NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosWindows : TCP/IP - Parte 38
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Tutorial de TCP/IP - Júlio Battisti - Parte 38
DHCP – Entendendo e Projetando Escopos


Introdução:

Prezados leitores, esta é a décima oitava parte, desta segunda etapa dos tutoriais de TCP/IP. As partes de 01 a 20, constituem o módulo que eu classifiquei como Introdução ao TCP/IP. O objetivo do  primeiro módulo (Parte 01 a 20) foi apresentar o TCP/IP, mostrar como é o funcionamento dos serviços básicos, tais como endereçamento IP e Roteamento e fazer uma apresentação dos serviços relacionados ao TCP/IP, tais como DNS, DHCP, WINS, RRAS, IPSec, Certificados Digitais, ICS, compartilhamento da conexão Internet e NAT. Nesta segunda parte da série, que irá da parte 20 até a parte 40 ou 50 (ou quem sabe até 60), apresentarei as ações práticas, relacionadas com os serviços DNS, DHCP e WINS no Windows 2000 Server.

Na Parte 37 você aprendeu sobre o conceito de Escopo.. Nesta Parte 38, você aprenderá, na prática, passo-a-passo, a criar escopos no servidor DHCP. Nas próximas partes desta série de tutoriais, você aprenderá a fazer uma série de configurações dos escopos e do servidor DHCP. Para uma Introdução a teoria do DHCP, consulte o seguinte endereço: /artigos/windows/tcpip_p9.asp Neste endereço você encontra uma Introdução ao DHCP

Criando, administrando e configurando escopos no DHCP

Para criar e configurar um escopo, siga os passos indicados a seguir:

1.       Faça o logon como administrador ou com uma conta com permissão de administrador.

2.       Abra o console de administração do DHCP: Iniciar -> Programas -> Ferramentas Administrativas -> DHCP.

3.       Clique no sinal de + ao lado do servidor DHPC no qual você quer criar um novo escopo.

Nota: É importante lembrar que você pode utilizar um único console DHCP para se conectar com diferentes servidores DHCP, remotamente através da rede. Para conectar o console de administração do DHCP, com um servidor remoto, clique com o botão direito do mouse na opção DHCP (bem em cima, no painel da esquerda). No menu que é exibido clique em Adicionar servidor... Será exibida a janela Adicionar servidor. No campo Este servidor, digite o nome ou o endereço IP do servidor DHCP e clique em OK. Pronto, o novo servidor é adicionado ao console DHCP e pode ser administrado, remotamente, desde que a conta com a qual você está logado, tenha permissão para tal.

4.       Clique com o botão direito do mouse no nome do servidor onde o escopo será criado.

5.       No menu de opções que é exibido clique em Novo escopo...

6.       O assistente para criação de um novo escopo será aberto. A primeira tela do assistente é apenas informativa. Clique em Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente.

7.       Nesta etapa você deve digitar um nome e uma descrição para o escopo que está sendo criado. Preencha estas informações, conforme exemplo da Figura a seguir:


Figura - Preenchendo o nome e a descrição do escopo.

8.       Clique em Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente.

9.       Nesta etapa você deve informar a faixa de endereços IP que farão parte do escopo. Para informar a faixa você deve digitar o primeiro endereço da faixa e o último endereço. Também deve ser informada a máscara de sub-rede. No exemplo da Figura a seguir, estou criando um escopo de exemplo que vai de 10.10.20.10 a 10.10.20.150, com uma máscara de sub-rede 255.255.255.0. Ou seja, estou criando um escopo de 140 endereços IP para a rede 10.10.20.0.


Figura - Definindo a faixa de endereços e a máscara de sub-rede.

10.     Clique em Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente.

11.     Nesta etapa você pode criar uma faixa de exclusão. Vamos pegar o exemplo que está sendo criado. Tenho 140 endereços da rede 10.10.20.0, que são do endereço 10 ao 150. Vamos supor que dentro desta faixa, os endereços de 30 a 50 são reservados para os servidores, ou seja, são endereços configurados manualmente nos servidores que devem ter IP fixo. Portanto estes endereços não devem ser ofertados pelo escopo que está sendo criado, para que não haja um conflito de endereços IP. Para solucionar esta questão, basta criar uma faixa de esclusão, dentro do escopo, para a faixa de 10.10.20.30 a 10.10.20.50. Para criar esta faixa de exclusão, preencha os endereços conforme indicado na Figura a seguir:


Figura - Definindo uma faixa de exclusão.

12.     Digite o endereço inicial e o endereço final da faixa de exclusão, conforme exemplo da Figura anterior e clique no botão Adicionar, para criar a faixa de exclusão. Você poderá criar faixas de exclusão adicionais, simplesmente digitando o endereço inicial da faixa, o endereço final e clicando em Adicionar.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas.

Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

MAIS DETALHES | COMPRAR ESTE LIVRO


13.     Clique em Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente.

14.     Nesta etapa você informa a duração padrão para as concessões deste escopo. O padrão é um tempo de 8 dias. Na metade deste tempo, o cliente tentará renovar a concessão. Caso não seja possível, ele tentará novamente em 87,5% do tempo, quando então entrará no estado de religação, conforme já descrito na Parte 9 do Tutorial, com a Introdução ao DHCP. O tempo de 8 dias atende a maioria das situações. Se você tiver um grande número de endereços IP disponíveis, comparativamente com o número de computadores conectados, você pode aumentar este tempo. Se você tiver poucos endereços IP disponíveis, sendo que este número é apenas um pouco maior do que o número de computadores conectados, pode ser necessário diminuir este tempo, conforme comentado anteriormente. Vamos aceitar o valor padrão de oito dias, conforme indicado na Figura a seguir:


Figura - O valor padrão do tempo de concessão (lease).

15.     Clique em Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente.

16.     Nesta etapa você pode configura as opções associadas com o escopo. As opções são, por exemplo, o número IP do Default Gateway, o número IP de um ou mais servidores DNS, o número IP de um ou mais servidores WINS e assim por diante. Neste exemplo prático, vamos configurar o número IP do Default Gateway, o número IP dois servidores DNS e o número IP de um servidor WINS. Estes valores serão enviados para o cliente, junto com a concessão do endereço IP. Estes parâmteros de configuração são enviados na mensagem DHCPOffer, enviada pelo servidor DHCP para o cliente, conforme descrito anteriormente. Certifique-se de que a opção Sim, desejo configurar estas opções agora, esteja marcada e clique em Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente.

17.     Nesta etapa você deve informar o número IP de um ou mais roteadores da rede (gateways). O endereço que ficar em primeiro da lista será utilizado como Default Gateway. Para inserir o número IP de um roteador, basta digitar o número IP no campo Endereço IP e clicar em Adicionar. Para remover um endereço, basta clicar no endereço a ser removido e clicar em Remover. Você pode usar os botões Para cima e Para baixo, para alterar a posição dos endereços IP da lista. Na Figura a seguir você tem um exemplo onde foi informado o endereço IP de dois roteadores. O primeiro da lista será o default gateway e o segundo somente será utilizado se o primeiro não estiver online.


Figura - Definindo informações sobre os roteadores.

17.     Clique em Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente.

18.     Nesta etapa você pode informar o domínio DNS a ser utilizado pelos clientes e um ou mais servidores DNS para resolução de nomes. Você pode digitar o endereço IP dos servidores DNS, ou digitar o nome do servidor, no campo Nome do servidor e depois clicar no botão Resolver, para que o Windows 2000 Server tente encontrar o IP associado com o nome do servidor digitado. Preencha as informações de domínio e o endereço IP de um ou mais servidores DNS, conforme exemplo da Figura a seguir:


Figura - Definindo informações sobre os servidores DNS.

19.     Clique em Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente.

20.     Nesta etapa você informa o número IP de um ou mais servidores WINS. Insira as informações dos servidores WINS e clique em Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente.

