NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosWindows : TCP/IP - Parte 41
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Tutorial de TCP/IP - Júlio Battisti - Parte 41
Implementação e Administração do WINS – Parte 1


Introdução:

Prezados leitores, esta é a vigésima primeira parte, desta segunda etapa dos tutoriais de TCP/IP. As partes de 01 a 20, constituem o módulo que eu classifiquei como Introdução ao TCP/IP. O objetivo do  primeiro módulo (Partes 01 a 20) foi apresentar o TCP/IP, mostrar como é o funcionamento dos serviços básicos, tais como endereçamento IP e Roteamento e fazer uma apresentação dos serviços relacionados ao TCP/IP, tais como DNS, DHCP, WINS, RRAS, IPSec, Certificados Digitais, ICS, compartilhamento da conexão Internet e NAT. Nesta segunda parte da série, que irá da parte 20 até a parte 40 ou 50 (ou quem sabe até 60), apresentarei as ações práticas, relacionadas com os serviços DNS, DHCP e WINS no Windows 2000 Server.
                                       
Dica: Para uma Introdução a teoria do WINS, consulte o seguinte endereço:  /artigos/windows/tcpip_p10.asp  Neste endereço você encontra uma Introdução ao WINS

Implementação e Administração do WINS

Nesta e nas próximas partes do tutorial, você aprenderá uma série de ações práticas relacionadas a instalação, configuração e administração do WINS. Vou iniciar mostrando quais configurações devem ser verificadas antes da instalação do WINS. Em seguida mostrarei como instalar o WINS, que basicamente consiste em instalar o serviço WINS. Em seguida você aprenderá a utilizar o console de administração do WINS, a configurar parceiros de replicação e uma série de outras ações práticas.

Instalando o WINS no Windows 2000 Server

Antes de instalar o WINS você deve verificar duas configuações que podem causar erros na instalação e utilização do servidor WINS:

  • O Servidor deve estar configurado com um endereço IP fixo ou deve haver uma reserva de endereço IP no DHCP (você aprendeu sobre reservas de endereços nos tutoriais sobre sobre DHCP. Basicamente, o administrador criar uma reserva de endereço associada com o MAC Address da placa de rede. O efeito prático é que o servidor, para o qual foi feita a reserva, recebe sempre o mesmo endereço IP, o que é necessário no caso do WINS, pois os clientes são configurados com o endereço IP do servidor WINS. Com isso, o servidor WINS deve ter um endereço IP fixo, quer este tenha sido configurado diretamente nas propriedades do protocolo TCP/IP do servidor ou tenha sido obtido via uma reserva do DHCP).
  • Nas propriedades do TCP/IP, não deve haver nenhum servidor WINS adicional configurado, senão você corre o risco de o servidor WINS registrar o seu próprio nome com outros servidor WINS, ao invés de na sua própria base de dados.

Para Windows 2000 Server: Para configurar as propriedades do protocolo TCP/IP, siga os passos indicados a seguir:

1.       Faça o logon com a conta de administrador ou com uma conta com permissão de administrador.

2.       Abra o Painel de controle: Iniciar -> Configurações -> Painel de controle.

3.       Dê um clique duplo na opção Conexões dial-up e de rede.

4.       Será exibida a janela Conexões dial-up e de rede.

5.       Clique com o botão direito do mouse na conexão de rede local a ser configurada. No menu de opções que é exibido clique em Propriedades.

6.       Será exibida a janela de propriedades da conexão de rede local.Clique em Protocolo Internet  (TCP/IP) para selecionar esta opção, conforme indicado na Figura a seguir


Figura - A janela de propriedades da conexão de rede local.

7.       Clique no botão Propriedades. Será exibida a janela de propriedades do protocolo TCP/IP. Certifique-se de que o servidor está utilizando um IP fixo (opção Usar o seguinte endereço IP) ou que uma reserve tenha sido criada no servidor DHCP. Na Figura a seguir você tem um exemplo onde está sendo configurado um IP fixo para o servidor onde será instalado o WINS:


Figura - Configurando um número IP fixo para o servidor WINS.

8.       Clique no botão Avançado... Será exibida a janela de configurações avançadas do protocolo TCP/IP. Dê um clique na guia WINS. Nesta guia remova qualquer servidor WINS configurado (clique no servidor a ser removido e depois no botão Remover). Certifique-se de que apenas o número do próprio servidor esteja configurado como servidor WINS, ou seja, o número IP do próprio servidor, conforme exemplo da Figura a seguir:


Figura - Informando o número IP do servidor WINS.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas.

Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

MAIS DETALHES | COMPRAR ESTE LIVRO


9.       Clique em OK para fechar a janela de propriedades avançadas do TCP/IP. Você estará de volta á janela de propriedades do TCP/IP. Clique em OK para fechá-la e aplicar as alterações efetuadas.

10.     Pronto, agora o servidor atende as duas condições necessárias à instalação do servidor WINS: tem um IP fixo e está configurado para utilizar a si mesmo como servidor WINS.

Agora você já pode partir para a instalação do servidor WINS. Este é o assunto do próximo exemplo prático. Acompanhe.

Exemplo prático: Para instalar o serviço WINS em um servidor com o Windows 2000 Server, siga os passos indicados a seguir:

1.       Faça o logon como administrador ou com uma conta com permissão de administrador.

2.       Abra o Painel de Controle: Iniciar -> Configurações -> Painel de Controle.

3.       Dê um clique duplo na opção Adicionar ou remover progrmas.

4.       Será exibida a janela Adicionar ou remover progrmas. Nas opções do lado esquerdo da janela, dê um clique na opção Adicionar ou Remover Componentes do Windows.

5.       Será aberto o assistente de componentes do Windows.

6.       O WINS é classificado como um serviço de rede – Serviços de rede. Localize esta opção e dê um clique para marcá-la, conforme indicado na Figura a seguir:


Figura - A opção Serviços de rede.

7.       Clique no botão Detalhes, para exibir a lista de serviços de redes disponíveis.

8.       Será aberta a janela Serviços de rede. Na lista de serviços que é exibida, marque a opção WINS, conforme indicado na Figura a seguir:


Figura - Selecionando o WINS para instalação.

9.       Dê um clique em OK. Você estará de volta ao assistente de componentes do Windows.

10.     Clique em Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente.

11.     O Windows 2000 Server inicia o processo de instalação e emite mensagens sobre o andamento da instalação. Durante a etapa de cópia dos arquivos você pode ser solicitado a inserir o CD de instalação do Windows 2000 Server no drive. Se for necessário, insira o CD no drive e clique em OK para continuar a instalação.

12.     A tela final do assistente é exibida com uma mensagem informando que o assistente foi concluído com sucesso. Clique em Concluir para fechar o assistente.

13.     Você estará de volta à janela Adicionar ou remover Programas. Feche-a.

Pronto, o WINS foi instalado e está pronto para ser configurado. Não é preciso reinicializar o servidor para que o WINS possa ser utilizado. O WINS é instalado como um serviço e configurado para ser inicializado automaticamente. O serviço do WINS é configurado para executar no contexto da conta “Local System”. Agora basta informar o número IP do servidor WINS, nas propriedades avançadas do TCP/IP, nas estações de trabalho da rede, para que estas se tornem clientes do servidor WINS e passem a registrar seus números Ips e nomes, automaticamente, com o servidor WINS. Uma vez configurado o número IP do servidor WINS, as estações de trabalho passarão a registrar seu nome NetBios, automaticamente, com o servidor WINS, durante a inicialização da estação de trabalho. As estações de trabalho também passarão a utilizar o servidor WINS para a resolução de nomes NetBios.

Agora é hora de avançarmos um pouco mais. Você aprenderá a configurar o servidor WINS, a configurar a replicação entre servidores WINS e a gerenciar o banco de dados do servidor WINS. Mas este já é assunto para as demais partes deste tutorial.

Nota: Não deixe de conferir o seguinte Best-seller, de minha autoria:

  • TCP/IP - Teoria e Prática em Redes Windows, 286 páginas, Instituto Alpha. De minha autoria, lançado em 2013. Neste livro, você encontra tudo sobre redes e TCP/IP.

 

Para mais informações, detalhes e valores, acesse: https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=RED0000071

 

Outras partes do Tutorial

Parte 1 Introdução ao TCP /IP Parte 17 ICF– Internet Connection Firewall Parte 33 DNS - Configurando Servidor somente Cache
Parte 2 Números Binários e Máscara de Sub-Rede Parte 18 Introdução ao IPSec Parte 34 DNS - Configurações do Cliente
Parte 3 Classes de Endereços Parte 19 Certificados Digitais e Segurança Parte 35 DNS - Comandos ipconfig e nslookup
Parte 4 Introdução ao Roteamento IP Parte 20 NAT – Network Address Translation Parte 36 DHCP – Instalação do DHCP no Windows 2000 Server
Parte 5 Exemplos de Roteamento Parte 21 Roteiro para Resolução de Problemas Parte 37 DHCP – Entendendo e Projetando Escopos
Parte 6 Tabelas de Roteamento Parte 22 DNS - Instalação do DNS Server Parte 38 DHCP – Entendendo e Projetando Escopos
Parte 7 Sub netting – divisão em sub-redes Parte 23 DNS - Criando Zonas no DNS Parte 39 DHCP – Configurando Opções do Escopo
Parte 8 Uma introdução ao DNS Parte 24 DNS - Tipos de Registros no DNS Parte 40 Configurando as Propriedades do Servidor DHCP
Parte 9 Introdução ao DHCP Parte 25 DNS - Criando Zonas Reversas Parte 41 Implementação e Administração do WINS – Parte 1
Parte 10 Introdução ao WINS Parte 26 DNS - Criando Registros Parte 42 Implementação e Administração do WINS – Parte 2
Parte 11 TCP , UDP e Portas de Comunicação Parte 27 DNS - Propriedades de Zona Parte 43 Implementação e Administração do WINS – Parte 3
Parte 12 Portas de Comunicação na Prática Parte 28 DNS - Segurança de Acesso Parte 44 Implementação e Administração do RRAS – Parte 4
Parte 13 Instalação e Configuração Parte 29 DNS - Forwarders Parte 45 Implementação e Administração do RRAS – Parte 5
Parte 14 Protocolos de Roteamento Dinâmico - RIP Parte 30 DNS - Round-robin Parte 46 Implementação e Administração do RRAS – Parte 6
Parte 15 Protocolos de Roteamento Dinâmico - OSPF Parte 31 DNS - Zonas secundárias Parte 47 Implementação e Administração do RRAS – Parte 7
Parte 16 Compartilhando a Conexão Internet Parte 32 DNS - Integração com o Active Directory Parte 48 Implementação e Administração do RRAS – Parte 8

CURSOS ONLINE DE REDES E TCP/IP
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI