Muito bem, de teoria já está bom. Vamos a dois exemplos práticos. No primeiro, criarei uma Lista de Reprodução Normal e no segundo, mostrarei como criar uma Lista de Reprodução Automática.
Exemplo prático: Para criar uma Lista de Reprodução Normal, siga os passos indicados a seguir:
Nota: Neste exemplo, criarei uma lista de reprodução do tipo seleção, na qual adicionarei duas ou três músicas de diferentes álbuns, ou seja, farei uma seleção de músicas, de diferentes artistas e de diferentes gêneros.
1. Abra o Windows Media Player.
2. Pressione Ctrl+1 para ir para o modo de Exibição Biblioteca.
3. No painel da esquerda, clique na opção Listas de reprodução. No painel central serão exibidas as listas recentemente criadas.
4. Para criar uma nova Lista de Reprodução Normal, você tem vários caminhos:
ou
- Se o menu não estiver sendo exibido, pressione Ctrl+M para exibi-lo e use o comando Arquivo -> Criar lista de reprodução.
ou
- Estando a opção Listas de Reprodução selecionada no painel da esquerda, clicar no botão Criar lista de reprodução
5. Usando qualquer uma das opções acima, será, logo abaixo de Listas de Reprodução, um campo onde tem o texto Lista de reprodução sem título. Neste campo você deve digitar o nome da lista que será criada. No nosso exemplo, digitei SELEÇÃO – SETEMBRO – 2010, conforme indicado na Figura 5.22. Digite o nome da lista a ser criada e pressione Enter. Pronto, a lista foi criada e está vazia.

Figura 5.22 – Dando um nome para a Lista de Reprodução
6. Agora já criamos a lista e ela está vazia. O próximo passo é adicionar itens a nossa Lista de Reprodução. Este é um processo bastante simples. Para adicionar itens a uma lista de reprodução, usamos o mesmo procedimento de Arrastar e Soltar que utilizamos para adicionar os itens a serem gravados em um CD. Ou seja, no painel da esquerda, navegamos pelos itens da Biblioteca, até encontrar um item que deve ser adicionado à Lista de Reprodução. Localizado o item, é só clicar e arrastar para o painel da direita, sobre a lista de Reprodução a qual queremos adicionar o item. Você pode arrastar uma música por vez ou várias músicas selecionadas. No nosso exemplo, vou utilizar a opção Músicas, da Biblioteca.
7. Dê um clique na opção Músicas, da Biblioteca.
8. Localize as músicas a serem adicionadas a Lista de Reprodução, selecione-as e arraste-as para o Painel da esquerda, em cima do nome da lista a qual os itens devem ser adicionados.
9. Pronto, a lista de reprodução foi criada e poderá ser utilizada, sempre que necessário. Observe no painel da esquerda que, dentro do item Listas de Reprodução, já aparece a lista SELEÇÃO – SETEMBRO -2010, criada neste exemplo.
Bem, agora que já aprendemos a criar uma Lista de Reprodução Normal, temos que aprender a utilizar esta lista e também a fazer alterações na lista, tais como renomear a lista, adicionar novos itens a lista, alterar a ordem dos itens e excluir itens da lista. Então, mãos à obra. |