21.     Nesta etapa você tem a opção de ativar o escopo. É importante recordar que, além de criado, o escopo tem que ser ativado, para que ele possa começar a conceder endereços IP e demais informações para os clientes DHCP da rede. Certifique-se de que a opção Sim, desejo ativar este escopo agora, esteja selecionada, conforme indicado na Figura a seguir:


Figura - Ativando o escopo que está sendo criado.

22.     Clique em Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente.

23.     Será exibida a tela final do assistente. Você pode utilizar o botão Voltar para alterar alguma opção definida nas etapas anteriores. Clique em Concluir.

24.     Pronto, o escopo foi criado e já está ativo, conforme indicado na Figura a seguir. Observe, na coluna Status que é exibido o status Ativo. Isso indica que o escopo foi ativado com sucesso. Os clientes DHCP da rede já poderão receber endereços deste escopo.


Figura - O escopo criado neste exemplo.

Conclusão

Nesta parte do tutorial você aprendeu, passo-a-passo, a criar um Escopo e a ativá-lo.

Nota: Não deixe de conferir o seguinte Best-seller, de minha autoria:

  • TCP/IP - Teoria e Prática em Redes Windows, 286 páginas, Instituto Alpha. De minha autoria, lançado em 2013. Neste livro, você encontra tudo sobre redes e TCP/IP.

 

Para mais informações, detalhes e valores, acesse: https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=RED0000071

 

Outras partes do Tutorial

Parte 1 Introdução ao TCP /IP Parte 17 ICF– Internet Connection Firewall Parte 33 DNS - Configurando Servidor somente Cache
Parte 2 Números Binários e Máscara de Sub-Rede Parte 18 Introdução ao IPSec Parte 34 DNS - Configurações do Cliente
Parte 3 Classes de Endereços Parte 19 Certificados Digitais e Segurança Parte 35 DNS - Comandos ipconfig e nslookup
Parte 4 Introdução ao Roteamento IP Parte 20 NAT – Network Address Translation Parte 36 DHCP – Instalação do DHCP no Windows 2000 Server
Parte 5 Exemplos de Roteamento Parte 21 Roteiro para Resolução de Problemas Parte 37 DHCP – Entendendo e Projetando Escopos
Parte 6 Tabelas de Roteamento Parte 22 DNS - Instalação do DNS Server Parte 38 DHCP – Entendendo e Projetando Escopos
Parte 7 Sub netting – divisão em sub-redes Parte 23 DNS - Criando Zonas no DNS Parte 39 DHCP – Configurando Opções do Escopo
Parte 8 Uma introdução ao DNS Parte 24 DNS - Tipos de Registros no DNS Parte 40 Configurando as Propriedades do Servidor DHCP
Parte 9 Introdução ao DHCP Parte 25 DNS - Criando Zonas Reversas Parte 41 Implementação e Administração do WINS – Parte 1
Parte 10 Introdução ao WINS Parte 26 DNS - Criando Registros Parte 42 Implementação e Administração do WINS – Parte 2
Parte 11 TCP , UDP e Portas de Comunicação Parte 27 DNS - Propriedades de Zona Parte 43 Implementação e Administração do WINS – Parte 3
Parte 12 Portas de Comunicação na Prática Parte 28 DNS - Segurança de Acesso Parte 44 Implementação e Administração do RRAS – Parte 4
Parte 13 Instalação e Configuração Parte 29 DNS - Forwarders Parte 45 Implementação e Administração do RRAS – Parte 5
Parte 14 Protocolos de Roteamento Dinâmico - RIP Parte 30 DNS - Round-robin Parte 46 Implementação e Administração do RRAS – Parte 6
Parte 15 Protocolos de Roteamento Dinâmico - OSPF Parte 31 DNS - Zonas secundárias Parte 47 Implementação e Administração do RRAS – Parte 7
Parte 16 Compartilhando a Conexão Internet Parte 32 DNS - Integração com o Active Directory Parte 48 Implementação e Administração do RRAS – Parte 8

CURSOS ONLINE DE REDES E TCP/IP
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI