NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
BENEFICIOS DE UMA REDE
Um dos grandes benefícios da tecnologia de rede é a capacidade de compartilhar informações e dados rapidamente e com baixo custo. Além disso, existem diversos sistemas gerenciais de grande porte, que se tornariam totalmente sem propósito, caso as redes inexistissem. Quer enviando mensagens de e-mail ou fazendo agendamento com base em rede, estas atividades são muito difundidas e utilizadas pelas grandes companhias.
Simplificar as tarefas de administração e de suporte dos computadores interligados, é uma das grandes vantagens de uma rede. O administrador da rede executa tarefas administrativas em qualquer computador que estiver na rede, de um único local, permitindo que a equipe técnica ofereça um suporte mais eficiente a uma versão de um sistema operacional ou aplicativo do que ter como controlar várias configurações e sistema específicos e individuais.
Antes do aparecimento das redes, os usuários de computadores precisavam de impressoras e outros periféricos próprios, o que gera altos custos em uma grande organização. A revolução das redes reduziu esses custos drasticamente tornando possível que vários usuários compartilhassem hardware e software simultaneamente.
FUNÇÕES DOS SERVIDORES EM UMA REDE
Servidores de banco de dados
São especializados em armazenamento de grandes massas de dados de forma centralizada a fim de disponibilizar os resultados de filtragens desses dados para as estações, evitando assim, que haja transferência desnecessária de dados. Aplicativos robustos tais como o Microsoft SQL Server são exemplos de servidores de bancos de dados.
Servidores de emails
São similares aos servidores de bancos de dados só que o serviço é dirigido somente para remessa e recepção de e-mails. Gerenciando os serviços de e-mail na rede, este servidor é a ponte entre a Internet e o cliente.
Servidores de fax
Gerenciam o tráfego de faxes de entrada e saída da rede compartilhando um ou mais modems. Isso disponibiliza o serviço de fax para qualquer pessoa da rede sem a necessidade de instalação de um aparelho de fax nas estações de todos os usuários. Isto, logicamente, é uma medida atrativa do ponto de vista econômico.
Servidores de serviço de diretório
Criam um local centralizado para armazenar informações sobre a rede, incluindo a identidade dos usuários que estão acessando a rede, assim como os recursos que estão disponíveis em seu ambiente. Assim, a segurança da rede fica centralizada, facilitando as tarefas do administrador da rede.
Servidores de arquivos e impressão
Este serviço centraliza recursos de arquivo e impressão. Se um cliente solicitar dados ao servidor de arquivos e impressão, o banco de dados ou mesmo o arquivo inteiro será baixado na estação do cliente que fez a solicitação. Este servidor pode agir como um centralizador de arquivos sendo impressos, o que descongestiona a rede e propicia um melhor desempenho da mesma.
TIPOS DE REDES
Dependendo da forma como os computadores estão interligados e como acessam as informações, as redes são identificadas de duas maneiras: ponto a ponto e cliente-servidor. Para entendermos a utilização dos dois modelos, precisamos conhecer as diferenças entre eles.
Redes tipo Ponto a ponto
As redes mais simples são chamadas de redes ponto a ponto (ou peer-to-peer, em inglês), em que não há grande segurança, sofisticação no sistema operacional ou mesmo hierarquia entre os computadores. Os próprios usuários definem quais documentos querem disponibilizar entre si, e todos os computadores têm tanto o papel de servir documentos para os demais como também o de consultar dados nos outros computadores. Com relação a segurança, a autenticação é feita localmente, pelo banco de dados da estação que contém as informações de logon do usuário. As redes ponto a ponto são indicadas para ambientes pequenos, onde não haja preocupação com a segurança e simplesmente se queira aproveitar rapidamente as vantagens de uma rede.
Redes tipo Cliente-Servidor
Quando uma rede atinge um determinado tamanho, o tipo ponto a ponto deixa de atender às necessidades da organização. Por não haver centralização de seguranca, informações e recursos, este tipo de rede se destina a redes singelas. As situações mais complexas exigem uma rede cliente-servidor. A maioria das redes têm servidores dedicados, que funcionam exclusivamente como servidores e não são usados como clientes, otimizando assim o acesso aos recursos da rede, bem como aprimorando a segurança. Este modelo de rede é o mais usado atualmente. É importante salientar que existem combinações diversas, entre tipos de redes que aumentam sua funcionalidade.
Clientes (Hosts)
São as chamados estações. São os computadores dos usuários, que tem a função de solicitar serviços e informações aos servidores de rede.
Servidores (Servers)
Estes são os computadores responsáveis pelo fornecimento de dados e e serviços aos computadores clientes. Os servidores executam diversas tarefas de alta complexidade. Nas redes de grande porte, os servidores se especializaram, a fim de poder atender à crescente demanda de necessidades dos usuários.
SISTEMAS OPERACIONAIS DE REDE
Você se lembra quando estávamos falando sobre os SO? Como você deve lembrar, um SO é a alma do computador. Sem ele, a máquina não pode realizar nada. Em uma rede, a coisa não é diferente. A rede precisa de um sistema operacional para fornecer os serviços básicos aos computadores e aos usuários. Podemos classificar estes serviços, em três classes:
» Atuar como coordenador das diversas atividades da rede tais como certificar-se de que a comunicação seja realizada no momento e da forma solicitada. Através de ferramentas específicas, um SO de rede capacita aplicativos a se comunicarem entre si, podendo trabalhar juntos e executar uma única tarefa, tal como um complexo cálculo matemático.
Um SO de rede também tem que oferecer suporte a vários provedores e agrupamentos de unidade de disco, além de ser confiável e ter uma grande capacidade de se recuperar de erros com extrema rapidez.
» Fornecer aos usuários, acesso aos recursos solicitados. Isto inclui arquivos e periféricos diversos, como impressoras e aparelhos de fax.
» Garantir a segurança da rede, no que diz respeito a integridade dos dados e dispositivos, além de verificar os acessos realizados, através de um sistema de autenticação de senhas, a fim de impedir acessos não autorizados aos diversos recursos da rede disponíveis.
Existem diferentes fabricantes de SO para rede e dependendo da origem do mesmo, o SO da estações se integra harmonicamente. Sistemas operacionais como o Microsoft Windows XP, Microsoft Windows 2000, Windows NT, Windows 95, Windows 98, Windows ME e Macintosh da Apple podem se comunicar facilmente.
Confira todos os artigos de Windows e Redes:
UNIVERSIDADE DO WINDOWS SERVER E AD |
UNIVERSIDADE PRÁTICA DO WINDOWS SERVER E DO ACTIVE DIRECTORY - Planejamento, Instalação, Configurações, Administração e Segurança no Windows Server: 2019, 2016, 2012 e 2008. |
Acesso Vitalício, Novas Aulas toda Semana, Suporte à Dúvidas e Certificado de Conclusão. |
Para Todos os Detalhes, Acesse:
https://juliobattisti.com.br/windows-server-curso-completo.asp |
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI