NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosWindows : TCP/IP - Parte 42
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Tutorial de TCP/IP - Júlio Battisti - Parte 42
Implementação e Administração do WINS – Parte 2


Introdução:

Prezados leitores, esta é a vigésima segunda parte, desta segunda etapa dos tutoriais de TCP/IP. As partes de 01 a 20, constituem o módulo que eu classifiquei como Introdução ao TCP/IP. O objetivo do  primeiro módulo (Partes 01 a 20) foi apresentar o TCP/IP, mostrar como é o funcionamento dos serviços básicos, tais como endereçamento IP e Roteamento e fazer uma apresentação dos serviços relacionados ao TCP/IP, tais como DNS, DHCP, WINS, RRAS, IPSec, Certificados Digitais, ICS, compartilhamento da conexão Internet e NAT. Nesta segunda parte da série, que irá da parte 20 até a parte 40 ou 50 (ou quem sabe até 60), apresentarei as ações práticas, relacionadas com os serviços DNS, DHCP e WINS no Windows 2000 Server.

Dica: Para uma Introdução a teoria do WINS, consulte o seguinte endereço:  /artigos/windows/tcpip_p10.asp  Neste endereço você encontra uma Introdução ao WINS

O console de administração do WINS

Ao instalar o WINS, é também instalado o console de administração do WINS. Este console fica disponível na opção Iniciar -> Programas -> Ferramentas Administrativas. Neste item você abrirá o console de administração do WINS e aprenderá a executar algumas tarefas básicas no WINS.

Para abrir o console de administração do WINS, siga as etapas indicadas a seguir:

1.       Faça o logon como administrador ou com uma conta com permissão de administrador.

2.       Abra o console WINS: Iniciar -> Programas -> Ferramentas Administrativas -> WINS.

3.       Será aberto o console WINS, indicado na Figura a seguir:


Figura - O console de administração do WINS.

4.       Por padrão são exibidas duas opções, no painel da esquerda:

  • Status do Servidor: Ao clicar nesta opção são exibidas informações, no painel da direita, se o servidor WINS está em funcionamento (serviço WINS inicializado corretamente) e a data e hora da última atualização no banco de dados do WINS.
  • Nome do servidor [Número IP]: Esta opção exibe o nome do servidor WINS (que é o nome NetBios do servidor) e o respectivo número IP. Ao clicar nesta opção serão exibidas duas novas opções: Registros Ativos e Parceiros de duplicação (parceiros de replicação seria uma tradução bem mais adequada). Ao clicar na opção Registros Ativos será exibida, no painel da direita, uma mensagem com orientações sobre como fazer pesquisas na base de dados do WINS. A opção Parceiros de duplicação é utilizada para configurar a replicação entre os diversos servidores WINS da rede, coforme você aprenderá a utilizar em uma das próximas partes deste tutorial.

Nota: Estes são os passos para abrir o console  de administração do WINS. Nos próximos exemplos práticos não irei descrever estes passos novamente. Apenas usarei a expressão “Abra o console de administração do WINS”.

Gerenciando a base de dados do WINS

Neste item mostrarei como exibir e pesquisar na base de dados do WINS. Você verá que é possível definir critérios de filtragem, para exibir apenas os registros que atendem a uma determinada condição, dentre outras opções disponíveis.

Para pesquisar na base de dados do servidor WINS, siga os passos indicados a seguir:

1.       Abra o console de administração do WINS.

2.       No painel da esquerda, clique no sinal de + ao lado do nome do servidor.

3.       Nas opções que são exibidas, clique em Registros Ativos.

4.       Clique no menu Ação e nas opções que são exibidas clique em Localizar por nome...

5.       Será aberta a janela localizar por nome, na qual você pode digitar a parte inical do nome a ser pesquisado, conforme exemplo da Figura a seguir:


Figura - Pesquisando a base de dados WINS.

6.       Para executar a pesquisa, basta digitar a parte inical do nome a ser pesquisado e clicar no botão Localizar agora. O WINS pesquisa na base de dados e exibe somente os registros que atendam o critério de pesquisa especificado, conforme exemplo da Figura a seguir:


Figura - Resultado da pesquisa.

