O próximo passo é configurar os compartilhamentos que darão suporte ao uso de arquivos offline. Este passo é feito no computador, onde está a pasta a ser compartilhada na rede, a qual terá suporte ao recurso de arquivos Offline.
Nota: Para maiores detalhes sobre a criação de compartilhamentos e a definição de permissões de acesso, consulte o Capítulo anterior.
Exemplo prático: Para configurar um compartilhamento para dar suporte a arquivos offline, siga os passos indicados a seguir:
1. Faça o logon como Administrador ou com uma conta do tipo Administrador do computador.
2. Abra o Computador ou o Windows Explorer.
3. Localize a pasta compartilhada a ser configurada, clique com o botão direito do mouse na pasta e, no menu de opções que é exibido, dê um clique na opção Compartilhamento.
4. Será exibida a janela de propriedades da pasta, com a guia Compartilhamento selecionada. Dê um clique no botão Compartilhamento Avançado.
5. Será exibida a janela Compartilhamento Avançado. Dê um clique no botão Cache.
6. Será exibida a janela Configurações de cache, indicada na Figura 7.49.
7. Nesta janela, você deve selecionar uma das opções a seguir:
- Apenas os arquivos e programas especificados pelos usuários ficam disponíveis offline: No Windows XP esta opção era chamada de “Cache manual de documentos”. É recomendada para pastas que contêm documentos de usuário. Os usuários devem especificar manualmente os arquivos que desejam ter disponíveis offline em seus computadores. Para garantir o compartilhamento de arquivos adequado, a versão de servidor (que está na pasta compartilhada) do arquivo é sempre mantida aberta.
- Nenhum arquivo ou programa da pasta compartilhada fica disponível offline: Se esta opção for marcada, o recurso de arquivos offline não estará disponível para o compartilhamento.
- Todos os arquivos e programas que os usuários abrem da pasta compartilhada ficarão automaticamente disponíveis offline: No Windows XP esta opção era denominada de “Cache automático de programas e documentos”: Esta opção é recomendada para pastas com dados somente leitura ou para aplicativos de execução pela rede. Um download é feito automaticamente de arquivos abertos, os quais são tornados disponíveis offline, no computador do usuário. As cópias mais antigas são automaticamente excluídas para permitir o acesso a arquivos mais recentes.

Figura 7.39 – A janela Configurações de arquivos offline.
8. Para habilitar o recurso de arquivos offline, selecione a primeira ou a terceira opção e dê um clique no botão OK para aplicar as alterações.
9 Você estará de volta á janela Compartilhamento Avançado. Dê um clique em OK para fechá-la.
10. Você estará de volta à guia Compartilhamento. Dê um clique no botão OK para fechar a janela de propriedades da pasta compartilhada. |