de arquivos atuais e com suporte no volume.
FORMAT: Formatar o volume ou a partição.
GPT: Designar atributos à partição GPT selecionada.
HELP: Exibir uma lista de comandos.
IMPORT: Importar um grupo de discos.
INACTIVE: Marcar a partição básica selecionada como inativa.
LIST: Exibir uma lista de objetos.
ONLINE: Colocar online um disco marcado como offline atualmente.
REM: Não faz nada. Usado para scripts de comentário.
REMOVE: Remover uma atribuição de letra de unidade ou de ponto de montagem.
REPAIR: Reparar um volume RAID-5 com um membro danificado.
RESCAN: Reexaminar discos e volumes do computador.
RETAIN: Colocar uma partição retida em um volume simples.
SELECT: Deslocar o foco para um objeto.
SETID: Alterar o tipo de partição.
SHRINK: Reduzir o tamanho do volume selecionado.
6. Para obter ajuda sobre um comando específico, digite help NomeDoComando. Por exemplo, digite Help Select, para obter ajuda sobre o uso do comando select.
7. Para listar os discos instalados no seu computador digite list disk e pressione Enter. Será exibida uma lista dos discos disponíveis, conforme exemplo a seguir:
Disco No. Status Tamanho Livre Din Gpt
--------- ---------- ------- ------- --- ---
Disco 0 Online 233 GB 70 GB
Disco 1 Online 343 GB 95 GB
8. Para listar os volumes digite o comando list volume e pressione Enter. Será exibida uma lista dos volumes de todos os discos, conforme exemplo a seguir:
Volume No. Ltr Rótulo Fs Tipo Tamanho Status Info
---------- --- ---- ----------- ---------- ------- --------- --------
Volume 0 C NTFS Partição 129 GB Íntegro Sistema
Volume 1 E Dados NTFS Partição 21 GB Íntegro
Volume 2 F Dados2 NTFS Partição 13 GB Íntegro
Volume 3 D RAW DVD-ROM 2048 B Íntegro
9. Para sair do diskpart digite exit e pressione Enter. Pronto, o diskpart será encerrado e você estará de volta ao Prompt de comando do Windows 7. Para sair digite Exit e pressione Enter.
Com o diskpart você pode executar qualquer operação que você executa com o console Gerenciamento de discos. Você pode estar se perguntando por que você iria utilizar linha de comando se dá para fazer tudo pela interface gráfica do console Gerenciamento de discos. Bem, o uso de linha de comando é útil e indicado para a criação de scripts quando você precisa automatizar tarefas repetitivas, as quais terão que ser executadas em um grande número de computadores. Por exemplo, se você tem 100 GB de espaço não alocado em 1500 computadores da rede da sua empresa e deseja criar, neste espaço, nos 1500 computadores, um volume simples com 40 GB e com o rótulo Logs de auditoria, é muito mais prático automatizar esta tarefa usando o comando diskpart no Script de logon da rede, do que criar este volume, manualmente, em cada um dos computadores, usando o console Gerenciamento de discos.
Para uma referência completa a todos os comandos do utilitário diskpart, além de dezenas de exemplos, não deixe de consultar o endereço:
http://technet2.microsoft.com/WindowsServer/pt-BR/Library/ca099518-dde5-4eac-a1f1-38eff6e3e5091046.mspx?mfr=true |