Nota: Caso você queira exibir todos os registros da base de dados, basta não definir critérios de pesquisa. Quando a janela Localizar por nome for exibida, digite * e clique no botão Localizar agora e todos os registos da base de dados serão exibidos. Você pode exibir a janela Localizar por nome novamente, para alterar os critérios de pesquisa, simplesmente clicando com o botão direito do mouse na opção Registros Ativos e, no menu de opções que é exibido, clicar em Localizar por nome...

7.       Você pode exibir mais informações sobre um determinado registro, dando um clique duplo no registro. Ao fazer isso será exibida a janela de propriedades do registro, conforme exemplo da Figura a seguir:


Figura - Janela de propriedades do registro.

8.       Você também pode excluir um registro clicando com o botão direito do mouse no registro e, no menu de opções que é exibido, clicar em Excluir.

Nota: A partir do console de administração do WINS você pode se conectar a qualquer servidor WINS da rede, desde que você tenha as devidas permissões para administrar o servidor WINS com o qual você irá se conectar. Para conectar com outros servidores WINS, no console de administração do servidor WINS, clique com o botão direito do mouse na opção WINS (bem no topo do painel do lado esquerdo). No menu de opções que é exibido clique em Adicionar servidor... Será aberta a janela Adicionar servidor, solicitando que você digite o nome NetBios ou o número IP do servidor a ser adicionado. Digite o nome ou o número IP, conforme exemplo da Figura a seguir e clique em OK:


Figura - Adicionando novos servidores ao console de administração do WINS.

O novo servidor será adicionado e poderá ser administrado juntamente com os demais servidores já adicionados ao console anteriormente.

Configurando opções do servidor WINS

O servidor WINS tem uma série de opções que podem ser configuradas. Neste item falarei sobre as principais opções de configuração do servidor WINS.

Para configurar o servidor WINS, siga os passos indicados a seguir:

1.       Abra o console de administração do WINS.

2.       Clique com o botão direito no nome do servidor a ser configurado. No menu de opções que é exibido clique em Propriedades.

3.       Será exibida a janela de propriedades do servidor WINS, com a guia Geral já selecionada.

4.       O servidor WINS mantém uma estatística, com informações tais como: número de registros de nomes com sucesso, número de tentativas de registro sem sucesso, número de resoluções de nome com e sem sucesso e assim por diante. Na guia Geral você pode habilitar a atualização automática destas estatísticas e pode configurar um período de atualização. Nesta guia você também pode informar um caminho para que seja feito o backup da base de dados do WINS. Você também pode marcar a opção Fazer o backup do banco de dados ao desligar o servidor, para que o backup seja feito (no caminho informado), sempe que o serviçoWINS for parado. Estas opções e exemplos de configuração estão indicados na Figura a seguir:


Figura - A guia geral da janela de propriedades do servidor WINS.

5.       Clique na guia Intervalos. Esta guia permite que você configure as seguintes opções:

  • Intervalo de renovação: Nesta opção é especificada, em dias, a freqüência com que um cliente renova o registro dos seus nomes. Você também pode clicar nas setas de rolagem para selecionar uma nova configuração. Por padrão, os clientes WINS  começam a tentar atualizar seus registros de nome depois de ter decorrido a metade do intervalo para renovação. Por exemplo, se for definido um período de 10 dias para a renovação, depois de cinco dias os clientes tentam renovar seu registro com o servidor WINS.

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas.

Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

MAIS DETALHES | COMPRAR ESTE LIVRO


  • Intervalo de extinção: Neste campo você especifica, em dias, o intervalo entre a hora em que uma entrada é marcada como liberada e a hora em que é marcada como extinta. O padrão depende do intervalo de renovação e, se o servidor WINS possuir parceiros de replicação, e do tempo que as alterações do WINS  levam para serem replicadas para os demais servidores configurados como parceiros de replicação. Se um registro não for renovado dentro do intervalo de renovação, ele será marcado como liberado. Transcorrido o tempo configurado neste campo, o registro será marcado como extinto.
  • Tempo limite de extinção: Aqui você define, em dias, o intervalo entre a hora em que uma entrada é marcada como extinta e a hora em que a entrada é efetivamente removida do banco de dados. Você também pode clicar nas setas de rolagem para selecionar uma nova configuração. O padrão depende do intervalo de renovação e, de o servidor WINS  possuir parceiros de replicação e do intervalo de tempo máximo de replicação. Ou seja, primeiro o cliente tenta renovar uma entrada. Se a entrada não for renovada ela é marcada como liberada. Após um período (Intervalo de extinção), a entrada é marcada como extinta mas continua na base de dados. Após marcada como extinta, transcorrido o tempo definido no campo Tempo limite de extinção, a entrada será excluída (finalmente) do banco de dados do WINS.
  • Intervalo de verificação: Neste campo você deve especificar, em dias, o intervalo depois do qual o servidor WINS  deve verificar se os nomes duplicados de outros servidores ainda estão ativos na base WINS. Você também pode clicar nas setas de rolagem para selecionar uma nova configuração. O padrão depende do intervalo para extinção. O tempo mínimo permitido é 24 dias.

6.       Na Figura a seguir você pode conferir os valores padrão para a guia Intervalos:


Figura - Valores padrão de intervalos.

7.       Clique na guia Verficação do banco de dados. Nesta guia você pode marcar a opção verificar a consistência do banco de dados a cada:, para especificar se a verificação periódica de consistência do banco de dados deve ser ativada, permitindo que a consistência do banco de dados local deste servidor WINS  seja verificada em relação ao banco de dados de um servidor WINS remoto. Ao marcar esta opção, as demais opções desta guia serão habilitadas. Você poderá definir o intervalo de verificação, uma hora exata para início da verificação e um número máximo de registros para serem verificados a cada verificação e se a verificação deve ser feita nos servidores WINS donos dos registros (onde os registros foram inicialmente criados) ou em qualquer servidor que tenha uma cópia do registro. Na Figura a seguir eu apresento um exemplo de configuração desta guia:


Figura - Verificação do banco de dados do WINS.

8.       Dê um clique na guia Avançado. Nesta guia você pode configurar uma série de opções relacionadas com o servidor WINS, conforme descrito a seguir:

  • Registrar eventos detalhados no log de eventos do Windows: Especifica se o log de alterações e eventos do banco de dados WINS  deve ser ativado no log do sistema (System), que pode ser exibido através do Event Viewer (Visualizar eventos). Esse log de eventos do WINS pode ser usado para confirmar o início dos processos e para diagnosticar problemas do WINS. O log detalhado requer um grande espaço de log do sistema, preenchendo rapidamente o arquivo de log do sistema. Portanto, ele deveria ser usado criteriosamente. Quando ativado, o tamanho do arquivo de log do sistema deve ser aumentado ou o arquivamento dos logs deve ser ativado. Somente recomendo a ativação desta opção quando o WINS estiver apresentando problemas e você ainda não conseguiu detectar a possível causa. Nestes momentos, as informações detalhadas no log podem ser de grande ajuda.
  • Ativar tratamento intermitente: Especifica se o servidor WINS usará o tratamento intermitente de clientes que ajuda a distribuir picos de carga no servidor WINS. Isso pode acontecer se um grande número de registros de nome e solicitações de renovação forem emitidos pelos clientes WINS simultaneamente como, por exemplo, após uma queda de energia ou no começo de um dia de trabalho, quando um grande número de usuários faz logon, simultâneamente.
  • Caminho do banco de dados: Fornece um campo para você digitar o caminho para o banco de dados WINS  e para os arquivos de log. Cuidado ao alterar esse caminho, pois a modificação dele fará com que o WINS seja interrompido e reiniciado. Se você alterar o banco de dados WINS, outras alterações poderão ser necessárias. Por exemplo, pode ser necessário copiar arquivos do caminho antigo para o novo ou iniciar uma replicação manual imediatamente com outro servidor WINS para reconstruir o conteúdo do banco de dados (obtendo cópia dos registros que são replicados com outros servidores, os chamados Parceiros de Replicação). O caminha padrão é: %windir%\system32\wins, onde windir representa a pasta onde o Windows 2000 Server está instalado.
  • Usar nomes de computadores compatíveis com o LAN Manager: Especifica se os nomes do WINS  seguirão a convenção de nomenclatura do LAN Manager em que os nomes do computador são limitados a 15 caracteres, ao contrário dos nomes de NetBIOS (NetBIOS Extended User Interface, interface estendida de usuário NetBIOS) de 16 caracteres utilizados por outras fontes. Nos nomes do LAN Manager, o décimo sexto byte indica um tipo de nome como, por exemplo, estação de trabalho, mensagens ou outro tipo de nome. O Windows 2000, o Windows Server 2003 e outros sistemas operacionais da Microsoft que usam o NetBIOS seguem a convenção LAN Manager. Essa caixa de seleção deve ser marcada a menos que sua rede aceite nomes de NetBIOS de outras fontes.

9.       As opções da guia Avançado são exibidas na Figura a seguir:


Figura - Opções avançadas de configuração do WINS.

10.     Defina as configurações desejadas e clique em OK para aplicá-las.

Nota: Não deixe de conferir o seguinte Best-seller, de minha autoria:

  • TCP/IP - Teoria e Prática em Redes Windows, 286 páginas, Instituto Alpha. De minha autoria, lançado em 2013. Neste livro, você encontra tudo sobre redes e TCP/IP.

 

Para mais informações, detalhes e valores, acesse: https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=RED0000071

 

Outras partes do Tutorial

Parte 1 Introdução ao TCP /IP Parte 17 ICF– Internet Connection Firewall Parte 33 DNS - Configurando Servidor somente Cache
Parte 2 Números Binários e Máscara de Sub-Rede Parte 18 Introdução ao IPSec Parte 34 DNS - Configurações do Cliente
Parte 3 Classes de Endereços Parte 19 Certificados Digitais e Segurança Parte 35 DNS - Comandos ipconfig e nslookup
Parte 4 Introdução ao Roteamento IP Parte 20 NAT – Network Address Translation Parte 36 DHCP – Instalação do DHCP no Windows 2000 Server
Parte 5 Exemplos de Roteamento Parte 21 Roteiro para Resolução de Problemas Parte 37 DHCP – Entendendo e Projetando Escopos
Parte 6 Tabelas de Roteamento Parte 22 DNS - Instalação do DNS Server Parte 38 DHCP – Entendendo e Projetando Escopos
Parte 7 Sub netting – divisão em sub-redes Parte 23 DNS - Criando Zonas no DNS Parte 39 DHCP – Configurando Opções do Escopo
Parte 8 Uma introdução ao DNS Parte 24 DNS - Tipos de Registros no DNS Parte 40 Configurando as Propriedades do Servidor DHCP
Parte 9 Introdução ao DHCP Parte 25 DNS - Criando Zonas Reversas Parte 41 Implementação e Administração do WINS – Parte 1
Parte 10 Introdução ao WINS Parte 26 DNS - Criando Registros Parte 42 Implementação e Administração do WINS – Parte 2
Parte 11 TCP , UDP e Portas de Comunicação Parte 27 DNS - Propriedades de Zona Parte 43 Implementação e Administração do WINS – Parte 3
Parte 12 Portas de Comunicação na Prática Parte 28 DNS - Segurança de Acesso Parte 44 Implementação e Administração do RRAS – Parte 4
Parte 13 Instalação e Configuração Parte 29 DNS - Forwarders Parte 45 Implementação e Administração do RRAS – Parte 5
Parte 14 Protocolos de Roteamento Dinâmico - RIP Parte 30 DNS - Round-robin Parte 46 Implementação e Administração do RRAS – Parte 6
Parte 15 Protocolos de Roteamento Dinâmico - OSPF Parte 31 DNS - Zonas secundárias Parte 47 Implementação e Administração do RRAS – Parte 7
Parte 16 Compartilhando a Conexão Internet Parte 32 DNS - Integração com o Active Directory Parte 48 Implementação e Administração do RRAS – Parte 8

CURSOS ONLINE DE REDES E TCP/IP
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI